Segurança no Trânsito
A utilização de Cinto de Segurança ou Capacete, ainda é coisa rara para nossos motoristas e motoqueiros que os acham desnecessários.
É conhecido por todos os inúmeros danos que a falta de segurança no trânsito têm trazido à nossa sociedade, colocando muitas vidas em risco, tanto dos que dirigem seus veículos pelas vias públicas, quanto dos pedestres que por elas circulam.
Santa Rita do sapucaí ainda é uma cidade com ruas estreitas o que aumenta os riscos de acidentes. Não há ainda nas escolas a preocupação de se falar com crianças e adolescentes sobre normas de segurança no trânsito.
Notem que a cidade recebeu recentemente sinalização horizontal e vertical, para orientar o trânsito e torná-lo mais seguro. Mas os motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas sabem usar esta sinalização?
![]() |
Temos visto um aumento considerável de acidentes de trânsito que poderiam se evitados com facilidade.
A utilização de Cinto de Segurança ou Capacete, ainda é coisa rara para nossos motoristas e motoqueiros que os acham desnecessários. No entanto, uma pessoa que pese 60Kg, estando no banco traseiro de um veículo sem cinto de segurança, numa colisão a 60Km/h, é arremessado contra o banco dianteiro com uma força equivalente a quase uma tonelada. Uma criança em torno de 5 anos de idade pesando 20Kg, nesta mesma situação, provoca um impacto de 300Kg.
Por isto nunca é demais lembrarmos algumas regras básicas que devem ser seguidas:
Motorista:
1.Cumpra as normas de trânsito;
2.Não pare ou estacione em locais não autorizados;
3.Não exceda o limite de velocidade;
4.Use a buzina somente quando necessário;
5.Tenha cuidado ao movimentar o veículo em marcha a ré;
6.Não beba antes de pegar a direção de um veículo;
7.Não pense que pode dominar o sono, pois ele é traiçoeiro e pode causar acidentes, por isso ao sentir-se com sono pare, durma um pouco e depois continue sua viagem.
8.Utilize sempre os equipamentos de proteção ao guiar uma motocicleta;
Ciclista:
1.Procure usar sempre os equipamentos de segurança;
2.Não corra ao transitar em via de pedestres;
3.Procure usar as ciclovias;
4.Não transite em vias expressas.
SEGURANÇA DO PEDESTRE
Motoristas e pedestres travam verdadeiras batalhas nas ruas e estradas. O resultado é um saldo elevado de atropelamentos por ano, com muitas vítimas fatais.
De quem é a culpa?
Dos motoristas? Em parte sim, porque muitos não obedecem às leis de trânsito. Mas os pedestres também são culpados. Eles também não obedecem às leis de trânsito. A segurança do pedestre depende de sua própria disciplina, eles devem observar algumas regras básicas:
• Atravesse as ruas com atenção. Antes de deixar a calçada, observe de onde vêm os carros.
• Atravesse sempre na faixa de pedestres, quando houver.
• Ande sempre pela calçada. Quando não existir calçada, caminhe no sentido contrário ao do tráfego para ter melhor visão dos veículos.
• Nunca desça de um ônibus fora do ponto. Se não for possível evitar, antes de descer olhe bem se nenhum carro ou moto está vindo em sua direção.
• Nunca abra a porta ou desça de um carro estacionado sem primeiro olhar se estão passando pedestres ou veículos.
• Use roupas claras (ou um sinal luminoso) para andar à noite. Isso permite que os motoristas vejam você.
• Nunca passe correndo na frente de uma garagem. Pare e olhe se não está saindo nenhum carro.
• Não deixe crianças brincando na rua sozinhas. Elas se distraem facilmente e não percebem o perigo.



























prezado giacomo,permita-me um comentario: voce já reparouque os nossos policiais trafegam nas viaturas sem o uso obrigatorio dos cintos de segurança? isto vale tanto para o motorista como para os demais ocupantes do veículo. voce já reparou nos nossos policiais dirigindo e falando ao celular ao mesmo tempo? ainda não viu? então passe à reparar. voce já viu viaturas policiais estacionadas acintosamente na contra-mão nas vias públicas de srsapucaí. estas observações valem para a Policia Militar, Policia Civil e Guarda Municipal.
Caro amigo Ricardo Rennó
Muito obrigado pelo comentário,e estaremos repassando o mesmo ao comando da Polícia e da Guarda Municipal.
E postaremos a resposta dos mesmos quanto a este fato,ok?
abraços