O evento contou com a participação de aproximadamente trinta pessoas, entre elas, autoridades policiais.

Com a constatação de que a violência no município de Alfenas vem crescendo gradativamente, o Consepa (Conselho Comunitário de Segurança Pública) resolveu criar o Fórum Permanente de Segurança Pública.
Este fórum tem acontecido mensalmente e, a cada reunião, ocorre em um local diferente. A intenção do Consepa é o trabalho em conjunto, ou seja, fazer com que a sociedade em geral e os poderes constituídos se unam na busca de soluções e a viabilização de ações efetivas de controle desta criminalidade.
Neste mês de abril, a reunião foi realizada no dia 13, terça-feira, na 21ª Subseção da OAB/MG. O evento contou com a participação de aproximadamente trinta pessoas, entre elas, autoridades policiais. Para o presidente do Consepa, Vander Cherri, apesar de ter aumentado o número de participantes, ainda é pouco, diante da gravidade do assunto que está sendo debatido.
Durante a reunião, o comandante da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Daniel Paulino, fez alguns comentários, lembrando que a polícia tem combatido o crime, mas que a reincidência ainda é muito grande. Alguns tipos de crimes têm aumentado e o Major atribui uma parcela de culpa à população que acaba aceitando as condições de bandidos, citando, como exemplo, vítimas que acabam pagando “resgate” pelo carro furtado.
Outro assunto debatido é a quantidade de presos que saem todas as semanas do presídio. Sobre este fato, os participantes da reunião lamentaram a ausência de representantes do Judiciário e do próprio presídio de Alfenas.

























