Ladrão arrependido devolve peça sacra furtada há 60 anos de igreja

cidades@eband.com.br

Um ladrão arrependido decidiu devolver uma peça sacra furtada há 60 anos de uma igreja em Mariana, no interior de Minas Gerais. A cruz foi enviada à paróquia pelos correios, acompanhada de um pedido de desculpas.

A cruz de madeira folhada a ouro voltou à coroa do santo com direito a mea culpa; o autor do furto devolveu a peça do século XVIII junto com uma carta anônima que dizia: “quero pedir perdão ao povo de Mariana e aos fieis por esse ato de vandalismo que cometi anos atrás”.

De acordo com Ladin Gamarano, vice-presidente da Terceira Ordem Franciscana, a carta veio de um endereço falso do Rio de Janeiro, “que nem a Polícia Federal vai conseguir encontrá-lo. A peça foi levada de um altar barroco na década de 40.

Como estava desaparecida há tantos anos, muita gente nem sabia que ela existe. Agora, pessoas que vivem em Mariana fazem as vezes de turistas e querem conhecer a Cruz de São Luiz.

A igreja de São Francisco de Assis é tombada pelo patrimônio histórico e artístico nacional. Como o inventário de tudo o que há nela foi feito bem depois do roubo, em 1989, a cruz não foi registrada e por isso está fora na lista de 350 peças sacras desaparecidas em Minas Gerais.

Esta entrada foi publicada em Geral e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário