História de Santa Rita do Sapucaí

A data magna da cidade é o dia 22 de maio , festa da Padroeira, celebrada todos os anos com conotações religiosas, folclóricas e sócio-culturais. A padroeira, Santa Rita de Cássia, Santa italiana nascida nos século XIV, modelo de virtude e coragem, é o símbolo de mulher santarritense.

Destacam-se entre ilustres figuras da terra, o ex- Presidente da República e Ex-Governador do Estado, Dr. Delfim moreira da Costa; o Ex – Embaixador e Ex-Ministro da Justiça Dr. Olavo bilac Pinto; Benfeitora inesquecível Luzia Rennó Moreira (Dona Sinhá); Dr. José Francisco Rezeck, atualmente Juiz da Corte Internacional de Haia; Desembargador e Corregedor do Estado Dr. José Arthur CarvalhoPereira; Major Brigadeiro do Ar, Hermes Moreira; Dr. Olavo Bilac Pinto Neto, Deputado Estadual.

Santa Rita do Sapucaí foi fundada por uma família de portugueses, Sr. Manoel da Fonseca, sua esposa Dona Genoveva Maria Martins, o filho Antônio e sua filha menor Maria Rita ,que se instalaram às margens do Ribeirão do “Mosquito”.

Sairam eles de Olivença, uma dentre tantas cidades de portugual que formavam o “Contestado”, descontestes com a anexação da terra natal à Espanha.

Desembarcaram na cidade do Rio de Janeiro e foram ali recebidos por D. João VI que não se esquecera dos serviços prestados por Manoel da Fonseca, quando da invasão de Napoleão bonaparte a Portugal.

O Casal se instalou em Baependi e ali desenvolveu um comércio lucrativo, e quando soube das terras devolutas às margens do Sapucaí, serviran-se de recomendações do Imperador e, vendendo seus bens, rumaram com os filhos e escravos para tomar posse das terras, que ficavam nas margens do Rio Sapucaí. Sempre portando a santa de sua devoção (Santa Rita de Cássia), fundaram a freguesa que iria celebrar o nome da Santa.

Para cumprir a promessa, pedindo um milagre para salvar o chefe da família, doaram a santa oito alqueires de terra. Quatro anos após, falecido Manoel da Fonseca, sua Esposa Dona Genoveva consolidou a promessa mandando construir a capela onde foi celebrada a primeira missa.

No dia 22 de maio o Pe. Mariano Accionlli oficiava a 1ª missa e introfuzia a imagem que tão ciosamente trouxeram de Portugal, e estava fundada a freguesia de Santa Rita do Sapucaí.

FONTE: http://www.pmsrs.mg.gov.br/historia.asp

Esta entrada foi publicada em Memórias de Santa Rita do Sapucaí e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 Responses to História de Santa Rita do Sapucaí

  1. Avatar de Tito Cardoso Tito Cardoso disse:

    me falaram um pouco da história recente de Santa Rita do Sapucaí e achei interessante. Disseram que a cidade adotou o slogan “o vale da eletrônica” e colocou isso em prática. Só sei que tiva aí em meados de 1990 e fiquei admirado e queria saber mais sobre essa mudança, caso tenham algum site favor me informar que eu agradeço.
    Tito Cardoso – Nanuque-MG
    tito.cardoso@ig.com.br

  2. Avatar de Leidiane Leidiane disse:

    Minha professora pediu um trabalho sobre santa rita ai peguei daqui e tirei 10 graças á esta histório rs.Obrigado tchau

Deixe um comentário