Audiência realizada na Câmara Municipal também contou com a participação da comunidade

Foi realizada na Câmara Municipal de Alfenas a audiência pública para um debate sobre o aumento da criminalidade no município de Alfenas, com o tema “Violência Pública em Alfenas – A Paz é Fruto da Justiça Social”.
O evento foi presidido por Sander Simaglio e auxiliado pelo presidente da Câmara Jairo Carlos Campos e pelo vereador Hesse Luiz Pereira. Entre os debatedores estavam autoridades da Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, secretários municipais do Desenvolvimento Social e Defesa Social, representantes do Consepa, OAB, Acia e Defensoria Pública. A ausência da promotora de justiça Eliane Lago Corrêa foi justificada.
Com um tempo de aproximadamente dez minutos para cada convidado, os representantes da cada órgão expôs as ações que estão sendo realizadas em seus departamentos em prol da segurança pública. A platéia também se manifestou sugerindo algumas ações.
Após as explanações, todos foram de acordo sobre a elaboração de uma carta contendo todas as propostas que podem contribuir para diminuir o índice de criminalidade. A “Carta de Alfenas” será assinada por todas as autoridades presentes e será encaminhada à Secretaria de Estado de Defesa Social.
Durante a audiência, alguns órgãos se comprometeram a redigir um documento endereçado ao Ministério da Justiça, afirmando a necessidade de o município de Alfenas ser integrado ao Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Esta iniciativa é da Secretaria Municipal de Defesa Social que enviará um diagnóstico sobre a situação da criminalidade na cidade ao Ministério da Justiça, para que Alfenas possa contar com os programas do Pronasci.


























