Começa nesta quinta-feira, 3, o 1° Festival de Petisco de Boteco, evento gastronômico que tem como finalidade premiar as receitas de porções mais saborosas preparadas por bares e restaurantes de Pouso Alegre.
As receitas premiadas serão as mais votadas pelo público e jurados que visitarão o estabelecimento e votarão segundo uma lista de critérios como degustação, apresentação, atendimento e ambiente.
O evento será realizado pela Prefeitura de Pouso Alegre, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ação Regional e Turismo, e visa promover uma forma de lazer para a população de Pouso Alegre, valorizando o comércio local e incentivando o roteiro gastronômico da cidade. ´É de grande importância valorizar o que a cidade tem de bom para oferecer, principalmente quando se pode interagir com a população proporcionando lazer e cultura´, diz o Prefeito Municipal Agnaldo Perugini.
Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Kléber Bordignom, o Festival vai favorecer o turismo da cidade. ´O evento também é muito importante para incentivar o turismo de lazer na cidade, uma vez que Pouso Alegre, hoje, recebe um grande número de turistas que vêm a cidade somente a negócios´, diz Bordignom.
Serão quinze estabelecimentos, entre bares e restaurantes, participantes. Todos já foram selecionados, cada estabelecimento se inscreveu com apenas 1 prato de sua especialidade que será padronizado em gramatura e preço. Cada porção possuirá 200g e será comercializado a um valor de R$ 5.
Durante o evento, os pratos serão julgados em 2 quesitos: voto técnico composto por jornalistas, membros da organização, cheff profissional e representante do poder público e sociedade, e através do voto popular, no qual o cidadão comum que degustar o petisco inscrito também votará. Não será avaliado apenas o sabor do petisco, mas também outros fatores importantes na ambientação do evento como temperatura da bebida, ambiente e atendimento. A votação será realizada por amostragem, ou seja, um estabelecimento que atende, por exemplo: 30 ou 40 pessoas por dia, concorrerá de igual para igual com um estabelecimento que atende acima de 100 pessoas por dia. Serão premiados os 1º, 2º e 3º colocados na somatória total e o primeiro colocado ganhará a divulgação em mídia local e TV.
O evento acontecerá entre os dias 3 e 12 de dezembro de 2009 e cada estabelecimento atuará em seu horário normal de funcionamento.
Para saber o endereço dos restaurantes clique em http://www.tvuai.com.br/

























