TRIBUNA POPULAR NA CÂMARA MUNICIPAL


Ocupou a Tribuna o senhor Luiz Fernando Ribeiro – Diretor Presidente da COOPERITA, que fez questionamentos sobre a segurança pública em nosso município. Citando um caso pessoal vivido nos últimos dias, em que o posto de combustíveis de propriedade de sua família foi alvo de um assalto, além de citar outros casos recentes de assalto, o senhor Luiz Fernando Ribeiro se disse indignado com a violência em nosso município e cobrou providências urgentes das autoridades municipais que, no seu entender, estão sendo omissas quanto à questão. Citou três medidas que, em sua visão, poderiam ajudar a diminuir o problema: a) proibição de circulação de menores nas ruas do município após as 20 horas; b) proibição de funcionamento dos bares após as 23 horas; c) proibição do uso de capacetes por motociclistas ou quaisquer cidadãos no território do município. Seguiu-se amplo debate entre os Vereadores e o senhor Luiz Fernando Ribeiro, do qual destacamos abaixo os principais trechos.

O Vereador João Batista Rezende se solidarizou com o senhor Luiz Fernando Ribeiro e disse que, quando foi Vereador, anteriormente, chegou a questionar essa possibilidade de se proibir o uso de capacetes no território do município. O Vereador Vagner Fernandes Mendes solidarizou-se com o drama vivido pela família do senhor Luiz Fernando e disse que esta Casa nunca foi omissa e que uma das prioridades cobradas é a segurança pública. O Vereador cumprimentou o senhor Luiz Fernando pela coragem de estar na Tribuna relatando e cobrando a falta de segurança em nossa cidade, disse que o que ele estava fazendo é a vontade de 80% da população. O Vereador afirmou que esta situação não pode continuar e temos que dar um basta. O Vereador sugeriu ao senhor Presidente da Câmara marcar uma reunião com o senhor Prefeito, Juízes, Promotor, Delegado e Capitão da Polícia Militar e convidar o senhor Luiz Fernando e demais pessoas de nossa cidade, e, se for preciso, cobrar dos nossos Deputados Federal e Estadual. O Vereador João Paulo Sampaio também se solidarizou com o senhor Luiz Fernando Ribeiro. Porém, fez questão de frisar que esta Câmara tem cumprido o seu papel de cobrar do Poder Público Municipal providências nesta questão. Lembrou que existem requerimentos de sua autoria e de outros Vereadores sobre este problema. Lembrou, também, que este problema da segurança pública só poderá ser resolvido com a participação de toda a sociedade. Aproveitou a ocasião para informar que apresentou um projeto de lei proibindo o uso de capacetes e outras vestimentas que cubram o rosto do cidadão dentro do território do município, a não ser pelos motociclistas (enquanto estiverem trafegando em suas motos). O Vereador Hudson dos Reis Carvalho Pinto também se solidarizou com o senhor Luiz Fernando e disse que, pessoalmente, passou por experiência semelhante, há poucos dias, quando a farmácia de seu irmão, que ainda nem foi inaugurada, foi assaltada. O Presidente da Câmara, Vereador Magno Magalhães Pinto, disse que compreende o sofrimento do senhor Luiz Fernando e a sua indignação e que realmente há necessidade de providências urgentes quanto a esta questão. Porém, afirmou que a Câmara Municipal e a Prefeitura não estão omissas e têm feito o que cabe a estes Poderes fazerem. Porém, segurança pública é, antes de mais nada, responsabilidade do Governo do Estado, o qual não tem cumprido o seu papel. No entender do Vereador, o Governo do Estado precisa dar melhores condições de trabalho aos policiais e melhorar a segurança em nossa cadeia pública. O Vereador colocou a Câmara Municipal à disposição da sociedade para cobrar das autoridades responsáveis a solução deste problema. Finalizando, o Presidente da Câmara, Magno Magalhães Pinto, agradeceu a presença do senhor Luiz Fernando Ribeiro, Diretor Presidente da COOPERRITA e colocou a Câmara Municipal sempre à sua disposição para o que for necessário.

FONTE: http://www.camarasrs.mg.gov.br/colunas/Coluna%20do%20Legislativo%2024-2009.htm

Esta entrada foi publicada em Geral e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to TRIBUNA POPULAR NA CÂMARA MUNICIPAL

  1. Avatar de Prof Cleber Prof Cleber disse:

    Mais uma vez a culpa é dos outros (estado, pm, judiciário…) quando os poderes legislativo e executivo vão assumir suas responsabilidades? As ruas mal iluminadas continuam, as áreas de lazer destruídas(campo de futebol da vila por exemplo), tudo isso é segurança pública tambem!

Deixe um comentário