Governador garante assistência a cidades afetadas pelas chuvas nos vales do Mucuri e Jequitinhonha

Chefe do Executivo estadual visitou os municípios mais atingidos e vistoriou as ações adotadas pela Defesa Civil

O governador Romeu Zema visitou, nesta sexta-feira (10/12), as cidades de Águas Formosas e Machacalis, ambas afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias que atingiram os vales do Jequitinhonha e Mucuri. O chefe do Executivo vistoriou ações de assistência adotadas pelas prefeituras com apoio da Defesa Civil Estadual, conversou com os moradores e colocou a estrutura do Estado à disposição para prestar ajuda às famílias e para a recuperação das cidades.

“Estamos aqui juntos para avaliar a situação e o que podemos fazer. Toda assistência será dada à população. Queremos que essas pessoas tenham o menor impacto possível e que a situação seja normalizada o quanto antes”, disse o governador.

A visita foi acompanhada pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, e pelo diretor-geral do DER-MG, Robson Santana.

“Vim aqui para tomar conhecimento dos danos que as chuvas causaram nas regiões. Infelizmente, tivemos perdas de vidas, duas até o momento. Quero saber como está a situação dos atingidos, como estão sendo assistidos pela Defesa Civil e, principalmente, o que mais podemos fazer. Estive com várias pessoas que perderam as suas casas e que estão com a residência inundada. As prefeituras, por meio da Defesa Civil local, têm dado apoio. Esperamos que as águas baixem entre hoje e amanhã, para que os danos sejam levantados. Sabemos, até o momento, que tivemos pontes que ficaram sem condições de uso e outros problemas”, acrescentou o governador em uma das visitas.

O chefe do Executivo estadual destacou que o objetivo do trabalho do Estado neste momento é resguardar vidas e minimizar o sofrimento da população afetada pelas chuvas. “O Estado dará total assistência a essas pessoas. Já providenciamos o envio de material de higiene, cestas básicas, colchões e estamos trabalhando ao lado dos prefeitos. É uma ação em conjunto entre Estado e prefeituras. E no que depender de mim, toda assistência será dada e continuaremos monitorando. As pessoas perderam bens e estão passando por momentos de privação, realocadas em casas de parentes ou em espaços cedidos pelas prefeituras. É lamentável que a enchente tenha causado esse sofrimento, mas a Defesa Civil do Estado tem feito de tudo para que a situação se restabeleça o mais rápido possível e que as pessoas sofram o mínimo”, afirmou Romeu Zema.

Situação de emergência

O governador decretou situação de emergência em 31 cidades afetadas pelas chuvas dos últimos dias nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri, conforme a publicação no Diário Oficial de Minas Gerais desta sexta-feira (10/12). As precipitações foram responsáveis por múltiplos desastres, inundações, movimentos de massas, enxurradas e alagamentos.

Além disso, provocaram grande comoção social, visto que houve perda de vidas, pessoas desalojadas e desabrigadas, comunidades ilhadas, entre outros danos e prejuízos.

vivavox novo

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s