Prefeito vai acabar com Ensino Médio



Por:Clédina Reis

O fim do ensino Médio no Caic Árvore Grande foi levantado durante reunião realizada entre o prefeito de Pouso Alegre, professor Agnaldo Perugini e moradores dos bairros Shangrilá, Jardim Mariosa e Árvore Grande.
Perugini
Questionado pelos moradores sobre notícias de que a Prefeitura estaria pretendendo acabar com o Ensino Médio do Caic Árvore Grande, Agnaldo Perugini disse que há sim uma possibilidade de se acabar com o Ensino Médio Municipal na referida escola, porém, segundo ele, ´o caso ainda não está decidido´.

O prefeito informou que a recomendação recebida por ele, da Secretaria de Educação, seria sim, o fim gradativo do Ensino Médio naquela escola, mas, de acordo com ele, ´estudos ainda estão sendo realizados´ pela mesma Secretaria. Perugini disse ainda que, caso isso venha a ocorrer, será para que: ´seja implantado no Caic um Ensino Fundamental de qualidade´.

Referindo-se aos custos com o Ensino Médio como prejuízos, e não como investimentos, o prefeito e o assessor de desenvolvimento, da Prefeitura de Pouso Alegre, Douglas Dória, que também participou da reunião, disseram que a prefeitura estaria ´perdendo´ o referente a cinco salas de aulas, de alunos do Ensino Fundamental para a Escola Estadual Vinícius Meyer por falta de espaço no Caic. Espaço este que, de acordo com o prefeito e o assessor de desenvolvimento, estaria sendo ocupado por alunos do Ensino Médio. Ainda de acordo com eles, por causa disso, a Prefeitura estaria ´perdendo muito dinheiro porque não está sendo contemplada com repasse de verbas do Ministério da Educação, através do Fundeb´, referente aos alunos que estão matriculados na Escola Vinícius Meyer, e que, segundo eles, poderiam estar no Caic Árvore Grande.

Dória comentou que o Ensino Médio do Caic Árvore Grande é ´bancado´ apenas com recursos da Prefeitura, enquanto o Ensino Fundamental é ´bancado´ com recursos do Governo Federal. Isso explicaria a troca ´justa´, na visão da Administração Municipal, de ´acabar com o Ensino Médio para aumentar o número de vagas no Ensino Fundamental´. O que garantiria também, segundo o prefeito, um Ensino Fundamental de qualidade e com período integral.

Diante de tais explicações, a reação dos moradores foi totalmente contrária à visão da administração Municipal. Segundo o morador e ambientalista Henrique de Souza Miranda, ´o Ensino Médio no Caic é uma conquista da Comunidade que se mobilizou junto às administrações anteriores pela implantação do mesmo´. Para Miranda, acabar com o Ensino Médio seria por fim a um direito adquirido da população local.

Depois da manifestação contrária dos moradores o prefeito disse que, acabar com o Ensino Médio do Caic Árvore Grande foi uma hipótese levantada pela administração, porém nada ainda estaria decidido. Ele disse que está aguardando o resultado do estudo que a Secretaria de Educação está fazendo sobre o caso.

Perugini fez questão de frisar que não tomará nenhuma decisão ´sem antes ouvir a comunidade´ envolvida. Mas ele deixou claro que esta decisão compete somente a ele, prefeito. Disse ainda que se ele julgar necessário acabar com o Ensino Médio na referida escola, o fará.

Também presente na reunião, a vereadora Dulcinéia lembrou ao prefeito que muitos são os ex-alunos do Ensino Médio daquele Caic que brilham em vestibulares de universidades federais e de outras de renome, porque, segundo ela, ´o Caic oferece um Ensino de altíssima qualidade´. Ao ouvir esta informação o prefeito quis saber os números destas aprovações em vestibulares e, se os mesmos se comparam com os das escolas particulares do município. Tanto a vereadora quanto os moradores informaram-no que ´o curso não deixa nada a desejar para o das escolas particulares´, e ainda, que esses números só não são maiores porque, de acordo com a vereadora, ´escolas particulares aliciam esses alunos através da oferta de bolsas de estudos´. O objetivo, segundo Dulcinéia, é levá-los para suas unidades, pois, ´sabem que quando esses alunos brilharem nos vestibulares de universidades federais, o mérito será tido como dessas escolas também´, completou a vereadora líder do prefeito que nesta segunda-feira, da tribuna da Câmara, reafirmou que o Ensino Médio no Caic não acabará.

O prefeito Agnaldo Perugini é professor e até sua posse foi diretor do Colégio CNEC, um dos mais caros da região.

Superintendente diz que está tudo resolvido
Apesar do prefeito negar que já tenha decidido pelo fim do Ensino Médio no Caic Árvore Grande, a superintende da 32² Superintendência Regional de Ensino, Romilda dos Reis informou que tudo já está resolvido. Ela disse que foi procurada pelo prefeito e que o mesmo propôs: ´a Prefeitura assumir, no Caic Árvore Grande, seis salas de Ensino Fundamental da Escola Vinícius Meyer, e em troca o Estado assume os alunos do Ensino Médio matriculados no referido Caic´.
Romilda
Segundo a superintende regional de Ensino, só o que falta é a Prefeitura enviar documento com os nomes dos alunos e seus respectivos endereços, para que os mesmos possam ser alojados onde houver vagas. De acordo com ela, não ficou acertado que os alunos que estão concluindo a 8² série este ano, no Caic Árvore Grande, serão todos recebidos na Escola Vinícius Meyer. Ela disse que o Estado tem sim condições de receber esses alunos, mas que as vagas estão distribuídas em toda Rede Estadual do Município.

Com informações da Folha da Zona Sul

Esta entrada foi publicada em Noticias de Minas Gerais e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário