Chuva da última quarta-feira, ultrapassa média prevista para o mês de setembro em Itajubá

A semana atípica de chuvas não atingiu somente São Paulo e cidades do Sul do país. Em Itajubá, a chuva provocou alta do nível do Rio Sapucaí, principalmente na madrugada da última quarta-feira, 09/09. “Não é normal nessa época do ano, sorte que a chuva não veio tão forte, mas várias várzeas foram alagadas”, afirmou Alexandre Barbosa, professor da Unifei responsável pelo Sistema de Monitoramento de Enchentes do Rio Sapucaí.

O rio tem média normal de 2 metros de profundidade. Na última quarta-feira, 09/09 o índice pluvio-métrico registrado pelo sistema foi maior do que a previsão para todo o mês de setembro. Segundo Alexandre, o nível subiu 1 metro e 60 centímetros. O monitoramento; único no país; realizado a cada 10 minutos, não apontou estado de atenção, o que acontece quando o rio ultrapassa os 4 metros de profundidade. “A preocupação é muito maior com os ribeirões Anhumas e José Pereira e o Rio Piranguçu”, acrescentou.

Com relação a declarações dadas a imprensa local no mês passado pelo professor Alexandre de que o sistema de monitoramento pode deixar de operar por falta de investimento, o impasse ainda continua e o projeto aguarda verba da Unifei para continuar funcionando até janeiro do ano que  vem, pelo menos.

FONTE:UNIFEI

Esta entrada foi publicada em Cidade, Noticias de Minas Gerais e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário