Três pessoas da mesma família morrem por causa das chuvas

Hoje em Dia


Pai e duas filhas – de um e cinco anos – dormiam no mesmo quarto, destruído pela terra que desceu de um barranco, no Bairro Val Paraíso, em Cariacica. A previsão é de que volte a chover nesta segunda-feira no Estado.

 

NESTOR MULLER – SECOM/ES

Chuva no ES

Vinte e sete municípios foram atingidos e 112 mil edificações foram afetadas de alguma forma

 

Três pessoas da mesma família morreram soterradas na madrugada deste domingo (01), em decorrência do temporal que atingiu o Espírito Santo por cinco dias, entre terça-feira e a noite de sábado. Pai e duas filhas – de um e cinco anos – dormiam
no mesmo quarto, destruído pela terra que desceu de um barranco, no Bairro Val Paraíso, em Cariacica.

 

As chuvas já deixaram desabrigadas 1.887 pessoas e outras 2.677 ficaram desalojadas. Desde 1976, não chovia tanto no Estado no mês de outubro, segundo o Centro de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incater).

 

Os vizinhos de Claudionor Teles, 57 anos, que morreu soterrado, foram acordados pelo estrondo provocado pelo deslizamento da terra e tentaram socorrer a família. Motoristas de ônibus que passavam no local chegaram a interromper a viagem para participar do socorro. Claudionor foi encontrado morto, com a filha caçula, Daniele, 1 ano, nos braços. Daniele e a irmã, Ariadnes, 5 anos, foram retiradas dos escombros com vida, mas não resistiram.

 

A mãe das crianças, Márcia Boni, 34 anos, e a filha mais velha, Digriane, 7 anos, estavam em outro cômodo e sofreram escoriações. Medicada, Márcia foi liberada pelos médicos hoje pela manhã. Digriane permanece internada no Hospital Infantil de Vitória e seu estado de saúde é estável, segundo informação da Secretaria Estadual de Saúde.

 

A chuva deu trégua neste domingo e uma equipe de 40 homens do Corpo de Bombeiros conseguiu chegar a Santa Leopoldina, cidade que está isolada do município vizinho, Cariacica. Os bombeiros usaram um caminhão e dois barcos para chegar ao local.

 

“Eles encontraram 300 pessoas alojadas numa escola, em Barra do Mangaraí, e seguiram para outras regiões da cidade”, afirmou o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Samuel Rodrigues. “Tivemos 27 municípios atingidos pelas
chuvas. A situação está pior nos municípios de Serra, Viana e Vila Velha, na Grande Vitória, além de Santa Leopoldina. São as piores chuvas já registradas no Estado em 30 anos”.

 

De acordo com Rodrigues, 112 mil edificações foram afetadas de alguma forma (estão isolados, ou em áreas alagadas ou sofreram rachaduras, entre outras ocorrências). Em Vila Velha, onde alguns bairros foram isolados, equipes do Exército estão socorrendo os moradores.

 

A Polícia Rodoviária Federal informou que trechos da BR 262 (ES-MG) foram interditados parcialmente nos quilômetros 30, 35 e 38, na região de Domingos Martins. A previsão do Centro de Meteorologia do Incater é de que volte a chover nesta segunda-feira no Estado.

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário