Aluna da FAI participa de Campeonatos Internacionais de Taekwondo


FabianaFabiana Salgado, aluna FAI e atleta patrocinada pela instituição

Os dois últimos finais de semana foram de comemoração para a atleta Fabiana Santos Salgado, aluna do curso de Pedagogia e patrocinada pela FAI, de Santa Rita do Sapucaí. Foram duas competições e duas medalhas de prata conquistadas, respectivamente, no V Festival Internacional de Taekwondo realizado em São Lourenço e no 39° Brazilian Festival Taekwondo ocorrido na cidade de São Paulo, em conjunto com o 15° Brasil Open, competição internacional, em comemoração dos 39 anos do esporte no país.

Segundo Fabiana, em torno de 250 atletas participaram do campeonato de São Lourenço, que envolveu tanto as cidades do sul de Minas como também a participação da Argentina. Essa competição visa dar um treinamento para atletas da região competirem em outras cidades e até mesmo outros países. Já no ´Brazil Open´, a atleta que participa desde a 3² edição comenta que este ano o evento reuniu cerca de 27 países representados por seus melhores competidores.

Fabiana conta que sua trajetória como atleta iniciou aos 8 anos de idade, quando ainda morava em sua cidade natal, Jacareí, interior de São Paulo. Aos 12 já era Bicampeã Paulista e ao completar 13 anos como faixa preta foi convidada por seu professor para dar aulas no bairro onde morava e onde deu início à prática de lecionar no esporte.

Aos 16 anos mudou para Santa Rita e disseminou o esporte entre os jovens da cidade. Como professora de Taekwondo, abriu uma academia com a determinação de levar seus alunos também para as competições. ´Anos de luta tanto individual como técnica de equipe, o Taekwondo foi o primeiro esporte em Santa Rita que teve uma organização para levar os alunos para Argentina e Porto Alegre´, afirma.

Em 2002, iniciou um projeto social com cerca de 200 alunos na Escola Estadual ´Dr. Luiz Pinto de Almeida´ que depois se expandiu pra outras escolas, se desenvolveu com o passar dos anos e hoje integra a Associação de Taekwondo do Vale da Eletrônica (Astavale).

Para 2009, a atleta comenta que novos planos estão sendo elaborados em parceria com a Escola Municipal de Esportes e já recebeu convite para participar de mais um evento em novembro na Argentina. De acordo com Fabiana, o apoio da FAI também é muito importante para dar continuidade às suas competições, além de estar aprendendo a metodologia da prática esportiva como parte do currículo de Pedagogia da FAI. ´É importante que o aluno não seja só um estudante, pratique também esporte. No meu caso, para desenvolver projetos sociais na cidade e na educação pretendo aliar essas duas partes. A FAI está me dando todo esse respaldo para trabalhar a parte esportiva e educacional´, conclui.

TV UAI

Esta entrada foi publicada em Cidade e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário