Na quinta-feira (21), em Santa Rita do Sapucaí, ocorreu um incêndio em uma residência na Rua Padre Vitor, 785 no Bairro Maristela.Tudo começou com uma variação de energia muito grande em todo o prédio, aonde os estabilizadores faziam barulhos tentando estabilizá-la o que em muitos casos tinveram que desligá-los, e por várias vêzes os computadores desligavam sozinhos.
O morador checou todos os possíveis pontos críticos (disjuntores, interruptores, fontes chaveadas, filtros de linha), e nenhum sinal de sobreaquecimento, cheiro de algo queimado, mas os transtornos continuavam.
No dia 21/10/10 por volta das 18h15 os estabilizadores começaram a emitir sons estranhos, sinalizando que algo estava errado, os moradores desligaram-nos imediatamente, e logo após começou um cheiro de queimado, constatou-se que vinha do andar superior, ao abrir a porta , o Fábio e Waldeci depararam com uma fumaça preta e muito intensa saindo da sala de TV, já em chamas bem altas.
Caso venha ocorrer em suas casas, comunique imediatamente a CEMIG através do nº 116, e fiquem atentos em todos equipamentos eletricos/eletrônicos, e também nos fios da rede elétrica INTERNA E EXTERNA, pois o problema pode estar lá.
No caso da residência de nosso amigo Fábio, estava na ligação externa, entre o poste e a chegada do padrão, onde houve o rompimento do NEUTRO.
Como se tratava de um incêndio em equipamentos eletrõnicos, Fábio procurou colocar em uso os conhecimentos adquiridos no Centro de Treinamento da EMBRAER (Empresa Brasileira de Aviação) conforme abaixo:
CUIDADOS ESSENCIAIS QUANDO DEPARARMOS UM INCÊNDIO EM EQUIPAMENTOS ELETRICOS/ELETRÔNICOS EM CASA:
1) PRIMEIRAMENTE PROVIDÊNICA: DESLIGAR O PADRÃO, ou SEJA, TODOS OS DISJUNTORES;
2) USAR EXTINTOR tipo “Dióxido de Carbono” preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, igual ao usados nos automóvies;
3) ABRIR TODAS AS JANELAS/PORTAS PARA SAÍDA DA FUMAÇA, EVITANDO ASSIM INTOXICAÇÃO;
4) NUNCA JOGAR AGUA, POIS A CORRENTE PODE PASSAR ATRAVÉS DA AGUA E MATÁ-LO.
Por Fábio Duarte

























