Tempestade de 40 minutos atingiu Muzambinho e Botelhos
Uma chuva de granizo atingiu pelo menos duas cidades do Sul de Minas na tarde esta segunda-feira (12): Botelhos e Muzambinho. De acordo com a Polícia Militar, a chuva forte durou cerca de 40 minutos. Apesar da intensidade da chuva, nenhum incidente foi registrado. Em Botelhos, também no Sul de Minas, de acordo com a Emater, a chuva destruiu alguns cafezais do município. Ainda não se sabe de quanto foram as perdas.

Cepagri da Unicamp
O professor do Centro de Pesquisas Metereológicas e Climáticas aplicadas à Agricultura da Unicamp (Cepagri) Jurandir Zullo Jr, confirmou que os radares da identificaram nuvens bastante carregadas na divisa de São Paulo e o sul de Minas Gerais. Ele explica que o granizo se forma, geralmente, quando há encontro de duas correntes de ar opostas, uma muito quente e outra muito fria. Uma frente fria que se formou sobre o Sul do Brasil avança sobre a região Sudeste, facilitando a ocorrência do fenômeno.

O professor explicou ainda que é difícil prever uma chuva de granizo, mas pelas condições meteorológicas, para os próximos dias não haveria possibilidade de o fenômeno se repetir.


FONTE EPTV
Esta entrada foi publicada em
Chuvas e Enchentes,
Noticias de Minas Gerais. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.