Mais um ano já começou e NINGUÉM mais falou no nosso Plano Diretor Participativo – PDP.
O que está faltando para a sua aprovação?
De acordo com comentários feitos pelo meu amigo e membro do Grupo Gestor do PDP de Santa Rita, João Paulo de Oliveira (JP), as propostas dos setores de educação, saúde, segurança publica e assistência social foram aceitas por maioria.
Não foi aceita a proposta “fechada” dos loteadores desfigurando totalmente o macrozoneamento com base técnica original e inserindo um macrozoneamento baseado em ” achismos” e comprometido com loteadores e do representante de uma construtora, grande interessada em construir em nossa cidade, mesmo que a beira do rio Sapucaí, áreas alagáveis e APPs, desde que lhes rendam lucros;
Ocultaram a molecagem que fizeram com o Professor Dupas da UNIFEI que o levou à desistência;
Se contradizeram quando afirmaram que “o grupo não proporia outro plano diretor, mas proporiam a adequação da proposta existente”.


























Prezado Giácomo e leitores do blog, serei, como se diz, “CURTO E GROSSO”…
Se quizermos ser cumplices e deixar nossa cidade sem planejamento urbano e, aceitarmos passivamente, como boiada, viver numa cidade primária, lavemos nosssa mãos. Entretanto, se quizermos que nossa cidade tenha alguma chance de ser, pelo menos habitável, pressionemos a Câmara Municipal pela aprovação imediata do Plano Diretor.
Peço encarecidamente que não procuremos culpados pela lentidão do processo e foquemos resultados… vamos pressionar nossos representantes.
abs
jP
Caro amigo e companheiro de lutas JP
É exatamente isso que teremos que fazer, que cada morador (eleitor) de nossa Santa Rita do Sapucaí, procure o SEU vereador, (pois felizmente ou INFELIZMENTE votamos em algum deles) e COBREMOS a aprovação de nosso plano diretor.
Hoje mesmo irei procurar meu representante na Câmara e cobrar dele.
Ainda bem que existe o seu blog para fomentar esses assuntos..
abs
JP
É… situação complicada essa…
Depender dos vereadores pode não ser algo muito fácil…..
Sr. Giácomo,
O parabenizo por buscar este assunto tão importante. Uma demonstração de cidadania e preocupação com a nossa cidade.
O sr. João Paulo foi extremamente preciso ao pontuar a importância e a urgência que o momento pede.
Me permita apenas uma crítica aos vereadores que divulgam a plenos pulmões que não houve participação popular. Se não houve, foi porque eles não participaram e nos abandonaram neste momento tão importante de nossa Santa Rita.
Além de pressionar os nossos vereadores, sem esquecer que o único que participou de forma ativa e corajosa foi o vereador Professor Magno, podemos também pressionar o presidente da Casa Legislativa, pois é ele o responsável por colocar em pauta tal votação.
O Plano Diretor é essencial para um crescimento ordenado e que conduza os santarritenses para uma qualidade de vida, coibindo abusos e protegendo nosso já sofrido meio ambiente.
Como citado pelo sr. Armando Lemes em sua coluna, além de questionar o Plano Diretor, foi extremamente sagaz ao exigir dos poderes Legislativo e Executivo uma união para trabalhar em prol da comunidade e deixar de lado vaidades e interesses pessoais.
Façamos nossa parte. Ou melhor, vamos continuar fazendo a nossa parte.
Atenciosamente,
Azambuja
azambuja.srs@terra.com.br
O blog não só fomenta assuntos importantes, também semeia a discordia. Falando sério vocês são: OS CARAS! Naturalmente que a cidade sem esse blog não teria a menor graça, tão pouco teria assunto.
Que tal convidarmos os vereadores para uma reunião aberta onde poderiam explicar aos cidadãos a situação do PDP?
É estranho como a casa do legislativo é aberta e ao mesmo tempo fechada ao cidadão. Existe uma pequena platéia, infantilizada, que não pode fazer perguntas e tampouco se expressar. Para obter direito à palavra existem rigorosas regras que, uma vez obedecidas, correm o risco de resultar em cenas, como algumas que já presenciei, onde enquanto o cidadão faz seu pronunciamento na tribuna, os vereadores se entretem com o garçom distribuindo água mineral, ignorando solenemente aquele que lhes dirige a palavra.
Até que enfim uma discussão madura, mas aposto que vai dar ” menos ibope” que o cão morto…hahahahaha.
Sr João Paulo, ou Takehara, será que num dava para começar um abaixo assinado e mandar para ” orgãos superiores” , tipo ministério público? Li o comentário do Sr Azambuja que explica o plano diretor e ele disse que é pode ser considerado crime de improbidade administrativa desde 2006? É isso mesmo? O que se pode fazer além de reclamar com o vereador que a gente elegeu?Alíás, o meu perdeu…hhahaha
Durante a última audiência pública recebemos a informação de que existe um dispositivo muito interessante que bloqueia alvarás de certas obras e loteamentos até que seja votado o projeto de lei (o PDP é um projeto de lei até ser votado e aprovado pela câmara). Se a prefeitura usasse este recurso haveria a maior pressa do legislativo e dos loteadores, imobiliários e construtores em sua aprovação.
Infelizmente, pelo que soube, a prefeitura considerou muito trabalhosa e arriscada a adoção de tal medida e, com isso, o efeito é exatamente o que não queremos, o PDP fica congelado, a exploração come solta e o executivo fica livre de punições e responsabilidades pois já cumpriu sua parte no encaminhamento do projeto de lei. Tudo perfeito!
Se eu fosse o Boris diria: -“Isto é uma VERGONHA!”
parabens a voces do blog, a cidade esta melhorando muito com suas noticias, esta deixando a genete leitor mais, podemos mostra, falar, nao estamos mais calado.
Tirando o professor João Paulo Sampaio, essa Câmara é uma vergonha absoluta! Mas, foi muito bom pq muitos deles, tenho certeza que irão pendurar a chuteira na próxima eleição. E tomara que o vereador que eu votei, bata novamente na porta da minha casa, alegando que sua juventude irá trazer um novo fôlego e idéias inovadoras para a cidade, que minha resposta será que nova, só a cara de pau que ele adquiriu após as eleições.
Nunca pensei que me arrependeria tanto de meus votos, os 2 foram jogados no lixo!
Espero ser mais atento para não ser feito de palhaço novamente em 2012. E pensando bem, falta muito pouco.
QUE VENHA LOGO 2012!!!
“Companheiros e companheiras”: (perdão pelo plágio):
“Não só corremos o risco de uma terceira versão do Plano Diretor, como uma quarta, e outra e outras… O papel aceita tudo… Não perceberam ainda que “cada um pensa em si próprio????”. Como dizia meu muito amado pai : “Você vai crescer e ver que no mundo a lei dominante é essa: Primeiro eu, depois os meus e, se sobrar, para os seus”…. Não perceberam, ainda, “o jogo de interesses”, “as negociatas”, ” a “politicagem” (não política, que é, sobretudo, a arte de bem governar) , a existência de pessoas “caras-de-pau” ou “de duas caras”, o “nepotismo”, os “trenzinhos da alegria”, “os que fingem que fazem”, os(as) que querem subir a qualquer preço”, nem que tenham que “vender, dar ou negociar a própria alma”, numa avidez sórdida de poder, “os cabides de empregos”, “os mandos e desmandos” e “as marias (e josés) que vão com os outros” que existem à nossa volta”??? Ora gente, quanta inocência!!! A realidade é bem outra….. Além do mais, os que hoje parecem bonzinhos, amanhã, quando eleitos, nos virarão a cara (quando procurados) e/ou se transformarão também em nossos “algozes”, pois o que hoje fazem (se fazem) é puramente para irem galgando ou degraus da plataforma da possível (e sonhada) vitória, quando concorrerem, vislumbrando puramente a satisfação de seus interesses pessoais de ascensão política. Se eu estiver errado, que me provem o contrário……, não através de “bate-bocas” e blá…blá…blá…, mas através de ” atos e atitudes concretas, provadas e comprovadas”….