As medidas de prevenção contra a gripe A H1N1 são conteúdo pedagógico no retorno às aulas nesta segunda-feira (10). Os diretores seguem as orientações das autoridades de saúde e estimulam a lavagem das mãos. Nas escolas municipais, estaduais e particulares a freqüência de alunos está normal neste primeiro dia de aula.
As orientações também são seguidas pelos professores. Para Eliana Silva que ensina a turma de primeira série da Escola Municipal Coronel Joaquim Inácio o trabalho é de atenção com as crianças que apresentam sintomas de síndrome gripal. “Hoje mesmo uma menina estava com infecção de garganta e a mãe disse que a garota apresentava febre então nós recomendamos que ela fique em casa”, explica a professora.
Todas as carteiras e cadeiras da escola são limpas a cada turno de aula. Segundo a diretora, Rosângela Vilela, todas as orientações são princípios de higiene pessoal. “O nosso papel com educadores é falar o tempo todo para cuidar, não pegar o alimento do outro, para terem só o material deles e a água deles”, comenta.
Nas instituições de ensino com crianças, de idades de quatro a dez, os cuidados são com os brinquedos. Segundo a diretora, Maria Cleusa Silva, “nós lavamos todos os brinquedos e agora as crianças trazem os brinquedos só às quintas-feiras”.
Da redação, Daniele Peixoto


























