Sistema que mantinha dados a respeito das multas aplicadas na cidade saiu do ar
Não bastasse toda a polêmica do caso dos radares de Pouso Alegre, cujo contrato com a empresa Consladel foi cancelado e os equipamentos não funcionam mais, agora alguns motoristas reclamam que pagaram as multas na data certa e mesmo assim, a dívida ainda consta no Detran. De acordo com a Secretaria de Trânsito de Pouso Alegre, desde que o contrato com a empresa foi oficialmente cancelado, o sistema que mantinha os dados a respeito das multas aplicadas na cidade saiu do ar. Desde então, é impossível atualizar os dados das autuações. Por isso, quem teve as multas vencidas até o dia 6 de abril e pagou, ainda não recebeu a baixa.
O secretário de Trânsito, Marcos Aurélio da Silva, diz que a Consladel terceirizava um contrato com uma empresa de tecnologia de informações de Belo Horizonte chamada GCT e agora encaminhou para o setor jurídico um pedido de contrato emergencial para que o sistema volte a funcionar. Já em relação aos mais de 10 mil motoristas que foram autuados desde a assinatura do contrato da Prefeitura de Pouso Alegre com a Consladel em 2009, o secretário diz que só a Justiça pode decidir se será feito um ressarcimento dos valores pagos.
De acordo com o presidente da OAB de Pouso Alegre, Carlos Muniz, todos os motoristas devem quitar as multas e esperar a posição do Ministério Público, que investiga o caso. De acordo com a Assessoria de Comunicação do Detran, pessoas que pagaram a multa na data certa do vencimento e continuam com o débito no sistema, podem entrar com um recurso na Junta Administrativa de Infrações do município e pedir a comprovação do pagamento.
Segundo o secretário de Trânsito do município, o contrato para o serviço emergencial do sistema de multas foi enviado para uma empresa. O acordo de 90 dias ainda vai ser analisado e assinado. Ainda de acordo com o secretário, o serviço deve estar disponível na próxima segunda-feira (25).

























