Prefeituras recebem apoio para tratamento do lixo

Parceria entre Feam e Ufla oferece consultoria para a destinação correta dos resíduos

 

EPTV

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) fez uma parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) para auxiliar as prefeituras mineiras a dar uma destinação correta ao lixo.

Técnicos e engenheiros das duas instituições vão ajudar nos processos de captação de recursos para a instalação de aterros controlados ou sanitários e dar toda a assistência técnica.

Em Elói Mendes, o projeto está adiantado e existe a possibilidade de se fazer até um consórcio com uma cidade vizinha. O lixão fica há cerca de dois quilômetros da cidade e recebe 12 toneladas de lixo por dia. Além da poluição ambiental, há risco para a saúde de quem trabalha no meio de tanta sujeira. A prefeitura planeja desativar a área e levar o lixo para um local apropriado.

O projeto ganhou o apoio da Ufla e da Feam , que estão dando orientações técnicas para melhorar o tratamento do lixo na cidade. Ao invés de um aterro controlado, onde o lixo é apenas coberto com terra, está sendo construído um aterro sanitário.

A maior parte da infraestrutura já está pronta. Há um galpão para separar o material reciclável e um local coberto para depositar o lixo hospitalar, lixo tóxico e animais mortos. Também há um espaço destinado ao lixo que não pode ser aproveitado, com solo impermeabilizado para evitar contaminação.

Está prevista ainda a construção de uma usina de compostagem onde a matéria orgânica vai virar adubo. O aterro deve ser inaugurado no inicio do ano que vem e vinte pessoas devem trabalhar no local.

O aterro de Elói Mendees também deve receber o lixo produzido pela cidade vizinha de Monsenhor Paulo, que vai pagar pelo serviço.

Segundo professor Antônio Marciano, do departamento de Engenharia da Ufla, um dos focos do projeto é incentivar as cidades a montarem consórcios, o que diminuiria os gastos e seria mais fácil para a adequação às leis ambientais.

Os técnicos da Ufla e da Feam atendem mais dezenove cidades da região e outros 40 municípios devem assinar parceria até o mês que vem.

Esta entrada foi publicada em Noticias de Minas Gerais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário