De acordo com a seção de Estatística da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, de janeiro a novembro foi registrado o aumento de 20% nas ocorrências de estelionato em Itajubá, comparado ao mesmo período de 2008.
O 2º Tenente Diego Marchena Valote, comandante do Pelotão de Choques ressaltou que nas duas primeiras semanas de todo mês, quando há um volume maior de pessoas na região central, aumenta também a quantidade de ocorrências de casos de estelionato. “Há diversos tipos de estelionatos, mas geralmente os criminosos partem do princípio de que a vítima escolhida tem que acreditar que está levando vantagem. Dessa forma, arma-se uma situação em que ela é envolvida.”, explicou.
Para garantir a segurança, a Polícia Militar mantém uma equipe específica nos dias de pagamento nas proximidades das agências bancárias para orientar idosos e mulheres, maioria absoluta das vítimas dos estelionatários.
Valote reforçou que a grande preferência é por alguém que acabou de sacar alguma quantia em dinheiro e para convencer as vítimas, os golpistas sempre estão bem vestidos e usam de argumentos inteligentes. “Existem duas medidas preventivas para não se tornar a próxima vítima: não envolva com pessoas estranhas e nem acredite em lucro fácil”, afirmou.
Acreditar e confiar no trabalho da Polícia Militar é uma das melhores medidas após cair em um golpe, disse Valote. Ele relatou que muitos sentem ‘vergonha’ de terem sidos enganados e omitem o fato. “A vítima precisa registrar o fato para iniciarmos junto da Polícia Civil um processo de investigação”, salientou.
A 5ª Companhia investe na prevenção e realiza trabalhos junto à comunidade. Todo início de mês, militares divulgam na mídia local dicas de segurança.
FONTE:JORNAL SUL DE MINAS

























