DIVINÓPOLIS – Ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas aumentaram 367% em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, de janeiro a setembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2008. Os dados foram divulgados pela Polícia Militar, durante o Parlamento Popular, realizado pela Câmara de Vereadores.
O capitão Marciel Araújo Ferreira, chefe da seção de Emprego Operacional do 23º Batalhão, atribui o crescimento ao incremento das ações de combate, juntamente com a Polícia Civil e a administração pública, mas não nega que o crime também evoluiu na cidade, como em todo o Brasil.
Segundo o capitão, grande parte das apreensões de drogas na cidade envolvem pequenas quantidades de entorpecentes, principalmente o crack. “O aumento do tráfico é significativo em todo o país, assim como em Divinópolis. Com a nova lei do tóxico, que abranda a penalidade para o usuário, muitos traficantes têm mudado a estratégia e carregado pequenas quantidades de drogas”, disse.
O capitão afirmou que a polícia tem monitorado áreas com maior incidência de tráfico e registrado crescimento entre 2006 e 2009. Considerando o período de janeiro a setembro, foram 29 ocorrências em 2006, 58 em 2007, 66 em 2008 e 242, em 2009.
“Acreditamos que seja necessário também o atendimento àqueles que realmente são dependentes químicos, porque se os usuários forem extintos, não haverá traficantes”, disse.
Para combate ao tráfico, a PM intensificou as operações de combate, como “Inquietação”, “Saturação e Desmonte”. Além disso, com a instalação do Grupo Especializado em Policiamento em Áreas de Risco (Gepar), atuando principalmente no Aglomerado do Alto São João de Deus (Laginha), a criminalidade caiu. Outros programas têm contribuído, como blitze, grupo moto-tático, patrulha rural e a base comunitária móvel.
FONTE:JORNAL HOJE EM DIA

























