Saúde define estratégias para vacinação contra a nova gripe

Em 2009, região registrou 29 mortes pela doença

Profissionais da saúde de cinco municípios do Sul de Minas estiveram reunidos nesta segunda-feira (1º) em Ouro Fino, para definir estratégias para a campanha de vacinação contra a nova gripe, que tem início no dia 8 de março. As gerências regionais de saúde começarão a receber as doses da vacina a partir de terça-feira (2).

No ano passado, 173 casos e 29 mortes causadas pela doença foram registrados no Sul de MG. Em todo o Estado, foram 1.405 confirmações e 145 mortes, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

Do dia 8 ao dia 19 de março, os profissionais de saúde e os povos indígenas vão poder receber as doses, que em Minas Gerais, chegam a 232 mil nesta primeira fase. Na segunda etapa, as gestantes, os doentes crônicos com menos de 60 anos e as crianças com idades entre seis meses e dois anos serão vacinados. Depois, serão imunizadas as pessoas com idades entre 20 e 29 anos. Em seguida, os portadores de doenças crônicas acima dos 60 anos, e por último, as pessoas que têm entre 30 e 39 anos de idade.

As pessoas que não se enquadram no perfil divulgado pela secretaria poderão ser imunizadas nos laboratórios particulares, já que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a comercialização das vacinas no Brasil. Ainda não há uma estimativa referente ao preço que o medicamento será vendido, mas o órgão irá estipular valores máximos e haverá fiscalização.

Além da vacina, alguns hábitos de higiene, como manter as mãos limpas, também podem ajudar na prevenção.

Esta entrada foi publicada em Noticias de Minas Gerais, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário