Política antidrogas

O governo de Minas desenvolve políticas públicas estaduais de prevenção e tratamento do uso de drogas. A meta é possibilitar, por meio do esporte e lazer, condições de recuperação e reinserção social dos dependentes químicos.
Minas Gerais instituiu uma secretaria para tratar especificamente dos assuntos relacionados às drogas. A Subsecretaria de Políticas Antidrogas e o Conselho Estadual Antidrogas são órgãos ligados à Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude. Além dos dois órgãos, o Estado conta também com a Rede Metropolitana de Atendimento ao Dependente Químico.
A Subsecretaria também responde pelo Centro de Acolhimento SOS Drogas, cujo objetivo é a orientação gratuita a educadores, familiares e usuários de álcool e outras drogas. Quando necessário, o centro faz o encaminhamento para tratamento em instituições especializadas ou grupos de ajuda mútua. A unidade fica em Belo Horizonte e atende uma média de 3.600 pessoas por ano.
Anualmente, a Subsecretaria realiza o Concurso de Vídeos de Animação, com temas sobre consumo de álcool e drogas e suas implicações, e o Concurso de Frases e Desenhos “Viva Feliz sem Drogas”, que busca sensibilizar os municípios mineiros para a necessidade de criação de Conselhos Municipais Antidrogas.
Existe, inclusive, a Rede Integrada de Conselhos Municipais Antidrogas, estabelecida com a finalidade de fortalecer as estratégias de municipalização das ações de prevenção, tratamento e reinserção social de usuários de dependentes.
Também foi criado o Conselho Estadual Antidrogas, cujo objetivo é orientar e coordenar as atividades relacionadas ao combate ao tráfico e uso de entorpecentes e as atividades de recuperação de dependentes.
A Rede Complementar de Suporte Social na Atenção ao Dependente Químico foi criada para estabelecer uma rede de cooperação com entidades e grupos da sociedade civil que desenvolvam projetos nas áreas de prevenção, tratamento e reinserção social de usuários e dependentes. Ela é composta por 30 instituições, sendo 27 comunidades terapêuticas e 3 serviços ambulatoriais, apoiadas técnica e financeiramente pelo governo de Minas.
Outras duas ações foram a criação do Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas (CREAD), um pólo de implementação da Política Estadual sobre Drogas, coordenando e executando cursos, seminários, simpósios e fóruns referentes a temática de álcool e outras drogas; e do Observatório Mineiro de Informações sobre Drogas (OMID), que tem por finalidade gerenciar a rede de conhecimentos sobre o uso de substâncias e produtos que causam dependência e suas correlações. Além disso, o governo de Minas mantém e disponibiliza banco de dados, pesquisas e cadastros de instituições que atuam na área de dependência química.
A Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude administra também o Programa Rede Metropolitana de Atendimento aos Usuários de Álcool e Drogas/ Programa de Apoio à Vida, que beneficia 13 entidades, que promovem intervenções sociais em aglomerados urbanos da Região Metropolitana. O objetivo é reduzir as conseqüências do uso indevido de substâncias psicoativas.

(texto extraído do site http://www.mg.gov.br)

Esta entrada foi publicada em Noticias de Minas Gerais, Política. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário