Guarda Municipal presta socorro a vítimas na BR 459

Ocorreu por volta das 19h um acidente com uma moto na BR 459 próximo ao Bairro Chalé, a moto seguia sentido Itajubá – Pouso Alegre, ocupada por duas pessoas, quando em uma curva,o piloto “se perdeu”,vindo a bater  contra o canteiro e caindo ambos na pista de sentido contrário.

Populares acionaram a ambulância do Pronto Atendimento e foi informado aos mesmos que não tinha motorista,pois era troca de plantão.

Diante dessa informação, algumas pessoas deslocaram até  guarita do almoxarifado e informaram ao guarda municipal que lá se encontrava, do acidente e da informação passada a eles da ambulância do Pronto Atendimento Municipal, o guarda informou o fato a sua central de operação, que imediatamente CONTRARIANDO A ORDEM DADA EM 18/01/2010 pelo  PREFEITO MUNICIPAL E  COMANDANTE DA GUARDA

Arquivo pessoal de Giácomo Costanti

a ambulância da Guarda Municipal, deslocou até a BR 459 e prestou socorro às vítimas, conduzindo as mesmas até o Pronto Atendimento.

A equipe da Guarda Municipal registrou um BOS de número 403, para registar tal socorro na BR 459.

PARABÉNS AOS GUARDAS MUNICIPAIS JEAN,RAMOS,GÓES,GUIMARÃES E GIRÃO, QUE EXERCERAM SUAS FUNÇÕES, PRESTANDO SOCORRO E SERVIÇO À POPULAÇÃO

Esta entrada foi publicada em Cidade, Notícias Policiais, Noticias de Minas Gerais, Saúde, Trânsito. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

16 Responses to Guarda Municipal presta socorro a vítimas na BR 459

  1. Avatar de Dani Costanti Giácomo Costanti disse:

    Eu só espero que a equipe que prestou socorro às vitimas, não venham sofrer nenhum tipo de PUNIÇÃO ou PERSEGUIÇÃO,por desobedecerem DETERMINAÇÃO EXPRESSA de não atender ocorrências na BR 459.

    Aproveito para informar a “alguém” que vem reclamando de mim, que quando eu quiser fazer algum comentário a seu respeito, usarei meu nome, meu IP e meu EMAIL, e que jamais perderia meu tempo para falar “desse alguém”, um ser tão insignificante e passageiro por onde está…

    Tá dado o recado…rsrsrs

  2. Parabéns a equipe de serviço.
    Primeiro lugar “A VIDA” depois as consequencias!!!
    SERVIR E PROTEGER, esta é nossa missão!!!

    Por Elivélson

  3. Avatar de José Portugal José Portugal disse:

    Parabens a Guarda Municipal que ao inves de abaixar a cabeça para um PAPEL que ninguem sabe de onde veio e ver pessoas morrendo, resolveu contradizer a ordem e fazer o correto. Salvar vidas. Guarda Municipal serve para isso e não para ficar “vigiando estatuas”

    • Avatar de Dani Costanti Giácomo Costanti disse:

      Disse tudo Portugal!!!!Por isso existem GUARDAS MUNICIPAIS e VIGILANTES MUNICIPAIS, será tão difícil para “eles” verem essa DIFERENÇA e deixarem os GUARDAS TRABALHAREM???

  4. Avatar de Vicente Vicente disse:

    Parabéns aos HOMENS da GCM que participaram desse socorro. Antes de qualquer burocracia está a vida do ser humano, aliás está acima e antes de tudo, mais uma vez parabéns a todos.

  5. Avatar de Heverton Heverton disse:

    …..aos grandes e bravos guardas, os meus sinceros parabéns, a essa equipe que não olhou por ordem escritas em papel e cumpriu com o dever de guarda, é com muito orgulho que parabenizo esses bravos guerreiros……”a conciência e a dignidade humana nimguém pode concedre a nimguém senão aquele quem que formou os céus e terra e tudo que há embaixo do céu e em cima da terra, e a bravura do ser humano só é comquistada por quem é capaz de fazer a diferença”………….. agradeço a todos pelos comentários de incentivo e agradecimentos a GM…..

  6. Avatar de Fabiano Oliveira Fabiano Oliveira disse:

    Caro amigo sou aqui de Bragança Paulista e temos tambem uma Guarda Municipal muito atuante, vai ai meus PARABÉNS a esses homens que apesar de uma simples determinação de uma pessoa que não dá valor a vidas humanas e foram sim prestar socorro as vitimas desse acidente… Deixo aqui um forte abraço Fabiano Oliveira(Juizado de Menores ) de Bragança Paulista

  7. Avatar de jose leandro romero costa jose leandro romero costa disse:

    como diz o nosso amigo fabiano sobre a gm de brag pta eu conheço e já vi o trabalho deles de perto são otimos profissionais da seg publica e acima de tudo respeitados e ouvidos pelas autoridades municipais, deixo AQUI MEUS PARABÉNS A TODOS DA GM e vcs podem contar comigo sempre um forte abraço a todos e continuem lutando pelos seus ideais

  8. Avatar de andreia andreia disse:

    parabens a guarda municipal pelo socorro na br 459 .agora sera gue o comandante ea subi nao vai punir esse eroi gue fez socorro na br 459

    • Avatar de Dani Costanti Giácomo Costanti disse:

      UAI SE SEGUNDO O SR PREFEITO EM SEU PROGRAMA DE RÁDIO ELE NÃO DEU ESSA ORDEM, ESSE DOCUMENTO NADA MAIS PASSOU DE UMA FARSA!

      OU NÃO?

  9. Avatar de LIEL CHAVES LIEL CHAVES disse:

    OLÁ IRMÃOS AZUL MARINHO!PARABÉNS PELO EXELENTE TRABALHO PRESTADO NA BR 459. TENHO CERTEZA QUE A VÍTIMA SERÁ ETERNAMENTE GRATO A VOCÊS. EM NOSSO CURSO DE RESGATE, OS INSTRUTORES DO CBMMG, SEMPRE DEIXAVA BEM CLARO “EM UM ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR, O TEMPO É ESSENCIAL”(O MAIS IMPORTANTE).SÓ TENHO CERTEZA DE UMA COISA:Omissão de Socorro é um dos crimes previstos no Código Penal brasileiro, em seu art. 135. É o exemplo clássico do crime omissivo. Deixar de prestar socorro a quem não tenha condições de socorrer a si próprio ou comunicar o evento a autoridade pública que o possa fazê-lo, quando possível, é crime.
    Bem Jurídico: A vida e a saúde da pessoa humana.Crime de
    Omissão de socorro
    no Código Penal Brasileiro
    Art.: 135
    Título: Dos crimes contra a pessoa
    Capítulo: Da periclitação da vida e da saúde
    Pena: Detenção, de um a seis meses ou multa
    Ação: Pública incondicionada
    Competência: Juizado Especial

    IMAGINE VOCÊ SENDO AUTORIDADE PÚBLICA???? LIEL CHAVES PEREIRA EXPESSANDO OPINIÃO COMO PROFISSIONAL E CIDADÃO. ATÉ BREVE….

  10. Acredito que muito em breve as coisas melhorarão.

    Legislação FEDERAL, é o que precisamos para que não haja distorções de idéias.

    Não podemos trabalhar somente de acordo com vontades pessoais, devemos seguir diretrizes que não se alteram a cada ciclo.

    “PASSAGEIROS SOBEM E DESCEM, UNS ANTES E OUTROS DEPOIS, MAS OS MOTORISTAS FICAM!!!”

    • Avatar de Dani Costanti Giácomo Costanti disse:

      Essa certeza de que tudo é passageiro menos os MOTORISTAS é que nos dá força pra continuar a luta!!!

      E a vida é como uma roda gigante, hoje você pode estar em cima, amanhã embaixo…que “ELES” (PASSAGEIROS E PASSAGEIRAS) possam refletir sobre isso!!!

  11. Avatar de pereira pereira disse:

    rincípio de incêndio’ entre bombeiros e Guarda
    Incidente durante resgate provoca reunião do prefeito de VR e comando do Corpo de Bombeiros

    Foco Regional
    Apagando o fogo: O coronel Márcio, Luiz Henrique e o prefeito na reunião

    O prefeito Antônio Francisco Neto e o comandante do Corpo de Bombeiros em Volta Redonda, coronel Márcio Flávio da Silva, assumiram na quarta-feira (12) o papel de bombeiros. A razão: apagar o “princípio de incêndio” nas relações entre os bombeiros e as equipes de resgate de vítimas de acidente da prefeitura, mantidas pela Guarda Municipal. A reunião teve o sentido de evitar que as “chamas” saíssem de controle depois da “labareda” exposta no dia 10, quando um sério e inadmissível incidente aconteceu na BR 393 (Rodovia Lúcio Meira), onde as duas instituições foram prestar atendimento às vítimas de um acidente de trânsito no bairro Nove de Abril.

    Chegando primeiro ao local, os socorristas da Guarda Municipal já estavam prestando auxílio aos três feridos, sendo que dois já se encontravam na ambulância para serem levados ao hospital. A viatura do Corpo de Bombeiros chegou depois e, segundo reportagem do jornal Diário do Vale, a tenente que estava no comando exigiu que as vítimas fossem retiradas do veículo da prefeitura. A tenente, cujo nome não foi divulgado, teria ofendido os socorristas, especialmente a que estava dentro da ambulância, com palavras de baixo calão. Ela chegou a dar voz de prisão à equipe da Guarda. O conflito foi parar na delegacia de polícia. Detalhe: enquanto as duas corporações não se entendiam, as vítimas assistiram a tudo, naturalmente, atônitas.

    O episódio, que fez lembrar o tempo em que as extintas funerárias de Volta Redonda disputavam defuntos no meio da rua, está sendo motivo de uma sindicância no Corpo de Bombeiros. O coronel Márcio afirmou, durante entrevista coletiva, que, se ficar comprovado que houve abuso de autoridade da tenente, ela será punida. Foi o que ele afirmou durante entrevista coletiva após a reunião, no gabinete do prefeito. Depois, ao deixar o Palácio 17 de Julho, Márcio fez uma defesa prévia da tenente, em conversa com o FOCO REGIONAL: “Ela é uma pessoa exemplar, que atua como voluntária quando não está trabalhando. A impressão que tenho é que ela está sendo transformada em vilã da história”.

    Resgate da Guarda faz 1,1 mil socorros por ano

    Depois de classificar o incidente como um “fato isolado”, o prefeito também fez questão de defender os socorristas da Guarda. “O procedimento do resgate foi normal. Nosso resgate está de acordo com o padrão exigido pelo Ministério da Saúde e o nosso intuito é o mesmo: salvar vidas”, afirmou, mas com uma ressalva: “Nossos socorristas estão avisados que toda vez que houver um médico socorrista dos bombeiros, a prioridade (no atendimento às vítimas) é dele. Isso não vai ocorrer mais. Precisamos trabalhar em total harmonia”.

    O coordenador das equipes de resgate da Guarda Municipal, o cirurgião Alex Monteiro, informou que o serviço, criado na cidade em abril de 2002, faz uma média de 1,1 mil atendimentos por ano. O trabalho é feito por estudantes do último período de medicina. “Já salvamos centenas de vidas e, dentro de dois meses, vamos ganhar mais um resgate”, adiantou Neto, que conclamou os médicos dos bombeiros a uma integração completa com o município, trabalhando na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e na rede de saúde. O prefeito lembrou também que as equipes da prefeitura chegam quase sempre primeiro aos locais de acidentes porque são acionadas a partir das câmeras instaladas na cidade.

    – Se os bombeiros tivessem condições de atender a todas as chamadas, seria desnecessário o resgate. Se o serviço foi criado é porque havia necessidade – observou.

    A reunião teve ainda a participação do comandante da Guarda, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

    Integração discutida ficou só na intenção

    Em maio do ano passado, o FOCO REGIONAL publicou reportagem a respeito da falta de sintonia entre o Corpo de Bombeiros e o resgate da Guarda Municipal no atendimento a vítimas de acidentes de trânsito em Volta Redonda. Na ocasião, a prefeitura informou que havia um plano para instalar um rádio de comunicação da Guarda no quartel dos bombeiros. A informação dada, naquela ocasião, era de que a iniciativa dependia apenas da liberação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para a instalação do rádio.

    Carlos Augusto Haasis Neto, que era o coordenador do Fundo Municipal de Saúde, chegou a informar que a prefeitura instalaria no quartel um sistema de voz através do qual os bombeiros poderiam falar com qualquer setor da prefeitura. Assim, ao atender acidentes ou qualquer outro sinistro, eles seriam informados para qual unidade hospitalar deveriam seguir com as vítimas. Com a instalação do rádio, os bombeiros só deixariam o quartel para atender acidentes de trânsito em casos de maior gravidade, permanecendo de prontidão para as demais ocorrências.

    Para pedir socorro a vítimas de acidentes de trânsito é comum pessoas ligarem para o número 192 (da prefeitura), enquanto outras acionam os bombeiros, pelo telefone 193. Os bombeiros contam com uma ambulância avançada, do GSE (Grupamento de Socorro e Emergência), com recursos como um ressuscitador, e conta com um oficial-médico – recursos que a Guarda Municipal ainda não dispõe. A Guarda tem duas ambulâncias avançadas e o atendimento é feito por acadêmicos de medicina. Agora, a prefeitura está prestes a receber uma ambulância onde se faz o atendimento de todo o tipo de emergência. O projeto é do governo federal em parceria com o estado e o município.

    A implantação do rádio e do sistema de voz (Voicenet) foi discutida exatamente para evitar que viaturas das duas instituições fossem enviadas para um único acidente, sem necessidade, e foi prevista em reuniões realizadas entre o comando dos bombeiros e a prefeitura exatamente em razão das rusgas que já vinham surgindo. “Houve realmente conversas neste sentido, mas não sei por que o sistema não foi implantado”, admitiu o coronel Márcio na coletiva ao lado do prefeito, na semana passada.

    Segundo ele, nas reuniões realizadas anteriormente com a prefeitura teria sido decidido que, havendo acidentes de trânsito com vítimas, a Guarda Municipal acionaria os bombeiros e ficaria de prontidão para o caso de outra ocorrência simultânea. Sem saber que tais conversas tinham ocorrido já em 2008, o prefeito Antônio Francisco Neto afirmou que considera viável colocá-las em prática, mas não antecipou se pretende fazer.

    Imprimir Enviar por E-mail Seu Comentário Compartilhar

    Enviar notícia por E-mail [x]

    Não deixe nenhum dos campos em branco para que a notícia seja enviadao corretamente!
    Nome:
    E-mail:

    QUI, 25/2/2010
    18:41 | Polícia
    PF apreende 500 quilos…
    18:33 | Cidades
    Inea divulga resultado…
    18:25 | Polícia
    Encontrado corpo de…
    18:07 | Cidades
    Gestores de Segurança…
    » Todas as notícias
    Capa desta edição
    Newsletter
    Receba as notícias por e-mail

    Evasão no ProJovem surpreende
    45% dos que iniciaram curso de
    Atendimento precário gera reclamações
    Moradores de ruas da Volta Gra
    Presente de aniversário para VR
    CBA confirma etapa do Brasilei
    Barra Mansa mapeia áreas de risco
    Técnicos de órgão estadual est
    Resgate da Paz vai debater violência
    Movimento ligado à Igreja conc
    Susto na república estudantil
    Assaltantes armados invadem al
    Economia marcada pela desigualdade
    Campanha da Fraternidade deste
    Volta Redonda prepara novidades para o Carnaval nos próximos 2 anos
    Com mais um bloco entrando na

    O que você pensa da resolução da Anvisa que proíbe farmácias de vender produtos que não sejam medicamentos e de oferecer outros serviços?
    A medida é correta: farmácia não é loja de conveniência
    A medida da Anvisa é rigorosa demais
    Guarda Municipal: Abuso e intolerância
    É preciso deixar claro logo de início: a…

    RSS
    Com o RSS você fica sempre bem informado com as notícias que chegam em tempo real.
    ACESSE AQUI

    Celular

  12. Avatar de pereira pereira disse:

    ima faz BO contra gm por omissão de socorro em acidente
    Ana Maria Devides
    anadevides@tribunadopovo.com.br

    Um acidente de trânsito com vítima na semana passada resultou no registro de um Boletim de Ocorrência contra um guarda municipal de Araras. Segundo o documento, nº 4200/2009, registrado pelos policiais militares Danilo e Bonifácio, o gm J.A.B. teria cometido omissão de socorro e fuga de local de acidente. Ele estava com carro particular e fora do horário de serviço, o que, segundo a Prefeitura, não o exime da responsabilidade, conforme reza o Estatuto do Servidor Público Municipal.

    De acordo com o B.O., o gm não teria respeitado um sinal de parada obrigatória na rotatória de junção das avenidas Dona Renata (marginal) e Zurita, no Belvedere. O carro do gm, um Ford Versailles, bateu contra um Volkswagen Fox conduzido por P. A. G.A. Com o impacto, ficou feria a estudante N.F.S., 14, que vinha no banco do passageiro do Fox.

    O gm J.A.B. , segundo o B.O., teria dito ao motorista do Fox que precisava ir ao banheiro público do Lago “lavar o rosto “. Ele deixou o local do acidente e não voltou mais, nem mesmo para pegar seu próprio carro. A garota ferida foi socorrida pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros e levada ao Pronto-Socorro do Hospital São Luiz. Após passar por atendimento médico e ficar em observação a menina teve alta.

    O carro do gm, onde a PM encontrou documentos em seu nome e também pertences, acabou sendo apreendido porque estava com a documentação vencida. Já o Fox, com documentação regular, foi liberado. Informações não oficiais apontam que o gm também estaria portando um rádio comunicador da Guarda Municipal no momento do acidente.

    Apuração

    Segundo o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Antonio Celso Noale, que responde pela Guarda Municipal, o Estatuto do Servidor Público Municipal é dever do funcionário público proceder na vida pública e privada de forma que dignifique o cargo ou a função que exerce. Por isso, o gm J.A.B. deverá responder pelo fato administrativamente.

    Conforme Noale, a Coordenadoria de Corregedoria da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil vai instaurar uma sindicância “para a devida apuração dos fatos, procedendo-se as oitivas das pessoas envolvidas e referidas, assegurando-se ao sindicado o direito constitucional da ampla defesa e do contraditório”.

    Ainda segundo o secretário, “da sindicância poderá resultar: arquivamento do procedimento; aplicação de penalidade de advertência, repreensão ou suspensão de até quinze dias; ou, instauração de Processo Administrativo Disciplinar.

    Para Noale, “o guarda municipal, como pessoa ou no desempenho da profissão, está sujeito ao cometimento de eventuais falhas, ações impróprias e omissões, todavia em razão da previsão no Estatuto dos Servidores e também no Regulamento da Guarda Municipal está sujeito a ser responsabilizado na área civil, penal e administrativa”.

    TAGS relacionadas

  13. Avatar de nino nino disse:

    parabens mais uma ves a mossa garda municipal que senpre vem prestando um grande trabalho anossa comunidade me desculpa por falar nossa guarda nas e por ter hogulho da mesmo.

Deixe um comentário