Brasil ainda proíbe Maconha medicinal que ganha força no mundo

O recente acordo firmado pela gigante farmacêutica Novartis com a britânica GW Pharmaceuticals para vender o Sativex, um remédio à base de maconha, em regiões como Austrália, Ásia, Oriente Médio e África reacendeu o debate sobre o uso medicinal da Cannabis sativa (nome científico da maconha).

Já aprovado no Canadá, nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, o medicamento, que serve para tratar a esclerose múltipla, pode chegar ao Brasil em breve. A lei do País não permite remédios que tenham extratos da maconha em sua composição, mas existem brechas para casos específicos.

A GW Pharmaceuticals, fabricante do Sativex, inclusive já iniciou discussões com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no fim do ano passado, para a venda do remédio no Brasil, mas até o momento não houve a liberação.

De acordo com o professor de farmacologia da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Gilberto da Nucci, a eficiência do uso de princípios da maconha no combate à dor já está comprovada, mas ainda não se sabe exatamente como ela age no cérebro.

“A Cannabis sativa é utilizada como analgésico há mais de 5 mil anos. Foram identificados canabinóides endógenos que atuam em receptores específicos no cérebro em sistemas de processamento de dor”, diz. “Os canabinóides orais, tais como tetrahidrocanabinol, canabidiol e nabilona demonstram eficácia analgésica em dor neuropática periférica ou central, artrite reumatóide e fibromialgia”, explica.

“Não é conhecido o mecanismo de ação dos canabinóides no cérebro. Foram identificados receptores para canabinóides endógenos, entretanto, não se sabe ainda a importância dos mesmos na ação da cannabis”, pondera.

Ainda assim, Da Nucci considera que há pouco risco. “Não há evidências de que o uso por período curto de tempo cause malefícios aos pacientes. Esta substância já está liberada para ensaios clínicos, assim como em vários outros países, mas não no Brasil. Vários estados americanos aprovaram leis estaduais permitindo a venda e o uso da cannabis para uma variedade de indicações terapêuticas”, diz.

Mesmo quanto ao uso terapêutico na forma de cigarro, liberado em alguns estados americanos, como a Califórnia, por exemplo, Da Nucci faz avaliação positiva. “Um estudo recente demonstrou que a inalação da cannabis três vezes ao dia, por cinco dias, reduziu a intensidade da dor e melhorou a qualidade do sono em pacientes com neuropatia periférica. A inalação da cannabis foi bem tolerada”, diz.

Para o professor, as pesquisas com maconha podem mostrar à medicina um novo campo de ação, com novas substâncias sintéticas sem os efeitos indesejáveis do THC (princípio ativo da droga), que poderiam ser úteis no tratamento de várias doenças. “São exemplo as doenças de origem cognitivas, a dor, problemas gastrointestinais e doenças neurológicas. É neste campo que se concentram, hoje, a maior parte dos cientistas que estudam os compostos canabinóides”, diz.

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Justiça, Notícias Policiais, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 Responses to Brasil ainda proíbe Maconha medicinal que ganha força no mundo

  1. Avatar de Cobrador Cobrador disse:

    o Brasil ja esta uma canabis sativa mesmo, libera essa bomba aew pra ve no que vai da.. todo mundo doidão manoo rindo a toaa maluko sooooooooooooooo…. fumando até a ultima pontaa hahahahaha

    • Avatar de George George disse:

      Quem acha que usar canabis faz com que vc fique doidão está completamente enganado!!!!Ela faz com que vc fique menos louco!Mais calmo!E ñ é rindo à toa ñ….mas ela te deixa mais feliz sim!Isso só é ruim para quem te quer insatisfeito e gastando dinheiro compulsivamente para preencher aquele vazio no peito que vc ñ sabe de onde vem!!!É….talvez o ser humano não mereça receber tal dádiva tão facilmente!!!!Mas quer saber……eu mereço!!!!!Vou fazer um agoraaaaa!!!!!Hasta!!!

  2. Avatar de Seda hahaha Seda hahaha disse:

    Libera mesmo aew qero ver como vai ser . Axo qe vai ser dahora pq ai vc vai poder fumar seu baseado susegado . Naum vai ter pm pra enxer o saco ! É nois qe ta pooow

  3. wallisson esteves itapitanga-ba.. O brasil deveria proibir o uso de bebidas alcolicas…pq dai que esta a maioria das mortes no transito,destruindo a familia e muito mais…Bob Marlei disia sempre pq beber e dirigir…se eu posso fumar e viajar … Mas meu enterrese aqui foi falar que as leis do brasil esta cansada de se auto emvergonhar…e agora quem tem a culpa da merda ta feita sao eles mesmo pelo dicuido de faita de amor e respeto por esse pais verde… é horrivel querer contradizer uma planta que sai da terra como muitas outras que nós alimenta… Ta na hora da liberdade de expressao se soltar e cada um qurer ser o que quiser isso se chama livre arbritio concedido por DEUS vc tem o direito de o que vc quiser ser… Vomos mudar esse quadro o usuario usa nao vende…somos muitos e nao vomos desistir….. NUNCA.

Deixe um comentário