…para baixo
A Guarda Municipal, que desde sua criação em 2007, esteve instalada e trabalhando em parceria com a Policia Militar, vai mudar para a Av. Frederico de Paula Cunha, no bairro Maristela. Excelente noticia para os cidadãos e comerciantes daquele movimentado bairro, onde o comercio é cada vez mais forte… e a criminalidade também. Excelente se a guarda fosse para lá com a estrutura física e material que tanto a guarda quanto a população está merecendo. Mas parece que não é isso que vai acontecer.
Desde a semana passada tínhamos esta informação e antes de confirmá-la na fonte, sondamos a população, os interessados e os interesses que por ventura motivaram a mudança e chegamos às nossas conclusões, que pedimos à Deus estejam erradas.
Primeiro é necessário deixar claro ao leitor que a policia militar que vemos nas ruas, na verdade pertencem a dois pelotões, o 1º que atende ao município de Santa Rita e o 2º que atende as cidades vizinhas abrangidas pela 114ª Cia que comanda os dois. A GM, como o nome diz, acompanha o 1º Pelotão, ou o inverso para ser exato; com a mudança da Guarda Municipal para o Maristela, vai com ela o 1º Pelotão.
Segundo o tenente Maximiliano, comandante do 1º Pelotão e também o Comandante da GM Sgto. Bastos, a mudança de endereço tem dois objetivos principais: atender a insistentes pedidos da população do bairro Maristela e adjacências, que clamam por maior presença das forças de segurança do município no local e, dar autonomia à Guarda Municipal.
Quando o cidadão aciona a policia para comunicar, por exemplo, que esta sendo assaltado, ele é ouvido lá no quartel, o policial recebe o pedido, repassa para os colegas que estão na rua e muitas vezes a viatura poder estar a um quarteirão do local chamado, como pode estar também no outro extremo da cidade. Isso quer dizer que tanto faz o quartel ou ponto base estar no Recanto das Margaridas, na Frederico de Paula Cunha ou na pracinha do Murilo, não vai refrescar em nada. O que importa é onde estão os policiais com a viatura. E eles não vão estar lá no quartel em frente o supermercado Maristela. Estarão atendendo BOs e patrulhando a cidade. O quartel terá apenas um atendente ou operador de radio da GM e da PM. Se um guampudo sair pela porta da frente do Maristela levando a bufunfa, o maximo que o homem da lei poderá fazer será gritar: “espere seu meliante, vou chamar meus colegas para colocar-lhe pulseiras de prata”.
O que antevemos com esta mudança, é um imenso desgaste da GM que até aqui tem sido prestativa e eficiente e uma frustração para o cidadão que chegar esbaforido no quartel pedindo ajuda. Ele vai ouvir do GM: “infelizmente não posso fazer nada, estou sozinho aqui”.
No CIDS conversamos com policiais e guardas municipais e embora ninguém se dispusesse a “gravar entrevista”, ficou a impressão de que a motivação para a mudança de endereço é totalmente política e tem por objetivo exatamente o contrario do discurso: desacreditar a corporação, criada em outra administração e desgasta-la diante da população.
Sabemos que a policia militar é totalmente independente da GM em todos os sentidos, mas a GM tem facilitado em muito a vida da PM no atendimento à população, muitas vezes chegando na frente aos locais de homizios e conflitos. A GM também não depende da Policia Militar, mas precisa dela, principalmente do seu poder de policia para melhor desempenhar seu mistér. Enfim, corre à boca pequena que o desejo da atual administração municipal é apagar qualquer coisa de bom que lembre administrações passadas.
A Guarda Municipal, criada em 2007, goza de prestigio e respeito junto à população pela sua prestatividade e eficiência. Esse prestigio poderá lhe custar a existência. Quem perderá mais será a população. Tomara que os boatos e nossas conclusões não se confirmem.
Num momento em que a cidade de Santa Rita ostenta o status de ‘uma das cidades mais violentas do Estado’, não seria o caso de fazer exatamente o inverso? Não brilharia muito mais a administração se ao invés de ofuscar o brilho da GM, duplicasse seu efetivo, aparelhasse e modernizasse suas instalações e viaturas e somasse com a policia civil, unindo e fortalecendo as três instituições que cuidam da segurança do cidadão santarritense? Afinal, não importa quem fez ou quem faz. O que importa é fazer bem feito o que é bom para o povo que escolhe e paga imposto. Mesmo que tenha que inaugurar mais uma placa com os dizeres: “… ampliada e modernizada na adm. …”. É importante e inteligente melhorar o que é bom.



























Em uma cidade do porte de Santa Rita do Sapucaí,temos necessidade de se termos uma Guarda Municipal preparada,aparelhada,com equipamentos de segurança de ultima geração sim,pois nossa cidade hoje é muita violenta,quem diz o contrário ou é politico ou nada entende de segurança pública que é dever do “ESTADO” que também diz respeito aos municipios,uma vez que o cidadão e nosso maior bem.Eu vejo nessa cidade descaso da prefeitura com á Guarda Municipal,que presta um ótimo serviço a população,se não fazem mais hoje,creio por restrição de seus comandantes e poder executivo,precisamos povo de Santa Rita nos unirmos e cobrarmos sim uma postura digna para a Guarda Municipal ser sócio educativa,preventiva e também ostensiva no comercio,praças que hoje são locais de uso de drogas,prostituição e o povo de bem não pode ir com suas famílias por não terem segurança.amigos do comércio,empresas,maçonaria de Santa Rita,entidades de classes,de bairros,e principalmente você que já foi ajudado de alguma forma pela Guarda Municipal vamos vamos unirmos e cobrarmos mais respeito com esses homens que lutam e defendem nossa terra natal.
Muito Obrigado.
Voce tem toda razão LUiz Carlos. Ja está mais que provado que o meliante age à espreita, age escondido na maioria das vezes. Age onde ele sabe que nao será descoberto e portanto não lhe trará consequencias. Onde ha a presença da policia, osgatunbos não tem vez, eles não aparecem. No caso da Guarda Municipal, que ja provou sua presteza e boa vontade, deverianão ser jogada para escanteio, mas sim apoiada, incentivada, aparelhada e motivada a trabalhar sem mais, em sintonia e parceria com a policia militar e policia civil. A guarda municipal pode e muito ajudar a reverter a estatistica que deu à nossa cidade o titulo de uma das mais violentas do Estado.
A GM é preparada,só que falta equipamentos………..tem o poder de prender ……como todos os cidadãos em flagrante delito,esta apto em ajudar em qualquer crise,tem Guardas com cursos que nenhum PM de Santa Rita tem,com capacidades de gerenciar crises na area de segurança publica.Já é um patrimônio dos cidadãos em prol ao cidadão,os Guardas são civis e conhecem de perto o clamor do povo .Só que tem politicos que são contra e não fazem nada!!!! para ajudar só criticam,talvez medo da GM usar em algum momento a lei contra eles,os Guardas são apoliticos,a maioria vem de outras cidades e não tem que passar a mão na cabeça de nehum á margem da leiiiii………..obrigado.agora sou cidadão santarritense……
Olá senhores, aqui estou para opinar sobre a nossa transferença para frederico de paula cunha.Na verdade só quero avisar os navegantes ;nos não vamos deixar a peteca cair porque não tenho que omitir, se for necessário continuaremos a emcomodar aqules que estão as margens da lei. Nossa missão e ampla,é nobre e não temos que baixar nossas cabeças e muito pelo contrário…sabe porque?porque nos temos que obedecer a lei e não a fulano ou bertano.NÃO NOS PERGUNTE DOS QUE SOMOS CAPAZ, DEI-NOS A MISSÃO…URRA11111
È isso ai colega Liel………………que venha o marginalllllllllllllllll
OBS: NOS NÃO TEMOS QUE OMITIR ;NOS NÃO TEMOS;NOS NÃO TEMOS ;NOS NÃO TEMOS ;NÓS NÃO TEMOS,REPITO NÓÓÓÓS NÃO TEMOS E NÃO VAMOS…………………….
Muito importante esta participação dos Guardas Municipais neste debate, pois por muitas vezes engolimos a seco os comentários de populares, para não expor os verdadeiros obstáculos que nossa GM vinha enfrentando.
Segurança Pública não é local pra brincadeira, nem para individualismo ou cabide de emprego.
Enquanto não formos levado à sério, quem paga é o contribuinte.
PEC 534/02 JÁ!!!
I ai colega,NEM PARA AMADORES>>>>>>>>>tudo de bom
Parabéns pela postagem!
Guarda Municipal:
Amparada pela Constituição Federal, é formada para proteção dos bens, serviços e instalações, conforme dispuser lei.
No Código Civil art 99 temos as definições de Bens Públicos; entre eles as ruas e praças.
Na lei Complementar 061/06 temos como atribuição a garantia do funcionamento dos serviços de responsabilidade do município.
No art 301 do Código de Processo Penal, temos que qualquer do povo poderá, e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.
a SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), criou a Matriz Curricular para regulamentar o perfil das GM’s, e dentre elas estão os trabalhos preventivos (extintos em 2008), os de fiscalização (não regulamentados até a presente data), e repressão se for o caso (sem comentário).
Todo apoio que a Guarda Prestou em casos de acidentes ou incêndios e desastres, apesar de algumas vezes serem criticados, foram quase que só realizados com a força de vontade do agente, pois apesar de se ter um efetivo completo de Guardas com Formação Básica em Brigadista, todo efetivo formado em Resgate, Alguns Socorristas, Vários Promotores de Polícia Comunitária, Direitos Humanos, Instrutores de Defesa Pessoal, Instrutor de Segurança Pública…
Ainda não podemos prestar um serviço completo a população como ela merece.
Não fazemos parte do quadro funcional somente para ter nosso salário creditado na C/C no início de cada mês, mesmo por que se fosse por isso não valeria a pena. (isso é coisa de mercenários).
Nossa causa é nobre, e merece apoio de todos aqueles que acreditam num amanhã melhor de se viver.
“Se todos pensarem primeiro no fruto que deve gerar, ficará melhor para se plantar”.
Deus esteja com todos!!!
2ª postagem
Nosso compromisso vai muito mais além da lei 061/06.
Temos um compromisso com a população.
PEC 534/02 “URGENTE!!!”