No Vale da Eletrônica, Santa Rita do Sapucaí, a coleta de lixo é feita desta maneira:
Os funcionário além de não usar nenhum tipo de equipamentos de segurança, ainda juntam o lixo em montes, fazendo uma pilha de lixo nas calçadas.
Fora o uso de um caminhão basculante na coleta de lixo, que mais joga lixo nas ruas do que transporta.
Outro alerta, alguns coletores de lixo ficam “dependurados” em cima do lixo coletado, outros ficam sentados em cima do tanque de combustível do caminhão, com ele em movimento.
E segundo informações de alguns moradores do Bairro Pedreira, eles permancem assim, mesmo com o caminhão transitando na BR 459, rumo ao “LIXÃO”, cadê as autoridades??
Outo fato é que não usam lona no caminhão, com isso sacos de lixo caem pela rodovia a fora, podendo ocasionar acidentes na BR 459.
Cadê o secretário de obras?
Cadê a secretária de RH??
Cadê o diretor de limpeza urbana??
Cadê o prefeito?
Cadê os vereadores?
Cadê “aquele” vereador que “gosta” de fiscalizar carros??
Cadê o Ministério Público?





























Realmente uma vergonha !!!!!!!!!
Até parece que nosso prefeito/vereadores não sabem o que significa EPI / EPC !!!
LAMENTAVEL !
nos prefeito deve estar muito ocupado com suas festinha particular ???? por isto que nao ve isto
Giacomo, esta na hora de resgartarmos o PGIRSU, que esta “na geladeira”.
Nossa cidade foi uma das primeiras a elaborar o PGIRSU…
Voce sabe pq tambem participou ativamente conosco como gestor. Finalizamos o trabalho em 2007, coletando dados da infraestrutura existente, qualificamos e quantificamos o nosso lixo e apresentamos o diagnóstico em audiencia publica na escola “Luiz Pinto”.
No ano passado (janeiro/2009), portanto 2 anos após finalizarmos o nosso trabalho junto ao CETEC, o governo do estado divulgou a LEI 18031/2009 que “Dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos”.
Amigos, a lei estabeleceu o prazo de 5 anos (janeiro de 2014) a partir da sua publicação, para os municipios elaborarem o PGIRSU, percebem que essa etapa já foi concluida em 2007?
Algumas ações estão propostas e existem prazos para se concluir, tais como (ler na integra na pagina http://www.mncr.org.br/box_2/instrumentos-juridicos/legislacao-em-minas-gerais/lei-18031-2009-politica-estadual-de-residuos-mg):
“- Implementação dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRSU), assim como sua fiscalização e seu aperfeiçoamento, e o controle dos serviços de
manejo integrado dos resíduos sólidos. Elaborarão o PGIRSU:
I – os Municípios e os gerenciadores;
II – os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, prestadores de serviços e as demais fontes geradoras previstas em regulamento.”
Na lei consta que:
“Cabe aos Municípios, na elaboração de suas políticas de resíduos sólidos:
I – determinar, de acordo com as normas vigentes e de modo a garantir a proteção da saúde, as formas de acondicionamento, transporte, armazenamento, e tratamento dos resíduos sólidos especiais, bem como da disposição final ambientalmente adequada de seus rejeitos;
II – criar, instalar e manter, no âmbito de sua competência, centros de coleta adequados para o recolhimento e o armazenamento dos resíduos sólidos especiais, até que se dê a disposição final ambientalmente adequada de seus rejeitos, bem como determinar que os geradores particulares adotem providências de igual natureza;
III – promover, em conjunto com os geradores de resíduos sólidos especiais, estudos e pesquisas destinados a desenvolver processos com vistas à redução de resíduos e oferecer alternativas sustentáveis para o seu tratamento e a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.”
Com relação às penalidades:
“A ação ou a omissão das pessoas físicas ou jurídicas que caracterizem inobservância dos preceitos desta Lei e de seus regulamentos sujeitam os infratores às seguintes penalidades administrativas, sem prejuízo das sanções civis e penais cabíveis:
I – advertência;
II – multa simples;
III – multa diária;
IV – apreensão de animais, produtos, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veículos de qualquer natureza utilizados na infração;
V – suspensão parcial ou total de atividade;
VI – restritiva de direitos;
VII – embargo de obra ou atividade;
VIII – demolição de obra.
§ 1º – A multa, de até R$50.000.000,00 (cinqüenta milhões de reais), será corrigida periodicamente, com base nos índices estabelecidos na legislação pertinente.
§ 2º – O regulamento desta Lei estabelecerá a pauta tipificada das infrações.”
E tem mais:
“O Poder Executivo enviará à Assembléia, no prazo de cento e vinte dias contados da data de publicação desta Lei, projeto de lei dispondo sobre o Fundo Estadual de Resíduos Sólidos.” A lei é de 12 de janeiro de 2009… façam as contas!
“O Estado, ……………… atuará com vistas a estruturar linhas de financiamento para atender prioritariamente as iniciativas de:
I – prevenção ou redução da geração, reutilização, reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos no processo industrial produtivo;
II – desenvolvimento de pesquisas e produtos que atendam aos princípios de preservação e conservação ambiental;
III – apoio aos Municípios para a elaboração e a implantação dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a que se refere a Lei que dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos;
IV – apoio às organizações produtivas de catadores de materiais recicláveis para implantação de infra-estrutura física e aquisição de equipamentos;
V – aplicação de tecnologias adequadas ao manejo integrado de resíduos sólidos, incluindo os resíduos sólidos domiciliares;
VI – aproveitamento energético de resíduos sólidos orgânicos de origem urbana e rural;
VII – aproveitamento dos resíduos sólidos rurais orgânicos provenientes da pecuária intensiva;
VIII – implantação e manutenção de sistemas municipais de limpeza urbana que busquem a sustentabilidade por meio de taxas ou tarifas;
IX – implantação e manutenção de sistemas regionais de destinação final de resíduos sólidos urbanos.”
Será que isso tudo é uma utopia?
Será que o nosso PGIRSU, a exemplo do nosso excelente, mas rejeitado Plano Diretor, também ficará para as “Calendas gregas”?
Será que Santa Rita do Sapucaí continuará sendo essa “Cidade primária”? onde teimamos em habitar?
Peço mais uma vez a voce Giácomo, que conduza essa discução visando apenas e “tão somente” a busca de soluções e incentivar ao cidadão da nossa cidade a participar de maneira objetiva…
Giácomo, como moderador desse blog, “pelo amor de Deus! não permita que se postem palavras soltas, pejorativas, vazias de conteudo ou ataques a esse ou aquele personagem dessa tragédia.
gde abraço a todos
João Paulo
O problema todo é que leis não tem valor em Santa Rita.
Falta educação em seguir as leis. Uma forma de educar é fiscalizar e punir nos rigores da lei. Mas como fazer isso se as leis não tem valor?
É igual a história do que veio primeiro: o ovo ou a galinha?
T R A G É D I A ! Essa é a palavra.
( Ver Aurélio)4 Fig. Acontecimento catastrófico, funesto; DESGRAÇA.
e uma vergonha alem d nao der luvas botas etc
o salario e um lixo !!!!!!!
Bem lembrado Angélica.
A nossa elegante secretária municipal de recursos humanos é oriunda de uma extinta empresa, onde as normas de segurança eram rígidas e cumpridas uma a uma.
Será que a ida dela pro cargo público deu aminésia ou acomodou-se mesmo???
A nossa secretária de RH num tá nem aí, o negócio dela é colocar plaquinhas na portaria da prefeitura de “ISSO 9000 e num sei quanto”, “5 S” e sei lá mais o que.
É bom lembra-la e lembrar também o sr.prefeito e o resto do funcionalismo publico, que o buraco é mais em baixo, eles tem patrões SIM.
Se eles não sabem, tem que ser comunicados, “NÓS” somos seus patrões. “NÓS” pagamos seus altos salários. Eles tem que dar satisfações para o povo “SIM”.
O sr. prefeito tem que atender a população “SIM”, não tem essa que :
-” Desculpe, mas o prefeito não vai poder te atender”.
-” Desculpe, mas a advogada da prefeitura não vai poder te atender”.
Não vai poder atender o ……………., tem que atender SIM, nunca ví funcionário não atender patrão.
FUNCIONÁRIO QUE NÃO ATENDE PATRÃO TEM QUE SER DEMITIDO.
QUE PREPOTÊNCIA É ESSA?
Tá pensando que é assim ??? Prefeitura não é empresa particular não, que o dono atende quem quer.
OS DONOS DA PREFEITURA SÃO OS CONTRIBUINTES.
P O R T A N T O…………… OS PATRÕES É O POVO.
Tá claro ou quer que desenhe ?????????????????/
isso mesmo, sem contar a arrôgancia daquele povo p/ atender as pessoas lá, fazem pouco caso do povo mais carente que lá vai, não esquecam que o povo paga voçês…BEM LEMBRADO DEMORO..
estamos regredindo no tempo vamos voutar na epoca de deichar olixo dentro de latas etambores.
é o que eu sempre tenho falado aqui, O VALE DA VERGONHA, os novos caminhões de lixo só estão nas aréas nobres da cidade, cadê a ficlizacão do setor?? as condições de trabalho destes homens esta totalmente fora dos padrões de trabalho, cadê o ministerio do trabalho também?? QUE VERGONHA PARA NÓS, as pessoas que aqui vem a trabalho ou a negócios saem daqui rindo de nossa cidade sem acreditar nas condições desta cidade, lamentável isso, CADÊ VCS ALTORIDADES???
A coleta é uma vergonha. Os donos dos lixos pior ainda> Não pensam no coletor. Este que se dane. Colocam o lixo e as vergonhas para fora da sua área de visão e se livra do desconforto. O resto que se f…. Quem vai coletar, para onde vai? As conseqüências… Isso também faz parte do conserto dessa irresponsabilidade. Ô povinho, o secretaria de meio ambiente, ô raça humana!
Exatamente Magnopirol, as pessoas pensam que sua responsabilidade pelo lixo se encerra ao colocá-lo do lado de fora de sua casa, mero engano, pois ai sim inicia o “mal” ao meio ambiente.
abraços
Giácomo para Prefeito !
uahuha
certo, e lembrando que algumas cidades quem coloca o lixo antes do horario e punido com multas,quem sabe poderia ser feito isso aqui em sta rta !!!
Não se esqueçam da responsabilidade da polícia também.
Se for constatado que há alguma infração (e pelo que parece há), então que se aplique a multa e as medidas cabíveis. Que eu saiba as leis de trânsito são para todos.
Então coloque ai na lista também Giácomo, CADÊ A POLÍCIA?
Bom,quanto a prefeitura o que eu posso dizer e [sem comentarios].
A situaçao dos coletores de lixo e lastimavel,sem nenhum equipamento de segurança nem mesmo uma luva, podendo ser contaminados ,afinal lixo e lixo,tem de tudo ate lixo hospitalar,mais isto para a prefeitura nao e nada, nao `[´e eles ] quem mexe com a sujeira da cidade,aonde esta o pessoal do meio ambiente,tambem o pessoal da saude publica,qualquer pessoa que faça algo para ajudar estes coletores de lixo e tambem nossa cidade.
Engraçado que nas gestoes passadas aconteciam os mesmo problemas… onde estaria o RH da prefeitura naquele tempo, o Secretario de Obras, Infra???
Erros por erros nao se justificam, mas antes nao falavam nao é??
SEMPRE ASSIM, ENTRA PREFEITO E SAI PREFEITO, TUDO FICA CADA VEZ PIOR, NÃO TEM ESSADE ANTERIOR E ATUAL, TERIAM QUE USAR SIM OS EPIS SIM, SE TIVESSE UMA FISCALIZAÇÃO CORRETA ISSO NÃO ESTARIA ASSIM, CADÊ A SEGURANÇA DO TRABALHO DESTES COITADOS CATADORES??
Caro Giácomo,
Uma vez quando postei as fotos no Orkut mostrando a situação da coleta de lixo em Santa Rita você me respondeu que os EPI eram disponibilizados mas os funcionários da coleta não gostavam de usar. Até foi argumentado na época que quem não quisesse usar deveria ser advertido e até mesmo demitido caso se recusassem a usar (no caso de um acidente a prefeitura seria responsabilizada).
Isso já tem uns 4 anos e vejo que a situação não mudou, apenas a administração.
O que mudou é que quem antes defendia, agora cobra.
abraço
Dedo Duro
Caro amigo Dedo Duro
Naquela época tinham os EPIs, porém agora segundo os próprios catadores, não lhes oferecem nada, apenas cobram serviço deles.
Antes tinha e não queria usar. Agora falam que não tem e por isso não usam.
Na hora em que tiver e eles não usarem vai ficar feio, não acha? E se forem demitidos por não usarem, de que lado ficará a opinião?
Acho incrível as pessoas viverem de passado, a questão aqui são as condições de trabalho, se fosse assim nenhum empresa iria investir em segurança, pois antes não se fazia nada, o fato é que sempre tentam inverter a situação. As condições de trabalho são precárias, os funcionários além de não ter os EPIs recomendados usam vestimentas inadequadas, porém o fato só vai chamar a atenção quando tivermos uma ocorrência mais grave. Não adianta apenas fornecer os EPIs, é necessário treinar, orientar e exigir o seu uso, além de uma seleção adequada dos EPIs, os mesmos não podem ser comprados por pessoas leigas, pois podem fazer efeito contrário. Se cada vez que uma notícia for postada e os comentários se voltarem para gestões passadas de nada adiantará a divulgação, talvez seja interessante refletir sobre o assunto, sugerir melhorias e ajudar no que for possível.
Esses dias presenciei um funcionário da prefeitura coletando o lixo, no momento deixaram uma lâmpada para ser descartada, vindo a quebrar no momento em que o funcionário a pegava, por isso a importância de educar as pessoas também, principalmente no descarte de lixos perigosos.
ae vejo q apos esta denuncia ja teve resultados hj vi os funcionarios da coleta seletiva com uniformes luvas e colete refletor isso msm vamos continuar denunciando as irregularidades da nossa ciadade assim vamos melhora-la!
meu comentario nao tem nada a ver com coleta de lixo, apesar de eu achar um absurdo a maneira como é realizada!
Eu sinceramente não entendi porque não podemos mais comentar na noticia: ” Mais uma estudante é agredida após festa em república ”. Deve ser porque as pessoas não estão concordando com as atitudes da menor e resolveram criticar. Ela passou de vítima para menina mimada, e com razão! A garota colocou até foto no orkut, querem prova maior de infantilidade? Será que ela quer que as pessoas sintam dó dela ou raiva da ju
Segundo comentário de pessoas mal informadas ou mentirosas, a ju brigou com a tefy por homem, mas o motivo não foi esse! A menor, que estava bebendo (eu vi), chamava juliana de trouxa.
Sem querer ou por querer, a intençao da Ju nunca seria de deixar a menina daquele jeito.
Aqui vão dois recados…
Giácomo, eu tenho quase certeza que você não vai aceitar esse comentário, mas seria interessante porque ele sim contem informações verdadeiras! E eu queria pedir a você que reativasse os comentários do post sobre o acidente da Stephanie.
Menina relaxa você vai ficar bem e sem cicatrizes, afinal foram só alguns reladinhos!
Ai ai, isso aqui tá parecendo a praça depois da missa. O lugarzim de comadre meldels!
giácomo ” a elegante secretária” foi demais! Adoguei!
Pintar faixa de pedestre na avenida e ate bonitinho…………………………………………………. Mas o problema maior e ver idosos,crianças,gestantes,deficientes e outros tentando chegar do outro lado da rua e tendo que esperar a boa vontade de um motorista para deichalo atravessar. Onde esta os semafaros de ultima geração que ensinavam ate a contar????? Sera que algum ´´dono de sucata“ ja comprou?????????????????????
É frustrante acessar o bolg e ver comentários totalmente ignorantes sobre assuntos que não conhecem ou não dominam. Permitam, também na minha ignorância, a quem puder responder: Comenta-se sobre as más condições de trabalho dos coletores de lixo, porém não comentam que faz dez meses que a Prefeitura vem implando programas de qualidade e de segurança em todas as secretarias. Não comentam, talvez porque não conhecem o que é administração pública que prazos legais (até longos) são obrigados a serem cumpridos, talvez seja um dos motivos pelo qual os coletores não estavam usando equipamentos de proteção (digo usando porque os mesmos recebram uniformes, calçados de segurança, luvas, e coletes refletivos). Ao contrário de uma empresa privada que você pede um material de manhã e a tarde ele já foi entregue, para quem não sabe, os orgão públicos (prefeituras) tem que passar por um longo processo de aquisição através de licitação (já imaginaram comprar sem licitação o quanto vai ferver este blog com acusações….????). Sei que hoje, encontra-se em fase final de entrega uniformes para todos os funcionários da prefeitura e grande parte já passaram por treinamentos de segurança e já utilizam os equipamentos de segurança. Como veem alguns comentários são infundados, feitos por pessoas que não conhecem a realidade, inclusive por pessoas que utilizam dos serviços prestados pela prefeitura (ex. creche….e tem gente que reclama…..). Pergunto: nas gestões anteriores, havia ruas com acúmulo de agua? havia ruas com buracos? A coleta de lixo, como era realizada? Havia faixas pintadas demarcando o trânsito? O prefeito tinha 100% de popularidade? Quais as obras e os ensinamentos que nos deixaram? Chamavam a televisão para mostrar ruas enxarcadas? É isso, gostaria de ver como era nossa cidade nas gestões anteriores a qual creio era governada como cidade de primeiro mundo.
Cade o mentiroso logo após o periodo eleitoral vem a chuva e cade a DC????
Ao contrário do que comentaram acima, as empresas tbém passam por processos burocráticos para aquisição de equipamentos, uma coisa não justifica a outra, interessante manter um número mínimo no estoque, almoxarifado acredito que todas as instituições possuem certo?? Não podemos elogiar ou comentar o que não temos conhecimento, se ações (programas) foram realizados e não foram divulgados, infelizmente não temos bola de cristal para saber. Muitas melhorias foram feitas sim, não sou a favor de ninguém, até msm pq nem aqui voto, devemos fazer críticas construtivas e também elogios quando forem necessários. Uma coisa muito boa que foi feita é a área próxima a ETE, onde foi instalado um parquinho, antes uma área pouco usada, ou melhor dizendo, mal usada, hoje passamos por lá e podemos ver as crianças se divertindo, um excelente trabalho. Constantemente vejo as ruas interditadas (parcialmente) e muitos reclamam que as ruas estão sem condições, porém não enxergam que para se arrumar algumas veses é necessário causar um certo transtorno, queremos mudanças mas não queremos “transtornos”.
Dentro do possível, foram fornecidos os EPIs, parabéns, agora é manter esse trabalho e lembrar que segurança é um trabalho de conscientização, o que deve acontecer diariamente, orientar sempre.
Abraços
Primeiramente, parabenizo a todos vc que tem coragem de mostrar a realidade e acho mais do que certo, porque tem muitas coisas errada, lixo mal coletado, buracos na ruas, calçamento feitos onde não precisa e quanto outro estão em péssimas condições, ruas cheia de barros, isto e mais, inclusível nos bairros mais distantes do centro. Ah!! faça uma visitinha nos bairros, principalmente no Anchieta com as chuva do momento, veja a rua próximo ao centro empresarial.
Prefeito e vereadores, em são candidatos, vc não tem dia e nem horário para vir pedir votos, porque após eleitos vocês não passam em cada bairro para saber dos modadores as realidade do dia a dia, quanto as suas administração?