Bactéria em sistema de captação de água causou surto de diarréia

Prefeitura será notificada sobre a má qualidade da água

 

EPTV

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) divulgou, nesta quinta-feira (19), o resultado das análises da água encanada e das fontes de Cambuquira, no Sul de Minas Gerais, e constatou a presença de uma bactéria que causou o surto de diarréia na cidade. Cinco amostras coletadas no sistema de captação de água do município, revelaram altos indíces da bactéria escherichia coli, que torna a água imprópria para o consumo.

Desde o dia 30 de outubro, cerca de 300 pessoas receberam atendimento médico em Cambuquira com sintomas de enjoo, vômitos, dor de cabeça, diarréia e indisposição. A Gerência Regional de Saúde (GRS) recolheu e enviou para a Funed amostras da água mineral do parque, da água da rede pública e de nascentes, além de amostras das fezes de pessoas que passaram mal com o surto. A bactéria esquerichia coli é encontrada na água doce e pode causar infecção no intestino.

Segundo a GRS, a Prefeitura de Cambuquira deve ser notificada sobre a má qualidade da água in natura do município. O órgão deve pedir também explicações sobre as condições precárias do sistema de captação de água do município.

Mesmo com o resultado em mãos, o prefeito de Cambuquira, Evanderson Xavier, disse não acreditar que a água do município seja a responsável pelo surto na cidade. Segundo ele, uma estação de tratamento de água será construída na cidade no ano que vem.

Esta entrada foi publicada em Noticias de Minas Gerais, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário