Fazer de Santa Rita do Sapucaí a melhor cidade para se viver, com mais segurança para a população,esse é com certeza o sonho de cada santarritense.E é com base nesta afirmativa que CONSEP-SRS busca fazer a total integração do Sistema de Defesa Social de nosso município. Para que isso ocorra é necessário o esforço de cada um, num processo de integração e inteligência, foi capaz de reverter indicadores de criminalidade muito negativos, transformando-os em indicadores extremamente favoráveis, com padrões que o nosso Vale da Eletrônica merece. Teremos que consolidar o nosso sistema, que agora avança a passos largos por meio do compartilhamento de informações e da integração da gestão em segurança pública, o que aumenta a nossa responsabilidade em reverter os índices de criminalidade de nossa cidade, para que possamos fazer de nossa Santa Rita do Sapucaí, a melhor cidade para se viver.
Como fazer essa Integração?
Para conseguirmos a redução nos índices de criminalidade violenta em Santa Rita do Sapucaí, é necessário a total integração entre todos os órgãos de defesa social de nossa cidade,Polícia Militar,Polícia Civil,Poder Judiciário,Ministério Público,Poder Executivo,Poder Legislativo,Guarda Municipal,Defesa Civil,CONSEP,Conselho Tutelar entre outras entidades organizadas que possam de alguma forma contribuir na melhoria da Segurança Pública de nosso município.Pois não adianta apenas uma entidade fazer a sua parte, se as outras não fazem a parte que lhes cabe.Conseguida essa integração dos órgãos do sistema de Defesa Social,temos que colocar em prática a metodologia Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp). Tendo como base os princípios de redução da criminalidade e incremento da qualidade de vida das comunidades, o modelo procura implementar ações estratégicas sistemáticas e fundamentadas em informações compartilhadas. Gerar e sistematizar informações de inteligência atualizadas e precisas, comunicadas claramente a todos os agentes de segurança pública através de encontros estratégicos. O modelo de gestão é acompanhado de avaliações no sentido de conhecer os reais impactos das ações sobre a ocorrência de crimes, e, se necessário, reorientar práticas e alocações de recursos. Enfim, o IGESP é um modelo de gestão que baseia-se no compartilhamento de informações e nas implementações de ações conjuntas, capazes de envolver a diversidade de fenômenos que compõem o problema da criminalidade urbana.
Isso demonstra, para nós todos, que é possível, por meio da integração, fazer uma Santa Rita do Sapucaí mais organizada na área de segurança pública,com mais paz, mais qualidade de vida e maior proteção pra todos nós. Só conseguiremos reverter o atual índice de criminalidade de nossa cidade se tivemos a participação de todos os órgão de segurança no combate à criminalidade e o apoio e compreensão daqueles que não fazem parte do sistema, mas reconhecem o que está sendo feito.
Outra ação que precisamos implantar com urgência em nossa cidade, O VALE DA ELETRÔNICA é o vídeo-monitoramento policial, mais conhecido como Olho Vivo, implantado na capital e região metropolitana com 155 câmeras em funcionamento. Isso significou uma redução das taxas de criminalidade em até 40% nas áreas onde foram instaladas.
Contamos com a sua participação com sugestões,idéias e críticas, que poderão ser enviadas via email (consepsrs@gmail.com) ou entregues pessoalmente no CIDS – Centro Integrado de Defesa Social,localizado à Rua Cel Joaquim Neto,285 – Centro.
Vamos nos unir em busca da melhoria da Segurança em nossa cidade?Em breve estará acontecendo o 1º Fórum de Segurança Pública de Santa Rita do Sapucaí,contamos com a sua participação.
Giácomo Costanti
Vice-Presidente do CONSEP-SRS
Contato: 3471-5626 ou 9165-0470
email:consepsrs@gmail.com

























