Bomba de efeito moral explodiu próximo a ele
Um detento teve um dedo do pé arrancado depois que uma bomba de efeito moral explodiu próximo a ele durante uma rebelião no Presídio de Itajubá. O homem está internado no Hospital Escola.
A rebelião aconteceu na noite de última quarta-feira (11), quando os presos dos pavilhões A e B começaram um tumulto. De acordo com o diretor do presídio, Tiago de Souza Ribeiro, os presos se revoltaram porque queriam ser transferidos para outra cidade. Eles queimaram colchões e cobertores nas celas e acabaram escapando para o pátio quando os agentes penitenciários abriraram as celas para apagar as chamas.
Mas de acordo com o coordenador da Defensoria Pública de Itajubá, Cícero Dias Rabelo, há uma outra versão para o fato. Segundo ele, os presos teriam se rebelado ao ver os agentes espancando um preso mais velho.
Depois que a rebelião foi contida, seis detentos foram socorridos para o hospital da cidade. Cinco deles foram liberados logo depois. As investigações que apuram o caso estão em andamento. As visitas no prédio foram proibidas para os presos dos pavilhões A e B, sem previsão de liberação. Para os presos dos pavilhões C e D, as visitas continuam normalmente.
Os 15 detentos que teriam começado o tumulto foram transferidos para os presídios de Alfenas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Varginha. O Presídio de Itajubá tem capacidade para 300 presos, mas está com 440 detentos.





















A violência cometida por alguns agentes é facilmente constatada em conversa com os detentos. Neste ano de 2011, já tivemos tentativas de suicídio e uma morte. Há relatos que a motivação para se tirar a própria vida teria sido a violência dentro do presídio em Itajubá. A tortura é prática rotineira de alguns agentes. Ainda no presídio de Itajubá, existem diversos presos de regime semi-aberto e aberto que permanecem neste local, contrariando a própria Lei e infringindo o Direito deste detentos. E o salário daqueles detentos que trabalham, o Diretor desta unidade prisional afirmou em entrevista na Rádio de Itajubá que seria em torno de R$ 700,00 – UMA GRANDE MENTIRA! Parte da Direção do Presídio de Itajubá julga estar acima da Lei, e serem donos de pessoas que estão em acerto de contas com a Sociedade.
É fácil falar dos agentes, dificil é ser um deles. Ter familia e trabalhar cercado por humilhações e ameaças crueis daqueles bandidos. A população acha um absurdo o preso ter os dedos perdidos, mas sabe o que houve para que isso ocorresse? Eram eles ou os agentes, que nada fazem para a sociedade a não ser rerguarda-las. Esses bandidos que agora vc’s tem dó, são aqueles marginais que roubam seus pertences, que vendem drogas nas portas do colegio, que não deixam seus filhos em paz. Vamos deixar eles tomarem conta do sistema prisional? Era os agentes ou eles, e eu escolho os agentes, simplemesmente porque eles nada fizeram de ruim para a sociedade, enquanto aqueles presos que estão lá, porque cometeram dos mais diversos delitos. e estão lá para serem punidos, não para fazerem graça com a cara da sociedade, e por fim quem paga aquela palhaçada toda lá é a gente, nosso dinheiro vai para aqueles vagabundos comerem, tomarem banho, viverem na mordomia, para depois eles voltarem para a rua, e roubarem, e traficarem de novo. NOJO DISSO….
É uma pena que existam agentes tão bandidos quanto aqueles que estão reclusos. O que dizer desta pequena parcela de agente que tortura e facilita a entrada de drogas e celulares? Isto está ocorrendo em Itajubá, é uma realidade!
eu sou o preso que perdeu os tres dedos do pé direito por uma bomba de efeito moral na rebeliao do presidio de itajubá mg em 2011 ocasionado por um despreparo de um agente prisional que é pago para zelar a integridade fisica dos presos pois eu fui preso inoscente e ja estou em liberdade pois provei minha inoscencia perante ao juiz .mas tenho que conviver o resto da minha vida.com essa brutalidade ,pois nao posso calçar nem mais um chinelo no pé