Secretário Municipal “justifica” os cortes das árvores

Na sexta-feira passada, o Sr Rogério Costa, Secretário Municipal de Obras de Santa Rita do Sapucaí, deu uma entrevista a Rádio Difusora 1550 AM, onde “justificou” o corte das árvores da Avenida Sinhá Moreira e segundo o mesmo não houve crime ambiental!!

Sr Rogério Costa - Sec Municipal de Obras Foto: Site da PMSRS

Disse também que a retirada das árvores pelas raízes, faz parte de um projeto de revitalização da avenida e que a Prefeitura Municipal tem TOTAL LIBERDADE para arrancar árvores e que  não precisa de autorização para fazer isso, desde que tenha um projeto de revitalização.

A  população deveria ter acesso a esse projeto,assim como a Câmara Municipal, afinal vivemos em um processo democrático, onde todos os atos do executivo deveriam ser transparentes.

O Secretário Municipal assumiu que houve uma precipitação por parte de sua Secretaria em ARRANCAR AS ÁRVORES pelas raízes, sem consultar o CODEMA e que isso não irá ocorrer novamente.

Segundo o Presidente do CODEMA, Giancarlo Mendes di Carli, sem a participação do Conselho Municipal de Defesa, Conservação e Desenvolvimento do Meio Ambiente  (CODEMA), nos assuntos de Meio Ambiente de nossa cidade, o Conselho não teria porque existir e o mesmo está aguardando também o projeto de revitalização, que justifique ter arrancado as árvores pela raízes.

Esta entrada foi publicada em Cidade, Meio Ambiente. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 Responses to Secretário Municipal “justifica” os cortes das árvores

  1. Avatar de Santarritense Santarritense disse:

    Com todo respeito e seriedade que esse assunto merece, digo com toda certeza essas “falas” de nossos representantes municipais, muito me preocupam.

    1º Um Secretário Municipal afirmar que não precisa de autorização para cortar/arrancar/decepar/depenar/etc uma árvore, muito me assusta, pois fere com certeza as leis.Com que direito ou autoridade um fiscal poderá questionar a um cidadão caso o mesmo corte uma árvore?
    Por que será que existe então o IEF? O IBAMA? Seria apenas mais um cabidal de emprego, com salários pagos por nós?
    Particularmente creio que o citado secretário foi muito infeliz e leviano com sua afirmação.

    2º O referido secretário GARANTE que tem um projeto de revitalização, porém na fala do diretor de meio ambiente, percebe-se que nem ele conhece tal projeto.Antes de arrancar as árvores a Secretária de Obras, não teria que protocolar ou apresentar tal projeto a nenhum órgão ambiental??
    Por onde anda o Fernando Bonilo do IBAMA? Pois por fatos e acontecimentos de menor gravidade, aqui estava ele cobrando providências e dessa vez nem as caras aqui deu?

    3º Se nem o presidente do Codema e também diretor de meio ambiente viu ou se quer sabe se tem o tal projeto, quem dirá nós simples cidadãos e eleitores saberemos se existe mesmo?
    Com certeza irão agora fazer um projetinho a toque de caixa para tentar tapar literalmente os buracos deixados no canteiro central de um dos nossos cartões de visitas que é a Avenida Sinhá Moreira.

    Aguardamos anciosos esse projeto!

  2. Avatar de João Paulo João Paulo disse:

    Santarritense, gostei do seu comentário…
    pertinente, objetivo e provocante.

    Sugiro que a sociedade, levando em conta que “A população deveria ter acesso a esse projeto,assim como a Câmara Municipal, afinal vivemos em um processo democrático, onde todos os atos do executivo deveriam ser transparentes”, cobrar essa transparência… estejam certos que nós do CODEMA faremos isso, bem como gostaria de saber até que ponto a “Prefeitura Municipal tem TOTAL LIBERDADE para arrancar árvores e que não precisa de autorização para fazer isso”.

    Como bem expressa “sem a participação do Conselho Municipal de Defesa, Conservação e Desenvolvimento do Meio Ambiente (CODEMA), nos assuntos de Meio Ambiente de nossa cidade, o Conselho não teria porque existir”.

    Como consultor ambiental e trabalhando, junto a empresas do Vale da Eletrônica e a empresas de outros municípios, não vejo com bons olhos a Divisão de Meio Ambiente estar subordinada a secretarias municipais. Defendo a idéia de se desvincular o orgãos ambientais de secretarias para que tenham mais força e possam atuar com mais eficiência.

    O mais correto seria que tivessemos uma Secretaria de Meio Ambiente, porque não pensar nesse assunto já? Por consequência o CODEMA teria mais força também.

    Com a aprovação em breve do nosso tão aguardado Plano Diretor, necessitaremos de um orgão ambiental mais eficiente e mais muito mais atuante pois de nada adianta um bom plano diretor, que será lei, se não houver quem fiscalize.

    Em tempo: Seria muito bom que todos os leitores que postam comentários se apresentassem.

  3. Avatar de Santaritense2008 Santaritense2008 disse:

    Diga-me.
    O que o Giancarlos esta fazendo na prefeitura? Quando a população mais precisa desse tal de CODEMA onde o referido citado é diretor nada nos ajuda. O que o santarritense disse é a pura verdade. JA pensou de a população resolvesse cortar as arvores de nossa cidade? Não tem fiscalização mesmo. É um absurdo uma pessoa desse baixo nivel de entendimento estar trabaçhando na prefeitura e ainda por cima como diretor. Ja estou vendo o Giancarlos desesperado na secretaria de obras e prefeitura apressando todos e tudo para fazer um projetinho de lei e tirar o dele da reta. Isso eu falo porque ja aconteceu isso outras vezes e fui prova viva disso.. Abraços a todos

  4. Avatar de Minuta Minuta disse:

    Ao chegar em SRS ontem, vi ruas suas e esburacadas, porém pelo que notei, há muito o que fazer, mas com um planejamento muito simples, em um mes, há condições de se melhorar tal situação, pode até chamarem de operação tapa buracos… mas é algo simples de ser feito….
    Na mesma avenida, é quase impossivel transitar, e um esforço simples de algumas horas resolveria o problema de toda avenida….

    Digo isso, por que me pergunto, o que é mais prioritário para a cidade. arrancar árvores que não estão com risco de cair, nem atrapalhando nada.. ou arrumar as ruas esburacadas de nossa cidade??

Deixe um comentário