Exposição Itinerante da Assembléia estreia na Câmara Municipal


exposiçãoPouso Alegre é a primeira cidade de Minas a receber a exposição itinerante que conta ´A Formação do Povo Mineiro´. A exposição está acontecendo na Câmara Municipal, resultado de uma parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O objetivo da mostra é estimular a reflexão sobre os principais movimentos que influenciaram a constituição do Estado e promover ações de capacitação em gestão de arquivos institucionais e da memória das casas legislativas.

Os vereadores Moacir Franco e Laércio Machado (PTB) conseguiram junto ao Centro de Atendimento das Câmaras Municipais (CEAC) em Belo Horizonte, que a exposição viesse em primeira mão para o Município ´A exposição estará presente na cidade no mês do seu aniversário. Das dez localidades que irão receber a exposição, Pouso Alegre é a primeira a sediar esse evento de grande importância para a cidade´, afirma Franco.

A exposição teve inicio nesta terça-feira, 6, e deve permanecer no ´Plenárinho´ da Câmara de Pouso Alegre durante 30 dias, aberta à visitação pública, envolvendo toda a sociedade, em particular os estudantes. Acompanham a Exposição ´A Formação do Povo Mineiro´: o Painel temático História, Memória e Sociedade, que irá abordar o papel das instituições públicas através de uma palestra e o curso de Noções Introdutórias de práticas Arquivísticas.

A Exposição itinerante irá visitar algumas Câmaras de Minas Gerais localizadas em cidades-pólo. No mês de outubro, como homenagem a reabertura do Museu Municipal Tuany Toledo, estará presente em Pouso Alegre. A iniciativa resulta da parceria entre as Câmaras Municipais mineiras e Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo e Centro de Apoio às Câmaras da ALMG.

Exposição
A exposição Formação do Povo Mineiro aborda temas e períodos que marcaram a história de Minas, do ponto de vista da constituição do seu povo e da formação do seu território. São destacados os aspectos mais relevantes de cada um dos períodos abordados pelos expositores. A mostra conta com suporte de um conjunto de DVDs, gerado a partir da edição e digitalização das palestras O painel temático dá destaque à importância do registro histórico na construção da identidade e na criação de oportunidades de acesso e envolvimento da comunidade.

Já o curso de práticas arquivistas visa contribuir para a disseminação de um comportamento mais zeloso no trato dos documentos públicos. Essa iniciativa quer contribuir com a campanha promovida pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), em parceria com o Conselho Estadual de Arquivos (CEA) e com o Arquivo Público Mineiro, que tem o objetivo de sensibilizar os agentes da administração pública municipal, para a importância da criação, implantação e manutenção dos arquivos públicos municipais.

De acordo com o Censo Legislativo realizado pelo Interlegis, quase todas as câmaras mineiras armazenam documentos em condições precárias e não possuem um profissional responsável pelo manuseio dos registros documentais.

Para a realização do projeto, a ALMG vai emprestar a Exposição Itinerante, disponibilizar servidores, formatar e produzir o curso e o material didático e fazer a divulgação. As câmaras municipais que sediarão as etapas do projeto vão colaborar com o transporte e hospedagem dos palestrantes e da exposição, infraestrutura para o curso e disponibilização de espaço e de pessoal.

Visitas
As visitas à exposição acontecem de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h e serão orientadas. As escolas e instituições interessadas devem agendar a visita pelo telefone (35)3423-8357, com Madu Macedo ou Rosana Borges.

Com informações de Leidiana Palma e foto de Alair Vieira

Esta entrada foi publicada em Diversão/Videos, Noticias de Minas Gerais e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário