O Globo
SÃO PAULO – A Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou, nesta quarta-feira, a terceira morte por meningite meningocócica em Araguari, no Triângulo Mineiro. Trata-se da enfermeira Marcela Maria da Costa, de 26 anos, que morreu há 11 dias. A cidade anunciou que mesmo não havendo mais casos suspeitos, a faixa jovem da população será imunizada contra a doença. O estado de Minas Gerais começou no último fim de semana uma campanha para vacinar crianças de 3 meses a 1 anos e 11 meses.
Nesta quarta-feira, o estado da Bahia também anunciou que vai vacinar crianças de até cinco anos contra a meningite do tipo C.
A enfermeira Marcela trabalhava em um posto de saúde e teve contato com outra vítima da doença, o estudante de Medicina Diogo Guimarães, de 22 anos. A primeira vítima com suspeita da doença foi Tuana Garcia Ribeiro, assim como Diogo, também aluna da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac).
O resultado do exame da enfermeira foi recebido pela Gerencia Regional de Saúde (GRS) de Uberlândia nesta quarta-feira vindo do Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais . Um quarto jovem com meningite meningocócica se recuperou e passa bem.
Apesar da cidade não registrar novas suspeitas da doença, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde de Minas Gerais e a GRS de Uberlândia decidiram imunizar jovens de 18 a 25 anos residentes em Araguari. A vacinação acontecerá de 7 a 11 e de 14 a 18 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo General Mário Brun Negreiros, das 8h às 17h. Estima-se que cerca de 15,4 mil pessoas sejam imunizadas.
A notícia das mortes por meningite havia provocado uma corrida por vacinas em unidades de saúde de Araguari.
Bahia é o estado com mais casos de meningite
O governo da Bahia anunciou nesta quarta-feira a compra de 1,5 milhão de doses de vacinas contra a meningite tipo C, que serão aplicadas a partir de janeiro de 2010 em crianças com até cinco anos, inicialmente. Os medicamentos foram adquiridios com recursos do estado e do Ministério da saúde. O secretário municipal da Saúde de salvador, José Carlos Brito, anunciou que colocará os 130 postos da cidade à disposição do governo estadual para a campanha.
A Bahia é o estado com maior número de mortos por meningite. Segundo a secretaria estadual de Saúde, de 1º de janeiro a 7 de novembro deste ano, exames laboratoriais confirmaram 1143 casos de meningite no estado, de todos os tipos da doença. Destes, 126 evoluíram para óbito. Em todo o ano 2008, foram 1279 casos confirmados, com 123 mortes. Dos 1143 casos confirmados de meningite no estado em 2009, 162 foram de meningite tipo C. Destes 162 pacientes, 42 morreram. Em 2008, apenas do tipo C de meningite, foram registrados 137 casos, sendo que 26 evoluíram para óbito.
Em Salvador, o menino Daniel, de 7 anos, morreu no Hospital Roberto Santos, em Narandiba, com a doença. A menina Camille Raíssa, de 4 anos, que mora no mesmo bairro em que Daniel morava, a Caixa D’Água, foi internada com a doença no Hospital Couto Maia, que é referência para meningite na Bahia. Segundo a secretaria, exames já comprovaram que ela tem a doença.
Depois do enterro de Daniel, há duas semanas, moradores fizeram um protesto no bairro Caixa D’Água, pedindo para serem vacinados contra a doença. Mas a secretaria de Saúde disse à epoca que não há necessidade de vacinação preventiva, pois não há um surto da doença concentrado numa região específica em Salvador.
A região de Porto Seguro, no sul da Bahia, sofre com um surto de meningite tipo C, a forma mais grave da doença, segundo a secretaria de Saúde. Pelo menos oito casos foram confirmados, com seis mortes, entre elas a de um turista de São Paulo.

























