Na manhã de hoje aconteceu um grave acidente na cidade de Santa Rita do Sapucaí envolvendo uma família.
Foi na rua 23 no Bairro Pedro Sancho Vilela, pertencente ao conjunto de bairros conhecidos pelos santarritenses como Nova Cidade, por volta das 11h00 uma casa situada no número 225 veio a desabar soterrando e matando um homem e ferindo uma mulher e 4 crianças, sendo 3 meninas e 1 menino.
O Sr José Maria da Silva de 38 anos veio a falecer no local devido aos ferimentos e sua esposa L.C. de 39 anos e seus filhos D.C.A.S de 12 anos, D.A.S de 10 anos, P.D.S.S. de 12 anos e P.C.S. de 13 anos
Segundo a Perícia Técnica da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros da cidade de Pouso alegre, o acidente se deu devido a problemas estruturais da residência que fora construida sem colunas.
A mãe L.C. entrou em estado de choque ficando as crianças assistidas pelo Conselho Tutelar.
No local compareceram as Policias Civil e Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil e Secretaria de Obras da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí.
Abaixo você acompanha o vídeo feito no local do acidente e entrevista com o SGT Renato do Corpo de Bombeiros.


























Tá atrasado. no site da rádio já tem a matéria.
como isso aconteceu manta noticia
Você esqueceu de falar que o pessoal da Secretaira de Obras (Prefeitura) também está no local!!!!!!
Quantas pessoas vieram a óbito?
Quantas pessoas haviam na casa?????
nossa que situação, espero que não tenha vitima
Alguém se feriu?
Dê mais notícias, por favor.
meus pesames a familia
gostaria que colocasse a foto dele pra gente ver quem é a pessoa
muito obrigado
ola e muito triste oque aconteceu com essa pessoa sao pessoas muitos carentes mais uma coisa nos garantimos do bairro pedro sancho vilela eque vamos ajudar no que for presiço e so uma vergonha ao prefeiito ao invs de ir la dar assistencia a familia nem la apareceuuuuuuuuuu fazer oiuq e nemm nao pensa no pessoal de la mesmooooo vamos os unir e ajudar eessa familiaaaaaaaaaaa
Estava demorando!!!! o que o prefeito poderia fazer naquele momento? segundo o blog ,no local compareceram as Policias Civil e Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil e Secretaria de Obras da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí e ainda o Corpo de Bombeiros.
e a ambulancia do pronto socorro?
Corujão
A ambulância do Pronto Atendimento segundo informações do PAM estava em Pouson Alegre levando um paciente e a OUTRA QUEBRADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
realmente estava demorando, depois que aconteceu, a secretaria de obras esteve no local, deveria estar fiscalizando e ajundando quando este cidadão estava construindo. E não ir lá somento após o ocorrido.
Marina vc protegendo nosso prefeito o Don Ruan não perdoa né, então ele podia dar uma assistencia sim na hora para a familia que estava desesperada, ou agora que blog independente esta fazendo uma campanha para a familia que além de perder o chefe da casa perdeu muito mais e nem se propos em ajudar,, e vez de vc ficar protegendo quem não merece faz alguma coisa util pra ajudar OK.
Gostaria de saber, como podemos ajudar esta familia. Será montada uma base p. receber ajuda?
CMD DA GM podemos ajudar essa familia deixando alimentos e o que mais a familia precisar na GUARDA MUNICIPAL
SE PODER E SO RESPONDER
Vale Independente, existe algo objetivo que possamos fazer? É nossa gente e precisamos nos unir para ajudar.
só Deus pra proteger este povo trabalhador, que trabalha 04 meses por ano so pra pagar impostos é uma vergonha que nosso prefeito nem no local esteve para auxiliar, ajudar é impossivel acreditar nesta tragédia sera que santa rita não tem defesa civil para antecipar os fatos, ou ficam apenas olhando pro ceu olhando a agua cair ou na beira do rio olhando as margens agora vem me dizer que é fatalidade espera que pessoas morram para que as atitudes sejem tomadas, Sr Prefeito espero que leia este comentario arrependo-me de ter votado em sua pessoa nos temos culpa também por eleger uma pessoa incapaz como o Sr.
Cada imbecil que aparece aqui!!! De que adianta o prefeito ir acompanhar os fatos?? Iria resolver algo??? Me poupem!!!
O que estou percebendo é um bando de demagogos .Se o cara fosse la naquela hora iriam dizer ” olha lá êle está querendo promoção” me poupem vá!
” Se correr o bicho pega se ficar o bicho come”Qualquer decisão tomada vai ser considerada errada mesmo…Esta parecendo época de Natal ( crianças pobres recebem presentes e passam fome o resto do ano) ,os” bemfeitores” só se compadecem quando a tragédia tem repercursão. Ha problemas graves de moradia em Santa Rita ha muitos anos e só depois dessa tragédia é que tem essa mobilização toda. A ajuda tem que vir sempre. Eu ja faço a minha parte mas, não fico alarmando!
Uma tragedia dessa nao pode se repetir essa semana fiquei sabendo q tem uma casa no pedro sancho condenada e os moradores nao sairao alguma altoridade tem que tomar providência e rapido!!!
Srs, o momento é de muita dor para esta familia com a perda da casa e principalmente pela perda daquele que diariamente trabalhava para o sustento da família. Estive no local onde aconteceu esta tragédia e pude ver com que simplicidade tudo foi construido e imagino o sacrifício que esta família fez para ter o seu canto, ficar livre do aluguel e poder dar uma vida mais digna a família. Penso que com a união de todos os leitores deste blog, contando com a participação efetiva dos senhores moderadores deste blog possamos iniciar uma campanha solidária e reconstruirmos este lar. Giacomo, não o conheço pessoalmente, mas conto com sua parceria para lançarmos a nível local o projeto de reconstrução desta casa. Vamos nos empenhar, vamos deixar diferenças de lado, vamos ser solidários e tenho certeza que em regime de mutirão reegueremos esta casa. Vamos juntos nesta. vamos mostrar a nossa solidariedade.
Muito triste o acontecido que deus ampare os que ficarão desta familia,que deus os abençoe.
Boa Noite Carlos e Giacomo
Estou Disponivel em ajudar na reconstrução deste lar.
Contato Sense Eletrônica.
grato
Luchesco
Giacomo, tem como colocar foto deles ?
Boa noite a todos,
Primeiramente gostaria de deixar meus votos de pêsames à família.
A dor da perda de um ente querido sob circunstâncias normais já é deveras dolorosa. Mas quando vem de um fato que aparentemente poderia ter sido evitado, parece sem fim. Uma cicatriz difícil de ser fechada.
Que a família encontre forças, paz e um desejo incessante de sair vitoriosa dessa situação angustiante. Que Deus possa conceder a eles a tranquilidade e amparo para que vençam mais esse desafio.
Não me sinto confortável em discutir assuntos de revelia para nosso município neste momento triste, mas, o momento pode ter uma infelicidade oportuna para avaliarmos as consequências dessa tragédia anunciada.
Não é o momento para simplesmente apontarmos culpados, mas entender como a política interfere diretamente nas nossas vidas. E como a soma de políticas pobres e nefastas, furtaram desta família o convívio de uma pessoa no auge da vida.
Pela reportagem e avaliação técnica realizada, a residência foi construída sem as vigas de sustentação. E pelo que avaliaram, outras residências se encontram na mesma condição, potencializando o aumento destas tragédias e o desespero no coração dos moradores.
Ouvi relatos de pessoas que disseram que quem construiu a casa seria o único responsável, pois saberia do risco que estava correndo.
De imediato discordei. Pois, além de ser de uma extrema insensibilidade, não é uma verdade. Quem construiu pode ter uma parcela de culpa, seja ela por falta de condições financeiras ou por ignorar do assunto, mas é o menor dos culpados, se assim pudermos classificá-lo.
Para entender esta tragédia anunciada, vamos retornar alguns anos com a simples distribuição de lotes com cunho eleitoreiro, sem oferecer o mínimo de condições salubres e de infra-estruturas básicas para as famílias.
Soma-se a isto o fato de Santa Rita não possuir um código de obras e nem leis para fiscalizar construções como esta. Onde engenheiros poderiam dar o aval para liberar as construções. Coisas que o Plano Diretor poderia ajudar.
Soma-se também a falta de políticas habitacionais sólidas e verdadeiras, onde poderiam-se oferecer linhas de créditos compatíveis com as condições financeiras a estes proprietários. E estes poderiam com estas condições ter engenheiros responsáveis pela obra, onde garantiriam a segurança da tão sonhada morada.
Ao retirar estas condições e realizar uma doação irresponsável, os novos proprietários se encontravam com um pedaço de terra, distante do centro, com parcas condições financeiras e com poucas alternativas para levantar o desejado teto para chamar de lar. E sem nenhuma infra-estrutura.
Enquanto isso, o convênio realizado com a COHAB teve que ser cancelado, pois o terreno doado para a construção das casas populares já havia sido indevidamente doado, através de cartas de intenção juridicamente inválidas. Cartas estas distribuídas no início do pleito eleitoral de 2004 como moeda de troca, para 800 famílias.
Estas casas da COHAB iriam possuir aquecimento solar e toda a infra-estrutura necessária para os moradores, como saneamento básico, iluminação, calçamento das ruas e outras benfeitorias.
Lembrando ainda que os vereadores foram contra o convênio, pois alguns fizeram parte da distribuição indiscriminada dos lotes. Tanto é que, procuraram o Ministério Público para impedir a concretização do convênio.
O absurdo é tão grande, que estes lotes distribuídos, além de não possuírem delimitação pelos mapas da prefeitura e nem averbação em cartório (oficialmente ainda é um grande terreno da prefeitura), não poderão ser legalizados. O prefeito que o fizer, será cassado por improbidade administrativa, pois a lei de responsabilidade fiscal, o impede.
Desta forma, a artimanha da intenção de doação foi a saída para evitar problemas jurídicos.
Conclusão, quem recebeu estas cartas, está impossibilitado legalmente de usar os terrenos, pois uma intenção de doação não tem valor legal. Pessoas simples que foram usadas para atender interesses de alguns.
Não consigo encontrar outra denominação para este ato que não seja estelionato, pois “vendeu-se” o sonho do terreno que não pode ser doado. Se houvesse a intenção real e legal de doar, porque não foi efetivamente doado e loteado com infra-estrutura adequada antes do pleito?
Outro exemplo semelhante está tirando o sono de moradores do bairro Por-do-sol, que “compraram” terrenos próximos à rodovia. Sendo agora ameaçados de despejo pelo DNIT, o verdadeiro proprietário. Imaginem uma tragédia automobilística de maiores proporções. De quem será a culpa?
Conheço uma resposta, da ausência de um plano diretor que normatiza estas questões.
A política deve ser tratada com seriedade. Esta politicagem barata de nossa cidade está cobrando o seu preço. E muito caro. Para esta família, impagável, pois o material se reconstrói, mas o ente amado, se foi.
Atenciosamente,
Azambuja.
azambuja.srs@terra.com.br
Azambuja, com o sempre PERFEITO seu comentário!!
OLHA ISSO O QUE ACONTECEU NÃO FOI POR CAUSA DA ESTRUTURA DA CASA, MAS SIM PELA INCOMPETÊNCIA DA PREFEITURA QUE PASSOU O ROLO COMPRESSOR QUE PASSOU NA RUA 23 E 22 OS IMPACTOS SENTIAM ATÉ NA RUA 24, E A CAUSA DO DESABAMENTO FOI ISSO.
Prefeito, POR QUE PASSOU O ROLO COMPRESSOR SENDO QUE VOCÊ NÃO FEZ NADA?
Amigo, o momento agora não é procurar culpado ou culpados e sim RECONSTRUIR a casa e a vida dessa viúva e orfãos!!
Buscar culpado não trará o chefe de família de volta e nem dará um novo teto a els!!
Um abraço
realmente não irá trazer a vitima de volta , mas irá apontar o culpado para que a justiça seja feita.
Dear Kingsdom,
Agora é culpa do prefeito. Me poupe!
olha pessoal a situação agoara não é de ficar tentando achar culpado e nem de lançar culpa em alguém, pois qualquer cidadão por mais leigo que pareça ser sabe muito bem que tais problemas se arrastam por muitos anos em nossa cidade, nõa é culpa do atual prefeito, nem do que saiu a algum tempo de nossa prefeitura, embora pelo fatoo ocorrido o atul prefeito deveria ser um pouco mais generoso com a familia que sofreu esta terrivel tragédia, mas como compareceu suas equipes de guardas, secretaria de obras e a defesa civil que ela não apoia e nem investe, ele por si já compareceu no local, além do mais o que que ele iria fazer lá no local, falar que a prefeitura deve uma divida e por isso não investiu na defesa civil, e que não tem efetivo da guarda municipal e que não pode liberar o cordenador da defesa civil que é um G.M para fazer avaliação dos locais de risco na cidade, para relatar mentiras que ele fique quieto em seu gabinete, e até admiro o cidadão estar preocupado com as aparições do sr prefeito em público, sendo que o mesmo não tem sido bem recebido em diversos locais do municipio, pois sabemos que toda vez que ele tenta explicar um fato tem sempre uma divida de gestores anteriores por trás do atual gestor, e se é para falar em divida que ele fique bem longe, pois estamos precisando de soluções e não de reclamações. e por se falar do desastre e na possibilidade de novos acidentes hoje podemor notar que em nossa cidade principalmente na area em que foram doados diversos terrenos há muitas construções na mesma situação residencias que não tem estruturas, e como nossa região chove muito estas casas não tem condições de permanecer muito tempo, então cair uma casa não será novidade, lamentamos muito pelo ocorrido mas quando foram doados esse terrenos a gestão deveria ter fiscalizado as construções para evitarmos esses problemas, como deixaram fazer as construções sem estruturas agora tá dificil de concertar esses problemas, e já que é para apontar culpados por que que não culpamos qem permitiu essas construções sem estruturas…….
Procurar culpados não e o problemas maior msm Giácomo, mais se ngm coloca a boca no trombone e fala do prefeito e elle perceber o problema que algumas casas do bairro passam , mais casas virão a desabar, tendo com isso mais vitimas , e acho que ngm aqui quer isso ne ?
obrigado :D
Penso que não é hora de discutirmos responsabilidades ou busca por culpados pelo ocorrido. Quando ocorre um acidente, ele é resultante de uma cadeia de eventos negativos que vem se acumulando ao longo do tempo (creio que se discutirmos esse acidente, talvez retrocedamos no tempo há vinte anos ou mais). é o efeito dominó, a última pedra caiu, mas qual a causa da primeira pedra ser derrubada? Creio que isso possa gerar uma discussão muito ampla. Devemos sim criar mecanismos para que tragédias como esta não se repitam em nossa cidade. Revisar códigos de obras? Implantar projetos de casas populares sem custo para pessoas carentes (sei de muitas prefeituras que fornecem projetos residenciais?), sem custo, para familias carentes que constroem em áreas doadas pelas prefeituras. Isso, amigos, são apenas idéias para se implantar, mas agora o momento é de reconstrução, pensar nesta família que perdeu sua casa. Vamos enganjar nesta luta e vamos reconstruir. Depois, sim, vamos atrás de posturas concretas, avaliando causas e partirmos para implantação de medidas de prevenção.
Estas ambulãncias,estão constantemente quebradas,tem que trocar os mecanicos ou os motoristas.
Giacomo parabens pela sua coerencia,temos q ajudar a resolver a situação deles,eu ja os conheço a bom tempo,e tdo que pudermos fazer iremos msmo,uma coisa eu posso t dizer se essa tragédia tivesse acontecido na hora da chuva teriam morrido tds prq o acesso é impossivel,estivemos no local para ver se tinha algo a ser recuperado e não conseguimos chegar.é um descaso ignorar a existencia de seres humanos naquele local,so com helicóptero para chegar,ou descer sentado e escorregando pelo barro.As autoridades podiam passar lá agora d carro para ver o que acnteceu,e verá o q acontecerá naquele barro,so se for d trator Q situ~ção caótica,alôooooo se vcs nunca passaram por aquele bairro por favor de 1 passadinha….
Não custumo concordar com o Sr. Giácomo, mas desta vez ele acertou.
Também parabenizo o Sr. Azambuja que mais uma vez foi ponderado e esclarecedor. Todo mundo deveria ler o tópico todo com atenção para entender a situação e não ficar só apontando culpados como disse o Sr. Giácomo. Comentários sérios deveriam ser mais valorizados, o problema é que tem gente que entra aqui só para ” meter o pau” sem conhecimento de causa, na base do achismo! Todo mundo agora entende de leis e fiscalização… Por que então não vai se informar sobre as leis que são votadas e as que são engavetadas na câmara municipal? Ou vai pesquisar porque nenhum prefeito anterior se interessou em fazer leis decentes para Santa Rita? Quantos anos tem a cidade? Mais de 100, não é ? Pois é , TERRA de NINGUÉM , ou melhor, TERRA de poucos com interesses pessoais ( olha só para o seu próprio umbigo). Também faço a mesma pergunta do Sr. Azambuja. Cadê o plano diretor? Por que foi engavetado na Câmara? Quem tem interesse e quem NÃO tem interesse nele? Pode ter certeza que gente GRANDE deve sair perdendo e gente PEQUENA vai ficar mais uma vez a margem e ser prejudicada , como aconteceu com esta família. Precisamos de políticos mais sérios!
Indignada
Clarissa.
A culpa é dos dirigentes, se ele não tem competencia para administrar é só pedir para sair, a responsabilidade de fiscalizar é da prefeitura, se você não sabe, a secretaria de obras tem esta função, ou os secretários são apenas para receber o pagamento no final do mês sem fazer nada.
A culpa é mto deles, mas não só deles. Quando há polítcos incompetentes, temos meios de os tirá-los e se não for possível, ao menos, não reelege-los. A culpa de haver políticos ruins tb é nossa…
Tem que fiscalizar sim , mas cadê a legislação para proibir a obra? Cada uma faz do jeito que quer aqui porque nenhum prefeito teve peito e quis fazer leis específicas para isso! Sabe por que? Porque é IMPOPULAR proibir! Legal é DAR! E por que as pessoas não vão até a secretria para tirar o ” habite-se”
( Na cidade de São Paulo o documento conhecido como HABITE-SE e oficialmente denominado AUTO DE CONCLUSÃO, é um documento emitido pela prefeitura a pedito do Responsável Técnico ou do Proprietário de uma determinada obra, e atesta que a construção está construída conforme o Projeto que foi apresentado e aprovado pela Prefeitura.- Google)
Aqui não precisa? Novamente recaímos nos questionamentos do Sr Azambuja. Esse terreno onde está a casa é legalizado? Apresentaram algum projeto para a secretaria aprovar ou não?
Tem leis proibindo construções ilegais? Como que o cidadão vai solicitar a legalização de uma obra em terreno que sequer tem documento legal?
A discussão é muito mais profunda do que simplesmente apontar culpados. Na minha opinião , somos todos nós que não sabemos votar, não sabemos cobrar e não conhecemos nossas leis!
Gostaria de saber como são as leis de construção em Santa Rita, ninguém questionou isso até agora. Alguém poderia me responder?
Peço desculpa a todos , porém, todos estejam certos, mas, no momento não vamos criticar ninguém, vamos amenizar a dor da viúva e de teus filhos. Levantando uma campanha para ajudar, em mantimentos, materiais escolar, móveis, e principalmente materias de construções,etc. Infelizmente não temos o poder de trazer o seu esposo de volta, mas podemos amenizar no momento um pouco a falta dele. Depois de conquistar todos esses itens, depois paramos para ver realmente de quem é o PROBLEMA.
Agradeço a colaboração e a compreenção de todos os amigos. Fiquem com DEUS !!
De seu amigo: Rogério ( Guilinho da sartasa).
gente por favor ne. nos temos q nos unir pra ajuda essa familia nao ficar procurando culpado.apesar de q o prefeito nao faz diferença nenhuma, ele tando ou nao da no msm.
REALMENTE E UMA TRAGEDIA MESMO.
MAIS COMO SEMPRE AK NÃO TEM DEFESA CIVIL PRA VER UMA COISA DESSAS.CADE O NOSSO PREFEITO,QUE NÃO TOMA ESSAS PROFIDENCIA DE BOTAR AK EM SANTA RITA UMA DEFESA CICIL E UM CORPO DE BOMBEIRO.
TUDO TEM QUE VIR DE POUSO ALEGRE E SEMPRE ASSIM NUNCA VAI MUDAR.QUANTO A FAMILIA MEUS PESAMES E QUE DEUS DE PRA ELES O CONFORTO QUE ADA VAI TRAZER MAIS O PAI NEM O MARIDO DE VOLTA ….
OBRIGADA
Pelo amor de Deus!!!! não fale bobagem: sabe aqueles hominhos de coletes azuis com um símbolo laranja escrito DEFESA CIVIL? e que estão circulando pela cidade?então: caso a senhora não saiba,eles são daquí de Santa Rita. Qto ao Corpo de Bombeiros ,a localização do Batalhão depende do n° de habitantes do município e é uma determinação estadual,ou seja não basta a vontade do prefeito e o desejo da população.Procure se informar antes de ocupar o tempo do pessoal do blog com comentários sem fundamento