Chefe do Cartório Eleitoral fala das Eleições 2010 em Santa Rita

O Vale Independente entrevistou Aline Cássia da Silva, chefe do Cartório Eleitoral de Santa Rita do Sapucaí nesta última quarta-feira.

O Cartório de Santa Rita é responsável pelos 27.371 eleitores da cidade em suas 80 seções e pelos 3.917 da cidade de Bela Vista em suas 13 seções.

Quando questionada se já houve alguma ocorrência eleitoral grave em Santa Rita do Sapucaí, Aline ressalta que nunca houve, apenas algumas ocorrências comuns igual ocorre em outras cidades. “Normalmente as pessoas quando vêem a força policial e já se dispersam e não continuam quando percebem que está tendo fiscalização. Nós temos oficiais de justiça que podem fazer um alto de constatação que pode virar um processo, por isso as pessoas quando vêem que é algo sério já param.”

Aline informa que na última eleição o cartório não registrou nenhuma ocorrência de problemas com as urnas eletrônicas, tendo a última eleição ocorrida 100% eletrônica. Caso esse ano alguma urna apresente defeito, as tradicionais urnas de lona já estão lacradas e preparadas.

Questionada a respeito da movimentação no cartório no dia da eleição, Aline comenta que para eles o dia é extremamente agitado, iniciando-se as 5h30 da manhã para garantir a saída das urnas e dos presidentes de mesa da cidade de Bela Vista. Os técnicos ficam a postos para que caso ocorra alguma ocorrência com alguma urna possa ser realizadas as devidas contingencias necessárias.  “O cartório é movimentado o dia inteiro, pessoas que vão fazer justificativas, pessoas que perdem documento ou que não estão com o título de eleitor em mãos”. Aline ainda ressalta as mudanças na Rua do Cartório, a Barão do Rio Branco, a partir das 15 horas os ônibus seguirão pela Praça Santa Rita e passarão pela Avenida Beira Rio e sairão diretamente na Avenida Delfim Moreira.

Os presidentes de mesa devem retirar as urnas no cartório no sábado das 12 às 18 horas. Caso o presidente não vá buscar a urna, o cartório “sobe” algum componente da mesa para o lugar do até então presidente.

Aline espera que até as 20h30 a apuração dos votos de Santa Rita e Bela Vista já estejam todos apurados. Isso, considerando o cálculo feito pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral – de que cada eleitor deve gastar em média 1 min. 34 segundos para votar em todos os 6 cargos.

Aline ainda explica o que é e como funciona a votação paralela, “Ela é um tipo de verificação com a finalidade de mostrar que a urna eletrônica é inviolável, é feito um sorteio pelo TRE – Tribunal Regional Eleitoral – de duas seções da Capital do Estado e de duas Seções do Interior. Sendo a zona sorteada, ela é informada no sábado às 9h da manhã, a urna sorteada é deslocada de helicóptero para Belo Horizonte onde a votação é “forçada” seguindo em paralelo com a votação da seção sorteada. Esta votação é feita em Belo Horizonte por pessoas convidadas e servem como testes comprovando a legalidade da urna. A urna que foi retirada é substituída por outra com carga daquela mesma seção”. Aline lembra que Santa Rita do Sapucaí nunca foi sorteada para participar da votação paralela.

Esta entrada foi publicada em Cidade, Geral, Justiça, Política. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário