QUE FANTASMAS ASSOMBRAM OS JOVENS?

A sociedade de hoje, devido a uma mudança evidente de valores éticos e morais em termos negativos, tem propiciado à juventude um período oportuno para as delinquências e/ou comportamentos decorrentes de hábitos considerados de risco, para a complementação plena e saudável ao desenvolvimento biopsicossocial ideal.

A realidade comprometedora de um desenvolvimento saudável toma adolescência pelas mãos e interrompe o processo que por si só é uma fase difícil de ser superada e promove, juntamente com outros fatores internos do indivíduo, situações de risco que podem levá-lo a um comportamento autodestrutivo.

É um período em que o jovem,  expressa sua angústia,  sua neurose, contesta a opressão social, revelando um comportamento conflituoso de busca de afirmação pessoal que muitas vezes esconde sua fragilidade.

O suicídio é mais preocupante se praticado por aqueles que mal começam a viver e constitui um problema muito importante de saúde pública. E, seria oportuno perguntar  sem constrangimentos:

QUE FANTASMAS ASSOMBRAM OS JOVENS?

QUAIS OS SOFRIMENTOS QUE ATINGEM TÃO INEXORAVELMENTE O SER HUMANO NESSA FASE DA VIDA, QUE SE SUPÕE REPLETA DE SONHOS, PLANOS, ESPERANÇAS E ALEGRIAS?

SERÁ QUE A SOCIEDADE, ALÉM DE FICAR PERPLEXA, ESTÁ SE MOBILIZANDO PARA ENFRENTAR E BUSCAR SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA QUE É POTENCIALMENTE DE SUA RESPONSABILIDADE?

Deixo aqui o pensamento em palavras de Rubem Alves a respeito do tema:

“É fácil envolver com uma mortalha de palavras belas o corpo dos que foram atingidos pela morte vinda de fora. Mas, que palavras usar como mortalha para o corpo onde a morte cresceu por dentro, como uma última palavra?”

Texto de Marisa A. de Figueiredo Seda Rezende – Psicóloga que estuda e se coloca há muito tempo nessa luta

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Cidade, Geral, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 Responses to QUE FANTASMAS ASSOMBRAM OS JOVENS?

  1. Avatar de juliana Beraldo juliana Beraldo disse:

    Quando aconteceu o terceiro fato , pensei se nós cidadãos santarritenses e pais juntamente com a igreja e outros não poderíamos além de rezar pelas famílias tomar atitudes como tomei em casa com minhas filhas explicando e as fazendo pesquizar sobre tal atitude, que a vida não é banal, que as dificuldades nos fazem viver e valorizar cada dia e nos acharmos mais fortes pois as superamos, se não houvessem os problemas para resolvermos, que chatisse seria, se não houvessem pessoas e situações a quem devessemos dizer não, desprezarmos que valor teria viver, tudo seria sim, tudo seria fácil? Estou preocupada com esta situação e como Madre tereza dizia “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”

    Madre Teresa de Calcuta

  2. Avatar de josé leandro romero josé leandro romero disse:

    Quase todas as pessoas, sejam jovens ou idosas, experimentam sentimentos temporários de tristeza em algum momento de suas vidas.

    Estes sentimentos fazem parte da vida e tendem a desaparecer sem tratamento. Isso não é Depressão.Quando falamos de “Depressão”, estamos falando de uma doença com sintomas específicos, com duração e gravidade suficiente para comprometer seriamente a capacidade de uma pessoa levar uma vida normal.

    Não devemos, nem por brincadeira, julgar as pessoas deprimidas como se elas estivessem ficando loucas, nem tampouco devemos achar que há motivos para o deprimido se envergonhar.
    A Depressão é uma doença como tantas outras da medicina, sem motivos para vergonha e com real necessidade de tratamento, assim como a medicina faz com a asma, gastrite, hipertensão, etc.
    A Depressão afeta pessoas de todas as idades, de todas as nacionalidades, em todas as fases da vida. Estima-se que cerca de 5% da população mundial sofra de Depressão (incidência) e que cerca de 10% a 25% das pessoas possam apresentar um episódio depressivo em algum momento de sua vida (prevalência).
    Entre aqueles que já sofreram um Episódio Depressivo, há maior probabilidade de terem mais outros episódios depressivos ao longo de suas vidas, embora esta probabilidade varie muito de pessoa para pessoa.
    Em Psychiatry On-Line Brasil tem um artigo interessante de autoria de Enio A. M. Resmini sobre Suicídio na Adolescência. Veja um trecho:

    “A adolescência é uma etapa de conflitos e contradições para a maioria das pessoas. O jovem entra no mundo adulto através de profundas alterações no seu corpo, deixa para trás a infância e é lançado num mundo desconhecido de novas relações com os pais, com o grupo de iguais e forte angústia, confusão e sentir que ninguém o entende, que está só e que é incapaz de decidir corretamente seu futuro. Isto ocorre, principalmente, se este jovem estiver inserido em um grupo familiar que também está em crise por separação dos pais, violência doméstica, alcoolismo de um dos pais, doença física ou morte.

    Estando completamente sem apoio no meio familiar, pode buscar desesperadamente o apoio de um grupo de iguais, o qual, pode ser constituído de jovens problemáticos ou francamente delinqüentes. Sem o suporte da família e entre amigos que são fonte insuficiente de apoio, encontramos o ambiente favorável para o desenvolvimento da depressão do adolescente

    • Avatar de Rita Costa Rita Costa disse:

      José Leandro, gostei do seu comentário, todos como sociedade deviamos nos preocupar com este tema. É mto. serio.
      Obrigada.

  3. Avatar de Rita Ceres Rita Ceres disse:

    Marisa, sábias palavras!
    Realmente a fase da adolescencia e o princípio da vida adulta gera muitos conflitos e muita angústia, qual caminho seguir???
    Mas muitas vezes nessa fase o problema já se agravou.
    Ele se inicia dentro dos lares e depois no convívio com outros, escola, igreja e vida social.
    Acho que os jovens de Santa Rita estão muito esquecidos.
    Não falando de baladas noturnas, bebedeiras, mas sim de atividades sociais tanto realizados pela prefeitura, igrejas, escolas. Temos uma cidade com riquíssima infraestrutura, com ginásios maravilhosos, faculdades ótimas(que podem apoiar eventos).
    Há pouco tempo tínhamos mais eventos. Mesmo quem não participava, assistia, a cidade se movimentava.
    Não se vê mais: grupo de jovens, Feirão folclórico, Calouríadas, grupo de teatro, aquele carnaval de Santa Rita que as famílias, crianças e jovens participavam, se alegravam.
    Os adolescentes precisam de ocupação, engajamento em atividades esportivas, projetos sociais, festas culturais, caridade.
    Isso quem vem acontecendo, não é problema só dos pais, da família. “Vamos rezar e nossa vida continua”. Não!!!! Isso é problema social!!!!
    É uma desocupação total. E todos já ouviram: “Cabeça desocupada, oficina…”
    E filhos o dia inteiro dentro de casa, desocupados ou saindo pela rua sem nenhum objetivo, esquenta a cabeça de qualquer pai e mãe.
    Os jovens estão precisando de “enlevo”. Como numa sala de aula, se vc deixar seus alunos desocupados, imagine o que vão fazer???

  4. Avatar de Edson Telles Edson Telles disse:

    Amais de 10 anos que contribuo , mensalmentecom a Fazenda da Esperança, tornei seu embaixador e luto e luto por ela. Eu e Amélia passamos 3 dias lá, convivendo e ouvindo as histórias e os depoimentos. Na época havia em recuperação 3 padres, 1 medico,1 aluno de veterinária, 1 membro da falange vermelha, 1 jagunço, que disse ser matador de um homão no nordeste e já ter despachado varias pessoas, a mando dele, 1 menina de São Paulo que já fora presa por roubo e prostituição, 1 senhora que ser abandonada pelo marido co a filha menor, partiu para o acool, lartgando filha, lare emprego, 1 rapaz que comeou a se drogar aqui em Santa Rita do Grupo Sanico Telles. No ano passado esse rapaz veio me visitar, recuperado, trabalhando e propagando e ajudando a fazenda. Nesses 10 anos venho tentando criar uma fazenda em Santa Rita, todos acham a ídeia ótima, mas não passam disso. Um prefeito, logo que foi eleito, prometeu-me comprar e dooar uma fazenda para obra, nas 3 vezes que marcou ir até Guaratingueta conhecer a fazenda, no dia dwesistiu, desculpando-se: gastei o dinheiro com carnaval, gastei placas distribuidas com frazes pela cidade, gastei no 7 de setembro, tudo mais improtante que tentar recuperar seres humanos. No final foi saido e só deixou dividas e decepção. O atual vice-prefeito gostou da ídeia mas que a prefeitura só dividas a pagar. Na época que comecei a lutar por isso existiam 20 fazendas, nenhuma em Mias Gerais, hoje já são 75 espalhadas por todo o mundo. O papa visitou e abençoou a das Pedrinhas, e propaga sua criação, varios governadores, senadorwes, deputados e prefeitos abrem fazenda.s por todo o Brasil. Vamos unir-nos e lutar por essa ídia, Santa Rita tem fama de rica e empreendedora. Como doí tal situação http://www.fazenda.org.br tel.12 3128 8905

Deixe um comentário