Boletins de Ocorrência registrados digitalmente

Polícia Militar começa a colocar em prática o Reds

Treinamentos visam à qualificação de policiais para a elaboração dos Registros de Eventos de Defesa Social

A 18ª Companhia Independente da Polícia Militar de Alfenas iniciou na semana passada o treinamento digital dos policiais militares para colocar em prática o projeto do Reds (Registro de Eventos de Defesa Social).

O treinamento visa à qualificação de policiais militares ao “mundo digital” para a elaboração dos Registros de Eventos de Defesa Social, com a utilização dos bancos de dados integrados dando, inclusive, condições para conhecimento das técnicas sobre a configuração do ambiente e dos equipamentos para acesso ao Reds, que já é realidade na capital do Estado.

O Reds é uma inovação. Assim, o Boletim de Ocorrência que era redigido manualmente passa a ser digitalizado. Esta iniciativa é do governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior.

O serviço permite que as ocorrências registradas por policiais militares, civis e do corpo de bombeiros sejam armazenadas de forma unificada e que cheguem ao conhecimento das autoridades policiais, Ministério Público e Judiciário no momento em que forem inseridas no sistema.
O Comandante da PM de Alfenas, Major Daniel Paulino explica que, em pouco tempo, o militar que estiver registrando a ocorrência – caso haja um terminal naquela área – já terá todos os dados pessoais e situação detalhada daquela pessoa quase que simultaneamente. A primeira instituição a entrar para a era digital foi o Corpo de Bombeiros, seguido pela Polícia Militar e, a partir de julho de 2011, segundo informações, o projeto se estenderá para a Polícia Civil.

A intenção, segundo o comandante, é instalar alguns computadores em determinados locais com o apoio de algumas instituições como, por exemplo, na Guarda Municipal e na Polícia Civil. A ideia é estender ainda a outros pontos de apoio como, por exemplo, em postos de gasolina e em outros estabelecimentos comerciais e empresariais. Assim, além de estarem auxiliando o trabalho policial, estes locais passam a contar com a presença – por mais vezes – da Polícia Militar, uma vez que o militar se deslocará para estes terminais a fim de registrar uma ocorrência de urgência.

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Geral, Notícias Policiais, Noticias de Minas Gerais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário