Natureza rara

No Globo Repórter desta semana uma produção da EPTV

Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, o programa Globo Repórter desta sexta-feira (04/06), produzido pela EPTV, mostra imagens inéditas da vida selvagem brasileira.

Pela primeira vez, uma equipe de TV acompanha a rotina do ninho do Gavião Real, também conhecido como Harpia, a ave de rapina mais poderosa do mundo.

Para conseguir as imagens raras, os repórteres do programa tiveram que subir e descer uma árvore de cerca de 20 metros de altura durante várias viagens à Floresta Amazônica que somaram um período de seis meses de observação.

Em cada sequência de gravação, flagrantes da dedicação do casal de gaviões para cuidar do filhote. Quando adulta, a Harpia pode chegar a 90 cm e as asas a 2 m de envergadura.

Na Mata Atlântica, o encontro é com a beleza dos beija-flores. As pequenas aves chamam a atenção pela variedade de espécies, com tons que revelam diversas cores.

São tão rápidas que é impossível, a olho nu, acompanhar o movimento das asas delas quando em voo. Algumas espécies chegam a bater as asas 80 vezes por segundo.

A equipe da EPTV usou uma câmera de alta velocidade, que capta 1000 quadros por segundo, para registrar o voo destas aves em superslow. Nas imagens, é possível acompanhar todos os movimentos das asas e comprovar: os beija-flores realmente param no ar.

Na aventura pelas florestas brasileiras, flagrantes de aves dançarinas, como o tangará-dançador e o cabeça-encarnada em plena ação.

Os repórteres do programa mostram também as qualidades da Embaúba, a árvore que é capaz de regenerar a floresta.

Isso porque ela nasce em áreas abertas ou devastadas e ajuda no desenvolvimento de várias espécies florestais.

Na trilha pelas matas brasileiras, um exemplo de consciência de preservação da natureza: o fazendeiro que recuperou uma área degradada e transformou um lixão no paraíso de araras-vermelhas.

Esta entrada foi publicada em Meio Ambiente. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário