Segurança no Trânsito

É conhecido por todos os inúmeros danos que a falta de segurança no trânsito têm trazido à nossa sociedade, colocando muitas vidas em risco, tanto dos que dirigem seus veículos pelas vias públicas, quanto dos pedestres que por elas circulam.

Santa Rita do Sapucaí ainda é uma pequena cidade, mas com ruas estreitas o que aumenta os riscos de acidentes. Não há ainda nas escolas a preocupação de se falar com crianças e adolescentes sobre normas de segurança no trânsito.

Notem que a cidade recebeu recentemente sinalização horizontal e vertical, para orientar o trânsito e torná-lo mais seguro. Mas os motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas sabem usar esta sinalização?

Temos visto um aumento considerável de acidentes de trânsito que poderiam se evitados com facilidade.

A utilização de Cinto de Segurança ou Capacete, ainda é coisa rara para nossos motoristas e motoqueiros que os acham desnecessários. No entanto, uma pessoa que pese 60Kg, estando no banco traseiro de um veículo sem cinto de segurança, numa colisão a 60Km/h, é arremessado contra o banco dianteiro com uma força equivalente a quase uma tonelada. Uma criança em torno de 5 anos de idade pesando 20Kg, nesta mesma situação, provoca um impacto de 300Kg.

Por isto nunca é demais lembrarmos algumas regras básicas que devem ser seguidas:

 

Motorista:

1.Cumpra as normas de trânsito;2.Não pare ou estacione em locais não autorizados;

3.Não exceda o limite de velocidade;

4.Use a buzina somente quando necessário;
5.Tenha cuidado ao movimentar o veículo em marcha a ré;
6.Não beba antes de pegar a direção de um veículo;

7.Não pense que pode dominar o sono, pois ele é traiçoeiro e pode causar acidentes, por isso ao sentir-se com sono pare, durma um pouco e depois continue sua viagem.

8.Utilize sempre os equipamentos de proteção ao guiar uma motocicleta;

Ciclista:

1.Procure usar sempre os equipamentos de segurança;

2.Não corra ao transitar em via de pedestres;

3.Procure usar as ciclovias;

4.Não transite em vias expressas.

SEGURANÇA DO PEDESTRE

Motoristas e pedestres travam verdadeiras batalhas nas ruas e estradas. O resultado é um saldo elevado de atropelamentos por ano, com muitas vítimas fatais.

De quem é a culpa?

Dos motoristas? Em parte sim, porque muitos não obedecem às leis de trânsito. Mas os pedestres também são culpados.

Eles também não obedecem às leis de trânsito. A segurança do pedestre depende de sua própria disciplina, eles devem observar algumas regras básicas:

• Atravesse as ruas com atenção. Antes de deixar a calçada, observe de onde vêm os carros.

• Atravesse sempre na faixa de pedestres, quando houver.

• Ande sempre pela calçada. Quando não existir calçada, caminhe no sentido contrário ao do tráfego para ter melhor visão dos veículos.

• Nunca desça de um ônibus fora do ponto. Se não for possível evitar, antes de descer olhe bem se nenhum carro ou moto está vindo em sua direção.

• Nunca abra a porta ou desça de um carro estacionado sem primeiro olhar se estão passando pedestres ou veículos.

• Use roupas claras (ou um sinal luminoso) para andar à noite. Isso permite que os motoristas vejam você.

• Nunca passe correndo na frente de uma garagem. Pare e olhe se não está saindo nenhum carro.

• Não deixe crianças brincando na rua sozinhas. Elas se distraem facilmente e não percebem o perigo.

Giácomo Henrique Costanti

Vice-Presidente CONSEP-SRS

Esta entrada foi publicada em Cidade, Geral, Notícias Policiais, Noticias de Minas Gerais, Saúde, Trânsito. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 Responses to Segurança no Trânsito

  1. Avatar de Vicente Vicente disse:

    Excelente esse tópico. As escolas deveriam formar e conscientizar os futuros motoristas, fazendo com que esses alunos cobrem de seus pais uma condução dentro do respeito às leis. A imprensa e as autoridades municipais deveriam manter CONSTANTEMENTE um programa de educação no trânsito, alem de pararem e chamarem a atenção dos motoristas que insistem em desrespeitar as regras.

  2. Avatar de Ana Cristina Ana Cristina disse:

    Realmente encontramos muitas irregularidades no trânsito por parte de motoristas, pedestres e ciclistas em nossa cidade… Inclusive com “rachas” que tem acontecido na Av Joaõ de Camargo frequentemente, motos em alta velocidade e com barulhos ensurdecedores pela cidade, ciclistas pela contra mão…
    Não penso que seja mais um trabalho de conscientização exclusivo para as escolas, pois isto já acontece, inclusive com a Participação da Polícia Militar, além de outros projetos desenvolvidos de acordo com o nível escolar em que os alunos frequentam. Penso que seria um trabalho em conjunto dos responsáveis direto pelo trânsito no município em parceria com aqueles que trabalham nesta área, por exemplo as autoescolas, que podem auxiliar num projeto de conscientização em todas as instituições(escolas de todos os níveis – Ed Infantil a Faculdade – , associações de bairro, clubes, igrejas, Grupo de Escoteiros, empresas…).
    Como educadora, fico triste ao ler que mais uma vez a responsabilidade deve ser das ESCOLAS!!!!
    Um abraço,
    Ana Cristina

    • Avatar de Dani Costanti Giácomo Costanti disse:

      Oi Ana Cristina

      Me desculpa, talvez eu tenha me expressado um pouco mal no texto,mas de modo algum afirmo que a responsabilidade seja unicamente das escolas.

      Infelizmente ainda temos por aqui ESCOLAS e escolas…umas enganjadas nos problemas do município e outras que parecem viver em outro mundo, outra realidade…

      A minha opinião é a mesma sua TODOS, AFIRMO TODOS nós somos responsáveis pelo trânsito…e temos que JUNTOS mudar a nossa realidade.
      Mas a Escola é a porta de acesso aos pais, e também é na escola que são preparados nossos motoristas de amanhã,por isso acho que ainda falta um pouco de empenho de ALGUMAS ESCOLAS nesse sentido.

      Muito obrigado pela sua opinião e comentário, e nos colocamos a sua inteira disposição no que pudermos ajudar na sua comunidade escolar.

      Um abraço

      Giácomo Costanti

  3. Avatar de jose leandro romero costa jose leandro romero costa disse:

    trânsito é coisa séria, santa rita hj já não é mais aquela cidade que a pouco tempo atrás se atravesava rua sem olhar p os lados todos nós somos responsáveis pelo trânsito e infelizmente se vê muita irregularidade no nosso trânsito nós motoristas e pedestres temos que respeitar as leis e transitar com segurança, rspeitar uns ao outro, em algumas cidades como brasilia, e paracatu o PEDESTRE QUANDO COLOCA OS PÉS NA FAIXA O MOTORISTA PARA P A TRAVESSIA, E AQUI NE, SE QUER TEM FAIXA DE PEDESTRE NOS SEMÁFOROS PQ SERA QUE INSISTEM EM NÃO PITAR AS FAIXAS?????? O TRANSITO DE SRS ESTA UM DESASTRE…

  4. Avatar de Marizeth Botelho Marizeth Botelho disse:

    Tem um detalhe , principalmente em motoqueiros , o uso do capacete : é só prestar atenção que vcs vão notar …. a maioria não sabe o modo correto de usar o capacete.. , não abaixam a viseira e nem fecham a alça que o segurará na cabeça, na hora do choque, isso tambem tem que ser corrigido em benefício dos proprios usuarios de moto ( piloto e carona)

Deixe um comentário