Varginha: 45 pacientes ficam sem atendimento de quimioterapia

Vigilância Sanitária determina que tratamento seja feito em outras cidades

 

EPTV

Pelo menos 45 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ficaram sem atendimento quimioterápico nos últimos dias no Hospital Bom Pastor, em Varginha, por causa da falta de quatro medicamentos. Está em falta o inibidor de aromatase, usado no tratamento do câncer de mama. O cloridrato de doxorrubicina, para combater linfomas e tumores no ovário. Também está em falta o pamidronato dissódico, que evita a metástase óssea e a cisplatina, contra os tumores de cabeça e pescoço, esôfago, pulmão e testículo.

“Venho de longe e não tem remédio é duro”, disse a dona-de-casa Vanilda César, de Camanducaia.
A Vigilância Sanitária determinou que os pacientes sem atendimento fossem transferidos para hospitais de Alfenas, Poços de Caldas e Divinópolis, no Centro Oeste de Minas.
O Bom Pastor é referência no tratamento de câncer na região e são atendidos por mês cerca de um mil pacientes de 170 cidades da região para quimioterapia.
O hospital afirmou que todos os problemas serão solucionados até terça-feira (10). O hospital passou por problemas financeiros. Laboratórios também tiveram problemas para entregar os medicamentos.
Esta entrada foi publicada em Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário