Nova forma de policiamento
Buscando previnir atos criminosos e antecipar-se aos delitos, o novo modelo de policiamento é o Comunitário.Nesta filosofia de trabalho o agente busca aproximação com a sociedade para conhecer a realidade, e criar formas para a solução das causas dos problemas, e não esperar para reprimí-los.
As Guardas Municipais são instituições que podem e devem trabalhar ativamente nesta questão, pois seus agentes são permanentes no município, e não serão relocados para outra localidade de nenhuma maneira.Somente inserido à comunidade, o agente poderá se municiar de informações para criar ações preventivas norteadas para a questão da desistimulação do jovem a vida criminosa.Não pode-se admitir um agente que se distancia da população criando uma barreira de ecesso entre o cidadão e o Guarda. Pois o Guarda trabalha para o bem estar da população e é nela que deve estar focado todos os esforços para um serviço de qualidade.Outro fator importante dentro do trabalho preventivo é a união dos diferentes órgãos responsáveis pela defesa social, criando assim uma cadeia de informações para que uma atividade dê continuidade ao entrar na competencia da outra instituição.
A Guarda Municipal de Santa Rita do Sapucaí-MG executou em 2008 Trabalhos Comunitários com uma grande aceitação pela população, estando suspensos temporariamente, porém com os projetos prontos .
Por fim: O cidadão não deve ser visto como um inimigo do agente, e o agente não deve ser tratado como um inimigo da população, pois este trabalha para a população, e visa ajudá-la.
Frases que distanciam as crianças dos agentes:
” Não faça isso senão o guarda vai te pegar”
“Olha lá o guarda vai te prender”…
Por isso estas frases não devem ser usadas pelos pais, pois colocam os Guardas como figura repressora para a criança.
Texto postado por Elivélson Soares
Guarda Municipal (Promotor de Polícia Comunitária)
fonte: http://guardamunicipaldesantaritadosapucai.blogspot.com/2009/10/nova-forma-de-policiamento.html



























