A campanha “Acenda os faróis: dê uma luz para a vida” foi lançada em todo o Brasil, no último sábado (16). Em Mato Grosso do Sul, o lançamento oficial foi ontem no quilômetro 454 da BR-163, em Campo Grande.
A PRF pede que os motoristas acendam os faróis durante o percurso de suas viagens, principalmente no feriado prolongado desta semana. A finalidade da campanha é ver e ser visto. Com os faróis acesos, mesmo durante o dia, fazem grande diferença.
Estudos comprovam que os faróis acesos durante o dia aumentam em 60% a visibilidade, fazendo com que os veículos possam ser vistos a três quilômetros de distância. A PRF lembra que a utilização dos faróis no período diurno não é obrigatória e tão pouco proibida.
Para evitar acidentes durante o feriado, quando muitas famílias pegam estradas para visitar amigos e parentes, a PRF aconselha ainda que os motoristas fiquem atentos às orientações de segurança.
O chefe do núcleo de policiamento e fiscalização da 6ª Delegacia da PRF, em Coxim, inspetor Francisco Xavier da Silva, lembra que são orientações básicas, mas que podem salvar muitas vidas. Como respeitar os limites de velocidade, evitar ultrapassagens em locais proibidos, usar cinto de segurança e assentos adequados para crianças.
“Os motorista devem se conscientizar e não dirigir sob o efeito de álcool, assim como não devem pegar a estrada cansados ou com sono”, alerta o inspetor. Xavier frisa que também é importante fazer a manutenção dos veículos, “existem muitas pessoas que insistem em trafegar com pneus em mau estado de conservação”, lembrou. Outra orientação é muita atenção, principalmente à noite e em período chuvoso.


























Olah Blogueiros.
Excelente campanha, deveriamos usar sempre.
Mas o mais triste é que nem sob neblina alguns até motoristas porfissionais usam o farol baixo ! Basta fazer o percurso Pouso Alegre – SRSapucai nestas manhãs de outono para notar vários caminhoes e as vans com apenas farolete. Será que estes motoristas nao desconfiam que só se vê o farolete apos ver o carro caso tenha neblina ? Será que eles não enchergam esta situacao nos veículos que passam por eles em sentido contrário e que o uso do farol vai torna-los visíveis mais cedo ? Ou é burrice mesmo ?