A venda desse tipo de leite está proibida no Brasil há quase 40 anos
A Vigilância Sanitária determinou o fim da comercialização do leite in natura em São Thomé das Letras, no Sul de Minas gerais. A prática deve ser paralisada até o final de outubro, apesar de já estar proibida no Brasil há quase 40 anos.
O comércio é feito no centro da cidade. Caminhonetes e carroças descarregam os galões à espera de consumidores, que levam suas próprias vasilhas. Algumas mercearias também recebem e vendem o produto. “Eu sei que a prática é ilegal, mas o dinheiro ajuda na renda da família”, diz o produtor rural Humberto Eustáquio de Souza.
“O preço é um dos atrativos. Eu Também sempre fervo o leite antes de consumi-lo”, diz a professora Dulcinéia da Silva Pereira. O coordenador da vigilância sanitária estadual, Luis Augusto Condi, diz que o leite in natura pode conter bactérias que não são eliminadas, mesmo se o produto for fervido. “O consumo pode causar infecções no intestino e no estômago”, informa Condi.
A Vigilância Sanitária do município informou que pelo menos 15 produtores fazem a venda do leite in natura. Segundo Condi, a punição cabe aos produtores que terão o leite apreendido. Os comerciantes podem ser advertidos, multados e terem o estabelecimento interditado.

























