Além da prática ser proibida, trabalhadores não utilizam nenhum tipo de proteção
A permanência de catadores no lixão de Pouso Alegre, mesmo diante da proibição do trabalho no local, preocupa a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Não há fiscais que impeçam a entrada das pessoas no local e os trabalhadores ignoram também o uso de equipamentos de proteção, como luvas e botas.
Em junho de 2009, a prefeitura foi multada em R$ 10 mil pela Feam por deixar que os catadores permanecessem no local. Porém, a situação é a mesma nos dias de hoje. Entre as montanhas de lixo, os catadores disputam espaço com as máquinas. Cerca de 90 toneladas de lixo de Pouso Alegre e Borda da Mata chegam ao local todos os dias.
“Tentamos fazer vários projetos, mas não conseguimos. As pessoas invadem, chegam a cortar as cercas”, informa o assessor central de planejamento, Douglas Dória. Segundo ele, um grupo de catadores de lixo deverá ser formado ainda esse ano.
A prefeitura conseguiu a liberação para construir o aterro sanitário em 2008, mas o prazo vence em agosto e até agora não saiu do papel. Em novembro do ano passado, uma empresa foi contratada para armazenar o lixo por R$ 200 mil por mês. “Até março tudo deve se resolver. O problema só vai acabar com a inauguração do novo aterro”, diz Dória.
Segundo o promotor público Marcelo Ruter Sales, o termo de ajustamento de conduta feito com a prefeitura de Pouso Alegre, dando um prazo para que as normas ambientais sejam providenciadas, vence em abril deste ano. “Se nada for feito, o Ministério Público entra com uma ação de execução contra a prefeitura”, diz o promotor.


























Olá Giacomo!!!
Essas pessoas estão trabalhando como pode pra poder ter dinheiro pra comprar alimentos etc….
Pois as firmas de hj só contratam pessoas com experiencia, e não dão oportunidade pra pessoas que não tem experiencia. Como eles não tem um emprego fixo, acabam fazendo isso mesmo.
Os empresarios das firmas deveriam dar oportunidade para as pessoas que não tem experiencia. Eu mesmo estou desempregada ha 2 anos e até hj não consegui emprego, tenho curriculum em todas as firmas. mas por eu nunca ter trabalho em firma e não ter experiencia eu não consigo…..pq eles só contratam com experiencia.
Os empresarios deveria dar uma oportunidade pra quem não tem experiencia, pois, ninguem não nasceu sabendo de nada, tudo na vida aprendemos, eles deveriam de pensar nisso..