Hospital de Amor lança pedra fundamental de sua primeira unidade em Minas Gerais

Instituto de Prevenção do Hospital de Amor de Patrocínio homenageará – “Julia do Prado”, mãe do deputado federal Welinton Prado

unnamed

O Hospital de Amor, atual nome do Hospital de Câncer de Barretos, chega ao Estado de Minas Gerais com o início da construção do Instituto de Prevenção do Hospital de Amor de Patrocínio – “Julia do Prado”. A obra, que terá sua pedra fundamental lançada no próximo dia 5 de novembro, está sendo viabilizada por meio da destinação de recursos do deputado federal Weliton Prado (PROS/MG), cidadão mineiro.

A instituição, que há quase 60 anos oferece prevenção e tratamento oncológico de forma 100% gratuita via Sistema Único de Saúde (SUS), atende pessoas de todo o Brasil e, só em 2020, recebeu mais de 14 mil pacientes de Minas Gerais, vindos de 344 municípios, gerando um custo médio anual de pouco mais de R﹩49 milhões. Diante desse cenário, após tratativas com o presidente do HA, Henrique Prata, em 2019, o parlamentar passou a destinar recursos de sua autoria para a entidade, incluindo o financiamento integral para o Instituto de Prevenção de Patrocínio, que levará o nome de sua mãe e deve ser inaugurado em outubro de 2022. Até o momento, a parceria entre o deputado e o HA somou a quantia de R﹩27.139.994,00, dos quais R﹩22.139.994,00 já estão nas contas do hospital. A quantia vem sendo destinada para subsidiar, além da unidade de prevenção na cidade de Patrocínio-MG, o tratamento de pacientes oriundos de todo o Estado, realizados na unidade de Barretos-SP.

Instituto de Prevenção do Hospital de Amor de Patrocínio – “Julia do Prado”

O Hospital de Amor, maior complexo especializado em oncologia da América Latina, tem como uma de suas principais frentes de atuação a prevenção, se tornando referência no assunto com um trabalho ativo por meio de dezenas de unidades fixas e móveis espalhadas pelo país. Esse serviço contribui diretamente para o diagnóstico precoce dos tipos mais incidentes da doença na população brasileira, como o câncer de mama, que quando descoberto em suas fases iniciais possui até 95% de chances de cura, além de diminuir a necessidade de tratamentos mais invasivos.

Foi com o objetivo de trazer essa realidade para o Estado de Minas Gerais que se idealizou a instalação do Instituto de Prevenção do Hospital de Amor de Patrocínio – “Julia do Prado”, que oferecerá os serviços de prevenção de câncer de mama, para mulheres de 50 a 69 anos, e de colo de útero, para mulheres de 25 a 64 anos.

A unidade contará com mamógrafo digital, aparelho de ultrassonografia de mama, sala de pequenas e médias cirurgias, além de exames de Papanicolaou realizados em base líquida, considerado o método mais moderno e seguro por apresentar maiores índices de diagnóstico. Também será possível a realização de colposcopia com biópsia e, caso seja necessário, cirurgia na própria unidade, resolvendo cerca 98% dos casos de câncer de colo de útero e 75% dos casos de câncer de mama, sem a necessidade de encaminhamento para um hospital especializado.

Com a instalação do Instituto de Prevenção, a região também contará com uma unidade móvel equipada para o rastreamento, somando até 600 procedimentos por dia, entre mamografias, exames de Papanicolaou, ultrassom, biópsias e consultas.

Sobre a parceria com o Hospital de Câncer de Patrocínio

Com a notícia de que o Estado de Minas Gerais receberia uma unidade de prevenção do Hospital de Amor, o futuro do ‘Hospital de Câncer de Patrocínio’, Thiago Miranda de Oliveira, viu a oportunidade de trazer para o seu projeto a expertise da instituição que é referência internacional em oncologia. Foi então que a parceria já existente entre o presidente do HA, Henrique Prata, e o deputado federal, Weliton Prado (PROS/MG), ganhou não apenas mais um capítulo, mas também um novo membro.

Com a parceria, o ‘Hospital de Câncer de Patrocínio’, que também terá sua pedra fundamental lançada no próximo dia 5 de novembro e tem previsão de ser entregue em 2023, apesar de possuir uma gestão própria, deverá seguir protocolos similares aos criados e adotados há décadas pelo HA. Em contrapartida, a família Aguiar Cardoso Naves cedeu o terreno para a instalação Instituto de Prevenção do Hospital de Amor de Patrocínio – “Julia do Prado”, que será gerido por Prata, como as demais unidades que possuem o selo Hospital de Amor.

ofere-action-01-1

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s