
Na foto, a responsável pelo evento, professora Eunice Gomes Siqueira que ressaltou sobre a qualidade dos trabalhos, a competência dos professores pesquisadores e o potencial dos alunos bolsistas.
Durante os dias 15 e 16 de março, o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da FAI, evento acadêmico realizado anualmente pela instituição, divulgou os resultados dos projetos de pesquisa realizados pelos alunos bolsistas no decorrer do ano de 2010.
Na edição do 5º Seminário, dezenove projetos apoiados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da FAPEMIG (PIBIC) foram apresentados pelos alunos dos cursos de Administração, Sistemas de Informação e Pedagogia. Para abrir a apresentação do Seminário, o diretor da FAI, professor José Cláudio Pereira, destacou a importância da pesquisa científica durante o período da faculdade, parabenizando os alunos que participaram do PIBIC.
A responsável pela organização do evento, professora Eunice Gomes Siqueira, ressalta que neste ano os trabalhos foram de alta qualidade e mostraram a competência dos professores pesquisadores e o grande potencial dos alunos bolsistas. Para contar sua trajetória como pesquisadora na área acadêmica, a professora doutora Joelma Pereira de Faria foi convidada para abrir o segundo dia do Seminário.
Os temas dos projetos destacaram assuntos voltados para gestão, economia, empreendedorismo, tecnologia, inovação, meio ambiente, sociedade e educação.
Pesquisando sobre a Implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em conformidade com as normas ISO 14000: um estudo de caso no Vale da Eletrônica, a aluna do curso de Administração, Kelly Aparecida de Oliveira orientada pela professora Augelani Maria Parada Franco, contou com a colaboração da empresa MCM Controles Eletrônicos de Santa Rita do Sapucaí.
Ela relata que a pesquisa foi realizada pelo fato da empresa estudada almejar a certificação ambiental, demonstrando interesse em realizar a integração aluno/instituição/empresa e ampliar o conhecimento teórico através da prática aplicada e vivenciada. “A pesquisa além de contribuir para a minha formação profissional conciliou teoria e prática como estratégia de ensinoaprendizagem, oferecendo-me uma oportunidade ímpar de participação no âmbito empresarial, onde vivenciei a implantação de um sistema de gestão ambiental”.
O aluno Guilherme de Faria Ferreira, do curso de Sistemas de Informação, sob orientação do professor Fábio Gavião, pesquisou sobre a montagem de um ambiente distribuído em B2B para o ensino de Web Service utilizando AXIS. “O projeto teve como base as pesquisas recentes nesta área, de onde foram adquiridos conhecimentos de minha parte sobre a necessidade de comunicação entre sistemas que operam em plataformas distintas”, explica Guilherme.
Também da mesma área de tecnologia da informação, outro projeto apresentado no Seminário teve como foco o estudo para migração de lógicas de negócios de software de gestão para sistemas gerenciadores de bancos, desenvolvido pelo estudante João Marco de Paula Santana, sob orientação do professor Alexandre Magalhães.
Segundo o professor, o projeto utilizou um recurso útil oferecido pelos Bancos de Dados (Stored Procedures) que deu a eles a oportunidade de seguir linhas diferentes de estudos relacionados com o tema, gerando assim novas possibilidades de trabalhos a serem publicados. “Como resultado da pesquisa de iniciação científica tivemos o trabalho apresentado em eventos e um artigo técnico que será publicado em uma revista de circulação nacional chamada SQL Magazine. Essas publicações tornam gratificantes os esforços de todos os envolvidos na pesquisa”, destaca.
Para mostrar a construção histórica da educação de jovens e adultos surdos que participaram do processo educacional a partir da década de 1980 na região do sul de Minas Gerais, a aluna do curso de Pedagogia, Débora Carvalho Borges e a professora Rosemy Mendonça Villela, trabalharam no resgate das histórias dos surdos a fim de reconstruir todo o processo educacional que vivenciaram.
A aluna diz que, de acordo com a pesquisa, ela pode descobrir que por muitos séculos a pedagogia, as políticas e muitos outros aspectos próprios do povo surdo têm sido organizados geralmente sob o ponto de vista dos ouvintes. “Muitos ignoram a cultura dos surdos e poucos sabem a respeito dela, desconhecem que essa luta já percorre há muito tempo, e com ela grandes conquistas foram alcançadas e principalmente que surdos são pessoas capazes, que podem aprender e estudar como qualquer outro”, conclui


























