Codemge abre consulta para alienação da participação no MGgrafeno

Iniciativa visa a instalação da primeira planta industrial do material no país

Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) abre consulta pública, de 10 a 28/1/2022, com a finalidade de receber manifestações de interesse do mercado para assumir posição contratual no MGgrafeno, incluindo posterior transferência da tecnologia desenvolvida no projeto.

O MGgrafeno é uma iniciativa da Codemge, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), que visa a instalação da primeira planta industrial de grafeno do Brasil.

Localizada em Belo Horizonte/MG, no CDTN, a planta-piloto é operacional desde 2018 e conta com laboratórios de alta tecnologia, equipamentos de ponta e mão de obra especializada na produção, caracterização e aplicação do material. Em 2021, o projeto alcançou a marca de 1,25 tonelada∕ano de capacidade produtiva de grafeno.

Outras informações a respeito da oportunidade de investimento, bem como os pré-requisitos das propostas e dos participantes, encontram-se disponíveis neste link.

Para análise interna da consulta, os interessados devem encaminhar as seguintes informações/documentos:

•    Carta de manifestação de interesse preenchida (confira aqui);

•    Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado no órgão competente, com respectiva(s) alteração(ões), ou última consolidação;

•    Documentação do(s) representante(s) legal(is) da pessoa jurídica interessada que comprove os devidos poderes de representação, acompanhada de documento de identidade;

•    Balanço Patrimonial Anual de 2020 da pessoa jurídica interessada, assinado pelo responsável técnico de contabilidade.
As manifestações de interesse, acompanhadas da documentação citada, e os pedidos de esclarecimento deverão ser encaminhados, no prazo indicado, para o e-mail consultapublicagrafeno@codemge.com.br. A Codemge divulgará as respostas no site da companhia, na página da consulta pública (http://www.codemge.com.br/consultaspublicas/).

MGgrafeno

Criado em 2016, o projeto MGgrafeno teve como objetivo inicial agregar valor ao grafite natural produzido no estado de Minas Gerais.  A iniciativa tem trabalhado com foco na consolidação de processos e no desenvolvimento de tecnologia própria, 100% nacional.

O grafeno do projeto é obtido por meio da esfoliação mecânica, assistida quimicamente em meio aquoso, do grafite natural. O processo é reprodutível, escalável e com custo baixo. Todo o resíduo gerado é reutilizado ou reciclado, o ar é monitorado e 100% da água retorna ao ciclo, tornando a planta segura e sustentável.

Trabalham no MGgrafeno 60 profissionais, sendo 18 doutores e oito mestres, entre químicos, físicos, biólogos e engenheiros.

Três tipos de produtos são desenvolvidos no projeto MGgrafeno: grafeno de poucas camadas (um a cinco camadas, centrada em dois); nanoplacas de grafeno (seis a dez camadas, centrada em seis); nanografite – material com pelo menos uma dimensão em escala nanométrica. Cada produto tem aplicações específicas. Além da produção de grafeno em escala, o projeto já testou e demonstrou mais de 20 aplicações e materiais, com diversos parceiros empresariais.

Programa de gestão de portfólio

Com o objetivo de se tornar vetor de soluções para o desenvolvimento de Minas Gerais, promovendo a conexão entre o público e o privado, a Codemge instituiu em 2021 o Programa de Gestão de Portfólio. A ação, em curso, revisa sua carteira de ativos com foco na simplificação, na eficiência e em garantir maior retorno de iniciativas para Minas.

O programa inclui fundos de investimentos em participações e participações acionárias diretas, projetos de P&D, ativos imobiliários, direitos minerários, entre outros ativos. As oportunidades oferecidas a investidores são divulgadas pelo site da Codemge, em conformidade com a legislação e com as melhores práticas de mercado e de governança corporativa.

Codemge

A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.

helen ofere

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s