FALA CIDADÃO – E o futuro de Santa Rita?

Em uma semana nos deparamos com três mortes um tanto quanto questionáveis em Santa Rita do Sapucaí. Nós, povo, classificamos as perdas como negligência e incompetência do poder público. Já nossos governantes se justificam e afirmam que “foram situações atípicas”. Os personagens mudam, o caos não!

Não é de hoje que o sistema público de saúde de nossa cidade vem se demonstrando ineficaz e assassino. Casos como os que aconteceram na última semana acontecem com freqüência em Santa Rita, entretanto, pela dor da perda de um ente querido, os familiares não se importam em tornar a situação pública. Por outro lado, nem mesmo se quisessem teriam a oportunidade de divulgar e questionar, já que neste município a “imprensa” mantêm contratos anuais com o Executivo e Legislativo. E todos sabemos que falar mal do cliente não é ético.

De acordo com a Prefeitura, mais de quinhentos e sessenta mil reais foram gastos com o Carnaval de 2011. Em entrevista, a secretária de Cultura defende: “este foi o melhor Carnaval da história de Santa Rita do Sapucaí”. Em minha opinião foi apenas uma festa simples de Carnaval, e a declaração da secretária foi um exagero político.

Que prazer poderíamos ter sendo munícipes de uma cidade de exageros, onde tudo é nada e nada é muito. Porque nossa cidade nada mais é do que uma combinação ridícula de contradições, onde neste envolto de camuflagens, o tudo é a falta de caráter e o nada é a honestidade, ou onde o nada é a igualdade e o muito politicagem. Tais contradições são reais, e já chegaram faz tempo as raias da criminalidade, só não vêem os que não querem ver, ou sejam impotentes “analfabetos políticos”.

Queremos bons exageros! Que bom seria se nosso prefeito convocasse a impressa para divulgar a contratação de mais médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Que bom seria ver nosso hospital sendo reestruturado e equipado com alta tecnologia. Como seria bom irmos a um PSF com a certeza de que o médico estaria ali, à nossa disposição, oito horas por dia. Tudo isto seria muito bom, mas é utopia…sonho.

Na nossa cidade não se investe em saúde como se deveria investir. Mas, este não é o ponto central da questão, sabidamente complexa. O nó a ser desatado não está na quantidade de dinheiro investido. A questão não é somente de financiamento, é eminentemente política.

Nossos governantes não trabalham com o conceito de saúde preventiva, e não apostam fortemente em unidades de alta especialização (falo de clínicas cardiovasculares, de traumato-ortopedias, neurocirurgias, nefrologia, queimados, diagnósticos e tratamentos do câncer, entre outras).

Por trás dessa “crise de gestão”, existem interesses fáceis de identificar. A meu ver, o objetivo de se manter o sistema público de saúde sob eterna crise de gestão é favorecer a iniciativa privada; sejam unidades clínicas especializadas, sejam planos de saúde, sejam entidades profissionais.

A verdade é que, com a complacência do Governo, a busca pela saúde, que deveria ser um direito nosso e um dever do Estado, acaba sendo um ótimo negócio para alguns grupos poderosos.

Resumo da ópera: a Prefeitura não cumpre a legislação, não fiscaliza, não investe na construção de unidades públicas de alta complexidade nem na saúde preventiva da população, descumprindo os princípios e o processo de humanização do SUS, beneficiando ricos empresários, e alimentando o sofrimento da maioria dos cidadãos brasileiros. Dinheiro pra tudo isso tem!

Mas tudo bem, enquanto nosso amigo Prefeito e sua família fica tranqüilo resguardado pelo excelente plano de saúde da sua empresa, o povo morre à espera de um atendimento digno e eficaz.

Na administração do ex-prefeito Ronaldo Carvalho notávamos ao menos uma vontade de querer mudar e melhorar. Na atual gestão, nem isto.

Mas diz aí prefeito: investir no bem do povo pra quê né? Afinal de contas mesmo se quisesse, com sua excelente gestão, vossa excelência não seria reeleito.

Vivemos um caos. Uma questão eminentemente política.

Feliz Páscoa e saúde, muita saúde a todos!

Obrigado e um abraço do

Defensor da Ética Santa-ritense

Esta entrada foi publicada em Fala Cidadão. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

10 Responses to FALA CIDADÃO – E o futuro de Santa Rita?

  1. Avatar de JOSÉ LEANDRO JOSÉ LEANDRO disse:

    Que prazer poderíamos ter sendo munícipes de uma cidade de exageros, onde tudo é nada e nada é muito. Porque nossa cidade nada mais é do que uma combinação ridícula de contradições, onde neste envolto de camuflagens, o tudo é a falta de caráter e o nada é a honestidade, ou onde o nada é a igualdade e o muito politicagem. Tais contradições são reais, e já chegaram faz tempo as raias da criminalidade, só não vêem os que não querem ver, ou sejam impotentes “analfabetos políticos”.

    O QUE DIZER??? PALAVRAS DITAS COM A MAIS PURA VERDADE, FALOU TUDO.

    PARABÉNS.

  2. Avatar de Antônio Carlos de Oliveira Antônio Carlos de Oliveira disse:

    Não sou de comentar postagens, mas esta foi espetacular.
    Infelizmente retrata o real caos que vive a saúde publica de nossa cidade.

  3. Avatar de maria maria disse:

    certinho quem escreveu esse comentario,meu filho fez doze anos e nasceu em pouso alegre pois a maternidade daqui tava fechada por conta de uma infeçao hospitalar e a doze anos atras nao tinha uma uti neo natal aqui,.se passaram o tempo e tudo continua do mesmo jeito.nossa cidade depende de pouso alegre pra tudooooooooo;aqui se investe em eletronica so isso ne.A maioria dos empresarios acha q pagar 20 a 30 reais a mais q o salario minimo e muito.e quando tem dissidio entao e quase 2 meses de briga pra que pra dar uma gorgeta ne.santa rita ta um caos .quem manda e quem dindin. ta parecendo que estamos regredindo ,vale da eletronica kkkkkkkkkk

    • Avatar de Haroldo Haroldo disse:

      Por “coincidência”, Maria, foi justamente durante o mandato do Jefinho que a Maternidade fechou. Este fato mostra o desprezo que o Jefinho dedicava à Saude de SRS. Nunca é demais lembrar disto.

  4. Avatar de irritadissimo irritadissimo disse:

    É isso ai defensor da ética!!!muito boa sua postagem,enquanto isso o prefeito se faz de preocupado com “PAGAR CONTAS´´não sei d quem nem d onde porq na cidade não se investe nada á muito tempo,já que o povo tem q esperar desesperadoramente passar esses dois anos ainda faltam infelizmente para esses homem sair,pelo menos que esperssemos com saúde,más nem isso temos o direito porq eles nos roubam esse direito descaradamente!!! Em toda história da politica Brasileira as 1ª damas são pessoas que apoiam o prefeito no lado social,fazendo visitas as entidades carentes,ajudando na amenização do sofrimento auxiliando e levando ao conhecimento do prefeito os problemas a serem resolvidos haja visto um prefeito tem inumeros compromissos e não tem tempo pra essas questoes,agora aqui a 1ª dama tem q ajudar a administrar porq o prefeito não sabe fazer sozinho!!!todos se lembram da gestão do Ronaldo onde Dª Raquel trabalhava na assistência Social fazendo trabalhos voluntarios com familias carentes e levando propostas de melhorias ao gabinete,,,,agora vai falar de pobre,doente carente pra esses dois ai.vivem só d fantasias e sonhos,porq parecem dois adolescentes que vivem d sonhos e de persseguir quem não concordar com suas tramoias,sai d baixo quem falar que estao errados se for funcionario publico ta fora,se for concursado ta de férias e mandado pra um setor mais longe possivel como é o caso de muitos que ai estão aguardando segunda ordens…..militarismo parece que já se foi mas aqui como é vale dos incompetentes está voltando!!!

    • Avatar de Roberto Roberto disse:

      Parabéns. Falou tudo. Hoje, finalmente, nós vimos que esta história da dívida era uma deslavada mentira. Uma desculpa para não fazer nada.

  5. Avatar de alucinado por justiça alucinado por justiça disse:

    Pois é,saber que o povo caiu na lábia desse homem não dá pra acredita….sei d umas pessoas que foram cobrar la na prefeitura um direito q estava sendo violado,sabe o q aconteceu???advinhem!!!foram até processados por isso srsrsr por desacato a autoridade tentaram inverter a historia,tem outros que sao concursados mas foram trcados de lugar para não atrapalhar o bom andamento dos trabalhos srsrsrsr q trabalhos é q nao sabemos,nessa gestao tem d tuuuuuuudo até mereçe um premio o pior dos 50 anos…..

  6. Avatar de Dúvida. Dúvida. disse:

    Alucinado,você poderia dizer os nomes das pessoas processadas por desacato a autoridade? Ou é mais uma denúncia falsa?
    Se os processos existem,eles são públicos.Quais os números dos processos no TJ?
    No aguardo.

  7. Avatar de Micaela Micaela disse:

    É isto aí sr “Irritadissimo” e sr “Defensor da ética”. Até que enfim pessoas visivelmente bem intecionadas falam e com muita probidade. Estou cansada de ler opiniões pouco abalizadas e muito tendenciosas. Uns defendendo o jefinho e metendo o pau no Ronaldo e outros defendendo o Ronaldo e metendo o pau no Jefinho, sem nenhuma coerência ou bom censo. Xingam porque não gostam de A ou de B. Ás vezes até com acusações falsas e levianas. Para com isso gente!!! Sigam o exemplo deste dois cidadãos. O que o irritadíssimo disse é muita verdade a respeito do Ronaldo e sua esposa, eu aví isto muitas vezes. O sr defensor da ética tb está muito bem informado e coerente, demonstrando bastante conhecimento no assunto. Gostei muito. Apalusos !!!!!!!!

  8. Avatar de Liliane Loyola Liliane Loyola disse:

    É lamentável o descaso com a saúde de todos santarritenses mesmo.
    Aquele pronto de socorro está um caos e se a pessoa tiver uma doença mais séria, morre mesmo.
    Na terça-feira precisei de um atendimento (isso pq tenho plano de saúde) e mesmo assim fiquei esperando quase uma hora para ser atendida, passando mal, com uma dor insuportável.
    A “Dra” que estava na ocasião nem se quer relou a mão em mim e já me encaminhou para tomar soro (que demorou mais 40 min).
    Eu moro em SRS faz 6 anos e é a segunda vez que preciso de atendimento no hospital.
    Espero nunca mais precisar, pois prefiro perder 30 minutos para ir em Pouso Alegre do que ficar quase 2 hs para ser “mal atendida”…
    Depois ainda querem criticar de farmacêuticos medicar-nos… depois de terça-feira tenho certeza que farmacêuticos estão muito mais aptos a nos curarem do que médicos que nos medicam no achismo.
    Um absurdo.

Deixe um comentário