Por Archimedes Marques
Em recente pesquisa sobre o presente tema notei que alguns setores da imprensa brasileira identificaram o que seria uma nova droga também proveniente da cocaína: o oxi. Tal droga seria uma espécie de crack piorado, vez que em sua composição química vários outros produtos são adicionados pelos traficantes manipuladores no intuito de aumentar o lucro financeiro do seu comércio, com o barateamento do produto que assim é sempre melhor consumido pela classe mais pobre do nosso país.
É fato científico que para se fabricar o crack, é usada a pasta base da cocaína que adicionada ao bicarbonato de sódio em proporções equivalentes, manipulados com solventes, se transformam em espécie de pedra meio tenra de cor branca caramelizada. Assim, oficialmente o crack é composto basicamente do lixo da cocaína e do bicarbonato de sódio.
Já o oxi vai mais além na sua insanidade. O seu nome de batismo deriva do verbo oxidar, vez que a borra da cocaína ao ser diluída com o ácido sulfúrico e o ácido clorídrico, misturados e manipulados com a cal virgem, querosene ou gasolina, além do próprio bicarbonato de sódio em combinação com o oxigênio, realiza a transformação química, oxidando o produto também em forma de pedra, só que mais amarelo e bem mais nocivo que o crack.
Em todos os artigos que escrevi sobre o crack sempre contestei a sua fórmula química oficial que não existe em sua composição qualquer produto inflamável. Em contra senso, observa-se perfeitamente que há na pedra do crack o cheiro inconfundível de gasolina ou querosene, ademais alguns usuários me disseram que o odor e o gosto da fumaça inalada é semelhante a pneu queimado, razão pela qual, sempre falei que a cal, o querosene ou gasolina, os ácidos sulfúrico e clorídrico e o bicarbonato de sódio, além da pasta base da cocaína, fazem parte da composição química dessa droga, entretanto agora aparece o oxicomo sendo o dono de tal fórmula diabólica.
Em assim sendo, fica a dúvida se os viciados brasileiros estariam consumindo o crack ou o oxi, o que, em absoluto não faz muita diferença. Parece no meu ver, apenas uma questão de nomenclatura. Crack ou oxi se confundem e representam a degradação humana, sofrimento e dor nas suas formas mais drásticas possíveis.
Crack e oxi também pode ser uma coisa só e a fórmula que tanto descrevi e combati veementemente pode ser a exata em detrimento à fórmula oficial do crack originada dos EUA, há mais de três décadas atrás. A não ser que o crack
dos norte-americanos seja diferente e menos perigoso que o nosso crack. A não ser que o nosso crack seja na verdade o oxi, um crack piorado, falsificado e abrasileirado como tantos outros produtos importados.
Na verdade, sendo crack ou oxi, o usuário ao fumar toda essa parafernália de produtos altamente nocivos e perigosos, aspira o vapor venenoso para dentro de seus pulmões, entrando em conseqüência na sua corrente sanguínea. Como a droga é inalada na forma de fumaça chega ao cérebro muito mais rápido do que a cocaína ou de qualquer outra droga, causando também malefícios mais abrangentes para o usuário que sempre vicia a partir do seu primeiro experimento.
O usuário do crack ou oxi pode ter convulsão e como conseqüência desse fato, pode levá-lo a uma parada respiratória, coma ou parada cardíaca e enfim, a morte. Além disso, para o debilitado e esquelético sobrevivente seu declínio físico é assolador, como infarto, dano cerebral, doença hepática e pulmonar, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), câncer de garganta e traquéia,
além da perda dos seus dentes, pois o ácido sulfúrico presente na absurda fórmula dessas drogas assim trata de furar, corroer e destruir a sua dentição.
É fácil de concluir que os problemas deixados pelo crack ou oxi em todas as áreas sociais crescem em grandes proporções e atingem em cheio o nosso povo, deixando rastros de lama, miséria, sangue e lágrimas, em destaque, para a classe mais pobre do nosso país, mais de perto, para os jovens menosavisados que se lançam nesse profundo poço de difícil retorno.
(Delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Publica pela Universidade Federal de Sergipe) archimedes-marques@bol.com.br


























Bom,infelizmente vemos que coisas ruins são bem mais faceis de serem feitas,do que coisas boas…
Triste verdade
Mães e Pais Maus.Um dia um filho perguntou ao seu pai ea sua mãe,se o vovô com a vovó,tinham sido para eles pai e mãe maus,como eles eram para eles?E eles responderam:Sim,eles foram maus para nós,sabe por que?E a mãe começou a falar:-Quando eu mentia,eles me diziam que a mentira desagrada à Deus e agradava o demônio,porque o demônio é o “pai da mentira”.Eo pai disse:Quando eu tirei um briquedo escondido do meu amiguinho e também tirei dinheiro que estava em cima da cômoda sem eles saberem,eles me corrigiram porque oque eu tinha feito era muito feio e perigoso,porque lancei mão naquilo que não me pertencia e que isso era roubar,me puseram de castigo,além de fazerem passar uma vergonha de devolver o briquedo do meu amiguinho,e que por isso as cadeias estavam cheias de presos.E me perguntaram se eu queria ser um ladrão? E eu respondí que não, é claro!E a mãe continuou:- quando eu não queria ir à missa aos domingos,eles me diziam:Você vai sim,porque como é que você quer que Deus venha na nossa casa,se você não quer ir na casa dele?-Quando eu queria sair de casa com 13 anos,eles me diziam:Ainda não esta na hora,tudo tem o seu tempo,você ainda é muito criança.E o pai completou:Quando eu já tinha 18 anos,eles queriam saber e conhecer os meus amigos que eu batia papo e que iria sair de casa.E muitas vezes me diziam:Afasta-se desses moleques,porque não são boa coisa,não boa companhia para você.”Olhe quem tu és e veja com quem andas”.E o mais interessante é que eles estavam certos.E também tinha hora marcada para voltar para casa.Eles me diziam para não aceitar cigarros,drogas,bebidas alcoólicas e muitas outras coisas,mesmo que me chamassem de bobo se eu não aceitasse.Então,a mãe também falou:E também queriam saber o lugar onde iríamos e muitas vezes não dixavam.Eles falavam comigo sobre sexo,com um pouco de vergonha,mas falavam.Falavam sobre o perigo das doenças,da gravides na hora errada,da prostituição e ensinavam o respeito que deveríamos ter com o nosso corpo.Quantas vezes fiquei com raiva deles quando me diziam “não”.eles não me batiam,mas me colocavam de castigo,privavam-me de coisas que eu tanto gostava,quando eu desobedecia ou respondia para eles.Quantas vezes me lembro de minha mãe em pé na porta do meu quarto olhando eu arrumar a bagunça do meu quarto,porque ela dizia que eu tinha que ser organizada e limpa.E tinha hora para tudo,principalmente o estudo.E o pai rindo disse:E quando eu não queria comer, eles sempre diziam:Tem que comer tudo,para ficar forte e bonito.Feijão tem ferro e etc…falavam das vitaminas que tinha em tudo.Como eu achava isso chato todos os dias a mesma coisa.E ambos completaram:Por causa de seus avós serem maus para nós,aconteceu que nunca nos envolvemos com drogas,com polícias,vandalismo,prostituição,más companhias,roubos,violações de privacidade e propriedades alheias, nunca falamos palavras vãs,palavrões,tudo isso por culpa deles,por serem maus pais.(Autor desconhecido)