Câmara Jovem dá lição de cidadania e mostra problemas ao prefeito


camjovemOs vereadores jovens de Pouso Alegre, do projeto Câmara Jovem, deram uma verdadeira aula de cidadania na tarde desta quarta-feira, 30. Para uma plateia de cerca de 200 pessoas, da qual fez parte o prefeito Agnaldo Perugini, eles apresentaram seus estudos e pesquisas dos principais problemas da cidade, desde desenvolvimento sustentável a direito do consumidor, passando por acessibilidade, trânsito e direito da criança e adolescente.

O primeiro grupo de vereadores jovens, estudantes do Colégio São José, falou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, com destaque para o problema de crianças fora da escola. Para ilustrar a apresentação, foi convidada para a abertura a fanfarra com 27 crianças da creche Irmã Ester, do bairro São João. Em seguida jovens vereadores mostraram em fotos e vídeos que é preciso investir na construção de novas unidades de creche no município e dar melhor estrutura para as que já existem. Muitas mães não conseguem vagas para deixar seus filhos e para o trabalho. Além das sugestões, os estudantes farão um mutirão de limpeza e pintura na creche Irmã Ester.
camjovem
Pavimentação das ruas, avenidas e praças da cidade foi o assunto tratado pelo segundo grupo de vereadores jovens do Colégio Anglo. Durante o período de pesquisa, os estudantes foram buscar em cidades vizinhas, como Extrema, exemplos de como é possível cuidar bem das ruas com uma pavimentação que equilibra qualidade, durabilidade e respeito ao meio ambiente. Os exemplos trazidos como sugestão para ser implantado em Pouso Alegre são: asfalto feito com pó de pneu velho, cinco vezes mais resistente que o asfalto comum, e a pavimentação intertravada que tem um efeito estético bonito e também é ecologicamente mais correto. Para esse grupo, os problemas da cidade têm soluções desde que pensado em conjunto entre população e poder público.

Com base em muita pesquisa e análise de documentos e leis municipais, os alunos da Escola Estadual José Marques de Oliveira relataram onde a cidade está errando no desenvolvimento sustentável. Segundo as pesquisas, existem várias soluções que estão apenas no papel e outras que ainda não estão em lugar nenhum. Para ilustrar foi mostrado o grave problema do lixão a céu aberto que fica as margens do rio Mandú, próximo a captação de água feita pela Copasa. Para os vereadores jovens desse grupo, falta planejamento para o desenvolvimento sustentável. Um desses erros seria a falta de uma secretaria de meio ambiente. A dica deles: é preciso fazer uma política de respeito ao meio ambiente, que também será de respeito à vida. Os estudantes solicitaram também que o município participe do programa ´Agenda 21´, pois detectaram uma total falta de planejamento a longo prazo.

As dificuldades e desrespeito no trânsito foi o tema dos vereadores jovens da Escola Estadual Monsenhor José Paulino. Com gráficos estatísticos, foram apresentados os números de acidentes no trânsito de Pouso Alegre nos últimos anos. Apenas no primeiro semestre de 2009 foram 251 ocorrências. Circula pela cidade 55 mil veículos por dia, o que é caótico para o pousoalegrense. Os estudantes pediram que os vereadores analisassem como estão feitas as mudanças na sinalização da cidade e o contrato com a empresa responsável pelo serviço.

Muitas pessoas desconhecem seus direitos de consumidor, pensando nisso, os vereadores do Colégio CNEC buscaram as orientações em leis como o Código de Defesa do Consumidor e outras leis federais, estaduais e até municipais. A maioria não é cumprida, como o tempo de espera numa fila de banco não poderia ultrapassar 15 minutos; a meia entrada em shows e eventos culturais não é respeitada em Pouso Alegre, o que cabe multa de até mil vezes o valor do ingresso. Para os parlamentares jovens, há um longo caminho a percorrer na conscientização das pessoas. O Procon é um importante órgão que ampara os consumidores, mas tem de ser acionado.

Os direitos à acessibilidade também foi analisado. Os estudantes do Colégio Objetivo, com a ajuda da linguagem de sinais, explicaram que existem leis em Pouso Alegre que garantem alguns benefícios, mas muitos ainda não são contemplados. Há problemas de falta de estruturas em escolas, ruas, praças, etc.. Ao mesmo tempo em que tem essas dificuldades, entidades no município fazem um bonito trabalho de inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e na vida social.

Encerrando as apresentações, depois de seis meses de trabalho de campo, com entrevistas e pesquisas, duas vereadoras jovens, representando o Colégio Bandeirante, falaram de saneamento básico. Elas mostraram a importância do saneamento básico para a saúde da população de uma cidade. Não é por acaso que esse item é de grande relevância na hora de se diagnosticar qual o grau de desenvolvimento de um país ou cidade. Em Pouso Alegre existem graves problemas, principalmente, no bairro São Geraldo e toda a população ainda não tem o benefício do esgoto 100% tradado.

Após essa etapa de levantamento dos problemas, os vereadores jovens farão reuniões com as autoridades responsáveis de cada setor que encontraram problemas e tem sugestões de melhorias. Terão ainda atividades em praça pública para a conscientização da população sobre seus direitos e deveres.

Os jovens agradeceram a Câmara pelo projeto ´Vereador Jovem´ e às coordenadoras do projeto, Madu Macedo e Rosana Borges.

Estudantes são elogiados pelas autoridades presentes no evento
Ao final da apresentação de cada grupo do programa Câmara Jovem, eram sete escolas representadas, a platéia formada por professores, diretores de escolas, pais e representantes de entidades aplaudiram os jovens com entusiasmo. As autoridades que acompanharam no plenário da Câmara também ficavam com admiração de ver os resultados das pesquisas.
plateia
Estavam presentes, o prefeito municipal, Agnaldo Perugini, o vice-prefeito, Tony Mariosa, o presidente em exercício da Câmara, vereador Marcus Vinícius Teixeira, o presidente da ABEL (Associação das Escolas do Legislativo do Senado Federal) Florian Madruga, a coordenadora do projeto Câmara Jovem da ALMG, Eugênia Kelles, o autor da resolução que criou a Câmara Jovem em Pouso Alegre, vereador Raphael Prado e a secretária municipal de Educação, Cristiane Machado, além de outros vereadores da Casa.

Para o presidente da ABEL, Florian Madruga, de todas as câmaras municipais e assembléias legislativas que possui o programa Câmara Jovem em outras regiões do Brasil, nunca viu uma apresentação com tanto conteúdo como em Pouso Alegre. ´Saio daqui hoje, com a certeza de que esses jovens darão exemplos não só na atividade política, como em outros setores que forem atuar´, afirmou Madruga.

A Coordenadora do programa na Assembleia de Minas, Eugênia Kelles, disse que a Câmara de Pouso Alegre está de parabéns pelo resultado apresentado. Os vereadores jovens demonstraram como fazer política.

Raphael Prado, presidente da Câmara quando foi instituído o programa na cidade, elogiou a coordenadora Madu Macedo que, junto com a assessora da escola do legislativo Rosana Borges, fizeram com que os estudantes apresentassem trabalhos com conteúdo e que servirá para melhorias no município.

O prefeito Agnaldo Perugini, cuja administração recebeu uma enxurrada de críticas dos jovens vereadores, se disse sensibilizado com os apontamentos dos estudantes.

TV UAI

Esta entrada foi publicada em Noticias de Minas Gerais e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário