Justiça impede posse da vice-prefeita

O prefeito afastado deve voltar ao cargo

A vice-prefeita de Guaxupé, Márcia Zampar, foi impedida pela Justiça de assumir a prefeitura de Guaxupé, no Sul de Minas Gerais, nesta terça-feira (15). O prefeito afastado por suspeita de fraude, Roberto Luciano Vieira, conseguiu derrubar no Tribunal de Justiça (TJ-MG) a liminar que colocava a vice-prefeita no comando da cidade.

Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, o desembargador Kildare Carvalho determinou, na segunda-feira (14), o imediato retorno do prefeito ao cargo. O desembargador entendeu que os argumentos do prefeito são válidos e que a volta de Vieira ao cargo não vai atrapalhar a apuração dos fatos no processo que tramita contra ele na justiça.

Ainda na noite de segunda-feira, os vereadores de Guaxupé arquivaram dois pedidos de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a ação do prefeito. Durante o dia, o juiz Marcos Irani havia concedido uma liminar que colocava a vice-prefeita Márcia Zampar (PV) no comando da Prefeitura de Guaxupé.

Entenda o caso

Há cinco dias o prefeito foi afastado por 180 dias, por suspeita de fraude em uma licitação para merenda escolar. A acusação é de improbidade administrativa. A vice-prefeita assumiria o cargo, mas os vereadores também pediram o afastamento dela também por suspeita de fraude em outra licitação. Na última sexta-feira (11), havia um aviso justificando inclusive o fechamento da prefeitura.

Márcia entrou com um mandado de segurança para poder assumir o cargo. O Ministério Público, por sua vez, vai pedir à polícia a abertura de um inquérito para investigar os vereadores porque eles desobedeceram uma decisão judicial. A promotoria entende que a votação da Câmara de Vereadores deve ser anulada.

O processo de improbidade administrativa contra o prefeito de Guaxupé continua aberto e ele se encontra em Belo Horizonte, de onde deve retornar no final da noite desta terça-feira.

Esta entrada foi publicada em Justiça, Noticias de Minas Gerais, Política. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário